Buscar

“O folclore pode até correr o risco de tornar-se um lugar distante num passado longínquo sem conexão com o presente e o brincar das crianças. Mas s...

“O folclore pode até correr o risco de tornar-se um lugar distante num passado longínquo sem conexão com o presente e o brincar das crianças. Mas se da própria voz infantil surge uma fala como esta: eu pareço mais é com o boi que eu sou preto, podemos compreender que o folclore não está somente na “busca por um tempo perdido”, ele reinventado está nas expressões culturais e nas representações sociais do nosso cotidiano presente. Ainda que nos centros urbanos e embora   já se distanciando de seu caráter primitivo, o folclore faz parte das mudanças sociais quando surge ressignificado pelas novas manifestações culturais” (PORTO, 2016, p. 317). Referente ao folclore na escola, assinale a alternativa CORRETA:

A) O estudo do folclore contribui para a formação da criança somente no âmbito do desenvolvimento motor ao aprender coreografias folclóricas.


B) Por meio do estudo do folclore, as crianças têm a possibilidade de aprender sobre a história, cultura e as tradições de uma determinada sociedade.


C) O folclore deve estar presente na escola somente em festividades provenientes de datas comemorativas como a festa junina.


D) O estudo do folclore não contribui para a formação dos sujeitos inseridos na escola.