Buscar

Podemos dizer que a Filosofia surge quando os seres humanos começam a exigir provas e justificações racionais que validem ou invalidem as crenças c...

Podemos dizer que a Filosofia surge quando os seres humanos começam a exigir provas e justificações racionais que validem ou invalidem as crenças cotidianas (...) também a Filosofia tem especial interesse pelos momentos de crise ou momentos críticos.
Os fatos históricos e processos analíticos inerentes à natureza humana podem ser compreendidos pela perspectiva da Filosofia moderna, que conjuga, por exemplo, uma reflexão a respeito do Senso Comum e os seus elementos formativos.
A respeito destes elementos, em um movimento de síntese, é correto afirmar que
• a categoria de subjetividade, inerente ao senso comum, diz respeito a uma ausência de fundamentação teórica a respeito da apropriação do conhecimento, concentrando-se em não problematizar reflexões e manter o indivíduo alheio a reflexões mais sistemáticas.
• a característica de imediaticidade remonta à ideia de que o conhecimento, em todas as suas vertentes, somente pode ser apropriado de forma direta, a partir de processos de codificação (escrita, voz) que demandam o uso da razão como elemento mediador.
• a ideia de espontaneidade, inerente ao senso comum, demonstra que a racionalização é o ponto de partida das reflexões do homem a respeito da realidade, de modo que o indivíduo traduz suas impressões em uma compreensão efetiva do seu ambiente.
• de acordo com o conceito da superficialidade, a reflexão a respeito da realidade, motivada pelo senso comum, é sempre aprofundada, de modo a criar uma fundamentação prática a respeito do ambiente e do homem; as abordagens religiosas, deste modo, seriam por sua natureza superficiais.
• o conceito de acriticidade diz respeito à percepção do indivíduo em relação ao mundo; de acordo com o conceito de Senso Comum, esta percepção ocorre de forma natural, sem críticas e/ou abordagens éticas que reformulem sua observação da realidade.

o conceito de acriticidade diz respeito à percepção do indivíduo em relação ao mundo; de acordo com o conceito de Senso Comum, esta percepção ocorre de forma natural, sem críticas e/ou abordagens éticas que reformulem sua observação da realidade.

Essa pergunta também está no material:

Filosofia na Antiguidade
7 pág.

Filosofia AnhangueraAnhanguera

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A Filosofia surge quando os seres humanos começam a exigir provas e justificações racionais que validem ou invalidem as crenças cotidianas, especialmente em momentos de crise ou críticos. Ela tem interesse em analisar os elementos formativos do Senso Comum, como a subjetividade, imediaticidade, espontaneidade, superficialidade e acriticidade. Esses elementos refletem a forma como o conhecimento é apropriado e refletido pelas pessoas no seu ambiente, destacando a importância da reflexão crítica e da fundamentação teórica na busca por uma compreensão mais profunda da realidade.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina