Buscar

João foi denunciado pela prática de crime de furto simples. a) O juiz na sentença poderá condenar João pelo crime de roubo, com base no artigo 383...

João foi denunciado pela prática de crime de furto simples.

a) O juiz na sentença poderá condenar João pelo crime de roubo, com base no artigo 383 do CPP, que assim dispõe: “O juiz, sem modificar a descrição do fato contida na denúncia ou queixa, poderá atribuir-lhe definição jurídica diversa, ainda que, em consequência, tenha de aplicar pena mais grave”.
b) Encerrada a instrução probatória, o Ministério Público deverá aditar a denúncia em 5 (cinco) dias. Se o Ministério Público ficar inerte, o juiz deve aplicar o artigo 28 do CPP.
c) Encerrada a instrução probatória, o Ministério Público deverá aditar a denúncia em 5 (cinco) dias. Se o Ministério Público ficar inerte, o juiz poderá condenar João pelo crime de roubo, tendo em vista que a vítima narrou a agressão em juízo.
d) O juiz poderá condenar João pelo crime de roubo, independentemente de qualquer providência, em homenagem ao princípio da verdade real.

Essa pergunta também está no material:

Caderno de Exercícios - Direito Processual Penal
37 pág.

Direito Penal e Processo Penal Universidade do Estado do Rio de JaneiroUniversidade do Estado do Rio de Janeiro

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Não, o juiz não poderá condenar João pelo crime de roubo, pois a denúncia foi específica em relação ao crime de furto simples. O princípio da correlação entre a acusação e a sentença impede a condenação por crime diverso do que foi denunciado.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina