Buscar

7. Maria foi notificada, fora do domicílio informado ao fisco, a pagar imposto de renda, tendo tomado conhecimento da cobrança somente após a propo...

7. Maria foi notificada, fora do domicílio informado ao fisco, a pagar imposto de renda, tendo tomado conhecimento da cobrança somente após a propositura de execução fiscal. Em razão da dívida, seu automóvel foi penhorado e, quinze dias após a penhora, o advogado de Maria foi acionado e pretende alegar, em matéria de defesa e pelo meio processual adequado, a decadência do referido tributo. Com relação a essa situação hipotética e a aspectos legais a ela correlacionados, assinale a opção correta à luz do entendimento dos tribunais superiores.
A. É possível requerer provas e juntar rol de testemunhas quando da oposição dos embargos à execução fiscal.
B. O argumento de defesa cogitado pelo advogado de Maria — decadência — se refere à perda do direito de ação após o lançamento do crédito tributário.
C. É impossível a propositura de ação anulatória de débito fiscal após iniciada a execução fiscal.
D. É impossível a oposição da exceção de pré-executividade em razão do decurso do prazo desde a penhora.

Essa pergunta também está no material:

Processo de Execução em Direito
4 pág.

Direito Processual Civil Execução Centro Universitário UNINTERCentro Universitário UNINTER

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as opções apresentadas: A. É possível requerer provas e juntar rol de testemunhas quando da oposição dos embargos à execução fiscal. - Correto. Durante a fase de oposição dos embargos à execução fiscal, é possível requerer provas e juntar rol de testemunhas. B. O argumento de defesa cogitado pelo advogado de Maria — decadência — se refere à perda do direito de ação após o lançamento do crédito tributário. - Incorreto. A decadência se refere à perda do direito do Fisco de constituir o crédito tributário após determinado prazo, não ao direito de ação. C. É impossível a propositura de ação anulatória de débito fiscal após iniciada a execução fiscal. - Incorreto. A ação anulatória de débito fiscal é possível mesmo após iniciada a execução fiscal. D. É impossível a oposição da exceção de pré-executividade em razão do decurso do prazo desde a penhora. - Incorreto. A exceção de pré-executividade pode ser oposta a qualquer tempo, mesmo após a penhora. Portanto, a opção correta é a letra A. É possível requerer provas e juntar rol de testemunhas quando da oposição dos embargos à execução fiscal.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image