As células de diferentes organismos são muito similares quanto à estrutura e aos constituintes moleculares, apesar das diferenças organizacionais fundamentais existentes. Ao analisar os constituintes moleculares, é importante considerar não apenas as propriedades individuais das moléculas como também as interações existentes entre elas e a sua localização dentro da célula. Essa análise é ainda mais necessária quando se considera um organismo multicelular e os eventos que ocorrem em seu interior, a fim de produzir a diferenciação e o desenvolvimento desse organismo
Diante disso, leia a situação a seguir.
Luís está buscando vagas em laboratórios e institutos de análises clínicas. Ele percebe que, para conseguir um cargo, deve dominar conceitos de biologia molecular e celular. Para se preparar, ele organiza seus estudos e faz uma revisão sobre o assunto, focando principalmente na diferenciação entre os tipos celulares.
Em relação aos conceitos de célula eucarionte, diante do contexto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Em seus estudos para diferenciar os tipos celulares, Luís entendeu que, para diferenciar as células eucariontes das procariontes, deve-se observar as estruturas presentes na célula, como as organelas intracelulares, a organização dessas unidades e as funções realizadas por cada uma delas.
PORQUE
II. Em células eucariontes, as organelas são delimitadas espacialmente por membranas internas; essa compartimentalização permite que sejam realizadas funções específicas por cada estrutura presente no ambiente celular, além disso, o núcleo é uma estrutura característica dos eucariotos, responsável por envolver o genoma.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Selecione a resposta:
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e) As asserções I e II são proposições falsas.
Ed
há 11 meses
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. A afirmativa I está correta, pois a diferença entre células eucarióticas e procariontes está relacionada à presença de organelas intracelulares e à organização dessas unidades, bem como às funções realizadas por cada uma delas. A afirmativa II também está correta, pois as organelas em células eucarióticas são delimitadas espacialmente por membranas internas, permitindo que funções específicas sejam realizadas por cada estrutura presente no ambiente celular. Além disso, o núcleo é uma estrutura característica dos eucariotos, responsável por envolver o genoma. No entanto, a afirmativa II não é uma justificativa da afirmativa I, pois não há uma relação de causa e efeito entre as duas. A afirmativa I se concentra na diferença entre células eucarióticas e procariontes, enquanto a afirmativa II descreve características específicas das células eucarióticas. Portanto, a alternativa correta é a letra b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade