Logo Passei Direto
Buscar
Os transtornos da comunicação, conforme descritos no DSM-5, referem-se a dificuldades persistentes na utilização da linguagem verbal ou não verbal que afetam significativamente a comunicação social, a aprendizagem acadêmica ou ocupacional, e/ou a interação social. Isso inclui transtornos como a gagueira, a afasia, transtorno da comunicação social e transtorno da linguagem receptiva-expressiva. Esses transtornos podem ter várias causas, incluindo fatores genéticos, problemas neurológicos, lesões cerebrais, experiências traumáticas, entre outros. A gagueira, por exemplo, pode ser influenciada por fatores genéticos e neurológicos, enquanto a afasia frequentemente resulta de lesões cerebrais, como derrames. O transtorno da comunicação social pode estar ligado a dificuldades no processamento das nuances sociais da linguagem. O diagnóstico e o tratamento precoces desses transtornos são essenciais para minimizar os impactos negativos na vida diária e no desenvolvimento socioemocional das pessoas afetadas. Intervenções terapêuticas, como terapia da fala e terapia ocupacional, podem ser fundamentais para melhorar as habilidades de comunicação e a qualidade de vida das pessoas com esses transtornos.Fonte: adaptado de: AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5-TR. 5. ed. rev. Porto Alegre: Artmed, 2014. Fonte: adaptado de: BRASIL ESCOLA. UOL, 2023. Elementos da comunicação. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/redacao/elementos-presentes-no-ato-comunicacao.htm. Acesso em: 23 abr. 2024. Fonte: adaptado de: SHAH, U. K., Manual MDS. 2022. Distúrbios da comunicação em crianças. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/problemas-de-sa%C3%BAde-infantil/dist%C3%BArbios-dos-ouvidos-do-nariz-e-da-garganta-em-crian%C3%A7as/dist%C3%BArbios-da-comunica%C3%A7%C3%A3o-em-crian%C3%A7as. Acesso em: 23 abr. 2024.Considerando o texto e sobre os transtornos da comunicação, analise as afirmativas a seguir:I. Os transtornos da comunicação são tipos de transtornos do
User badge image

Enviado por Deise Cristina Mello Boeng há 12 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Você precisa criar uma nova pergunta.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 12 meses

Desculpe, mas sua pergunta está incompleta. Você precisa publicar uma nova pergunta.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike1
User badge image

Maria Júlia

há 12 meses

PERGUNTA CORRETA É :

Os transtornos da comunicação, conforme descritos no DSM-5, referem-se a dificuldades persistentes na utilização da linguagem verbal ou não verbal que afetam significativamente a comunicação social, a aprendizagem acadêmica ou ocupacional, e/ou a interação social. Isso inclui transtornos como a gagueira, a afasia, transtorno da comunicação social e transtorno da linguagem receptiva-expressiva.

Esses transtornos podem ter várias causas, incluindo fatores genéticos, problemas neurológicos, lesões cerebrais, experiências traumáticas, entre outros. A gagueira, por exemplo, pode ser influenciada por fatores genéticos e neurológicos, enquanto a afasia frequentemente resulta de lesões cerebrais, como derrames. O transtorno da comunicação social pode estar ligado a dificuldades no processamento das nuances sociais da linguagem.

O diagnóstico e o tratamento precoces desses transtornos são essenciais para minimizar os impactos negativos na vida diária e no desenvolvimento socioemocional das pessoas afetadas. Intervenções terapêuticas, como terapia da fala e terapia ocupacional, podem ser fundamentais para melhorar as habilidades de comunicação e a qualidade de vida das pessoas com esses transtornos.Fonte: adaptado de: AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5-TR. 5. ed. rev. Porto Alegre: Artmed, 2014.

Fonte: adaptado de: BRASIL ESCOLA. UOL, 2023. Elementos da comunicação. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/redacao/elementos-presentes-no-ato-comunicacao.htm. Acesso em: 23 abr. 2024.

Fonte: adaptado de: SHAH, U. K., Manual MDS. 2022. Distúrbios da comunicação em crianças. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/problemas-de-sa%C3%BAde-infantil/dist%C3%BArbios-dos-ouvidos-do-nariz-e-da-garganta-em-crian%C3%A7as/dist%C3%BArbios-da-comunica%C3%A7%C3%A3o-em-crian%C3%A7as. Acesso em: 23 abr. 2024.

Considerando o texto e sobre os transtornos da comunicação, analise as afirmativas a seguir:

I. Os transtornos da comunicação são tipos de transtornos do neurodesenvolvimento, segundo o DSM-5.

II. Os problemas sociais, como a violência, por exemplo, não influenciam nos transtornos da comunicação, uma vez que são predominantemente genéticos.

III. Os meios utilizados para um sujeito realizar suas intenções comunicativas são chamados de elementos da comunicação, quando entra em cena a esfera cognitiva, que mobiliza os recursos necessários (memória, sequenciamento, emoções, imaginação, raciocínio lógico etc.) para a sua efetivação.

IV. Os Transtornos do neurodesenvolvimento, de acordo com o DSM-5, incluem: deficiências intelectuais, transtornos da comunicação (TC), transtorno do espectro autista, transtorno do déficit de atenção e hiperatividade, transtorno específico da aprendizagem, transtornos motores e outros transtornos do neurodesenvolvimento especificado e não especificado.É correto o que se afirma em:

A) II e III, apenas.


B) III e IV, apenas.


C) I e IV, apenas.


D) I, II e III, apenas.


E) II, III e IV, apenas.



Qual é a resposta ????

Essa resposta te ajudou?

1
Dislike2

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina