Buscar

A questão regional brasileira em diferentes escalas destaca as desigualdades existentes. Há uma falta de convergência de renda em níveis estaduais ...

A questão regional brasileira em diferentes escalas destaca as desigualdades existentes. Há uma falta de convergência de renda em níveis estaduais e municipais, bem como uma divergência dentro dos países, o que é observado também na UE. A urbanização acelerada do país tornou as metrópoles e cidades médias economicamente importantes. A falta de coordenação nacional em políticas públicas e a competição entre os estados para atrair investimentos foram fatores que impediram o desenvolvimento regional. A crise econômica internacional evidenciou a necessidade de discutir a relação entre Estado, firma e sociedade. O Brasil vive um momento favorável e pode enfrentar decisivamente o desenvolvimento regional. I. A desigualdade regional brasileira está relacionada às diferenças na estrutura produtiva e na divisão social do trabalho em diferentes escalas regionais. II. Estudos de convergência de renda em nível estadual mostram uma lenta redução das desigualdades, com convergência para clubes ou grupos de estados, enquanto as desigualdades tendem a se acentuar em escalas menores. III. As políticas públicas para o desenvolvimento regional muitas vezes não são integradas e não estão subordinadas a uma única coordenação, o que dificulta ou até impede a obtenção de resultados desejados. IV. A guerra fiscal entre os estados federados do Brasil não teve impacto significativo na desigualdade regional, e foi uma estratégia eficaz para atrair investimentos e promover o desenvolvimento regional de forma equilibrada. Marque a alternativa correta:
I. A desigualdade regional brasileira está relacionada às diferenças na estrutura produtiva e na divisão social do trabalho em diferentes escalas regionais.
II. Estudos de convergência de renda em nível estadual mostram uma lenta redução das desigualdades, com convergência para clubes ou grupos de estados, enquanto as desigualdades tendem a se acentuar em escalas menores.
III. As políticas públicas para o desenvolvimento regional muitas vezes não são integradas e não estão subordinadas a uma única coordenação, o que dificulta ou até impede a obtenção de resultados desejados.
a. Estão corretas as alternativas I, II e III.

Essa pergunta também está no material:

prova 1
10 pág.

Atividades Curriculares de Extensão 1 UniCesumarUniCesumar

Respostas

13 pessoas visualizaram e tiraram suas dúvidas aqui
User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: "Estão corretas as alternativas I, II e III."

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image