Buscar

Antes do advento da Lei 9656/1998 os contratos de assistência à saúde não previam cobertura mínima regulamentada, todas as coberturas eram estabele...

Antes do advento da Lei 9656/1998 os contratos de assistência à saúde não previam cobertura mínima regulamentada, todas as coberturas eram estabelecidas em contratos firmados entre a operadora e o consumidor. Com isso, observava-se, no conteúdo destes contratos, exclusões de coberturas e negativa de procedimentos médico-hospitalares. Havia uma tendência das operadoras excluírem totalmente de seus contratos a cobertura nos casos de doenças crônicas, degenerativas, infecto-contagiosas e as DLPs (doenças e lesões pré-existentes) como a AIDS e o câncer, ou seja, as operadoras excluíam por completo a cobertura para o tratamento destas doenças. Além de disso, as operadoras colocavam limitações quanto ao número de consultas médicas, dias de internação, sessões de fisioterapia, exames, e de idade para ingresso e permanência no plano. Porém, deve-se ressaltar que nem todas as operadoras de planos de saúde agiam de forma a lesar o consumidor, como demonstrado anteriormente (com exclusões de coberturas e negativa de procedimentos), não obstante, alguns contratos traziam verdadeiramente um equilíbrio em seu conteúdo, beneficiando para ambas às partes.

Fonte:http://www.ambitojuridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=3040. Acessado: 22/03/2016.

 

Com base em seus conhecimentos, assinale a alternativa que melhor representa a importância da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para o setor da saúde:

Aatuar na eficácia da resolução de conflitos entre os beneficiários e os seus planos de saúde, regulamentando os contratos e estabelecendo normas.

 

Bpromover a regulação de planos de saúde no Brasil aplicando medidas e ações que envolvem a criação de normas, o controle e a fiscalização de segmentos de mercado explorados por empresas para assegurar o interesse público.

 

Cestabelecer normas e regras para os planos de saúde e as instituições públicas de saúde, a fim de padronizar procedimentos burocráticos no setor de saúde.

 

D padronizar os atendimentos médicos-hospitalares, estabelecendo normas para todos os planos de saúde desenvolverem um serviço de forma integrada.

 

Ecriar planos de saúde que ofereçam aos consumidores serviços especializados, mantendo um padrão de qualidade e aumentando a competitividade no mercado.


Respostas

3 pessoas visualizaram e tiraram suas dúvidas aqui
User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B) promover a regulação de planos de saúde no Brasil aplicando medidas e ações que envolvem a criação de normas, o controle e a fiscalização de segmentos de mercado explorados por empresas para assegurar o interesse público. A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) desempenha um papel fundamental na regulação e fiscalização dos planos de saúde, garantindo a proteção e os direitos dos beneficiários.

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image