Buscar

Em 1795, Gaspard Monge (1746-1818), aos 49 anos de idade, criou um método com base na dupla projeção ortogonal de um objeto tridimensional. Monge e...

Em 1795, Gaspard Monge (1746-1818), aos 49 anos de idade, criou um método com base na dupla projeção ortogonal de um objeto tridimensional. Monge era matemático e foi quem criou tanto a Geometria Descritiva (base do desenho técnico projetivo) quanto a Geometria Diferencial. Essas duas projeções, chamadas de vista de cima ou superior ou planta e a vista de frente ou frontal ou anterior, representadas em dois planos ortogonais ou perpendiculares (posteriormente denominados π e π’), passaram a ser representadas em um único plano, através de um rebatimento, gerando o que se chama em Geometria Descritiva de épura*. 

Posteriormente, criou-se o terceiro plano ou plano de perfil (denominado π”), permitindo a representação em três vistas, no processo evolutivo do Desenho Projetivo.

Quando se faz a épura do 1° triedro, além da rotação para baixo do Plano Horizontal (PH) ou π, faz-se a rotação do Plano de Perfil (PP) ou π” no sentido anti-horário, como mostrado a seguir.

*Representação, em um

plano, de qualquer entidade geométrica, mediante projeções ortogonais.

 

 Figura 1 – Planificação (épura) dos três planos de projeções (π, π’ e π”) no 1° triedro.

 

O Método desenvolvido por Gaspard Monge originou o denominado Método das Projeções Ortogonais utilizado na representação de objetos tridimensionais através de um meio bidimensional com aplicação no Desenho Técnico.

Com base no texto apresentado e nos conteúdos desenvolvidos na UCD de Medição em Ciências com Representação Gráfica, desenvolva uma descrição na forma de dissertação do método empregado para a representação de objetos tridimensionais em Desenho Técnico através das Projeções Ortogonais.