Logo Passei Direto
Buscar
​​​​​​​O Banco de Leite Humano do Hospital Universitário de Florianópolis mantém um ambulatório de promoção ao aleitamento materno e oferece apoio às mulheres, puérperas e nutrizes internadas, bem como a toda pessoa que procura pelo serviço, em busca de orientação e apoio. Observe esta situação: Descrição da imagem não disponível Considerando o contexto apresentado, oriente a mãe sobre o processo de aleitamento materno adotivo. Para isso, responda: a) Qual a técnica a ser utilizada e quais os objetivos dela? b) Como funciona essa técnica? c) Qual o papel do enfermeiro obstétrico para que a mãe obtenha confiança em si mesma e no profissional que a orienta?
User badge image

Enviado por lLAUDENICE PEREIRA LIO TEIXEIRA ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

a) A técnica a ser utilizada é a relactação, que tem como objetivo estimular a produção de leite materno e garantir a nutrição do bebê. b) A técnica consiste em utilizar um tubo fino e flexível que é colocado no seio da mãe e conectado a uma seringa com leite artificial ou leite materno previamente extraído. O bebê suga o leite através do tubo enquanto mama no seio da mãe, estimulando a produção de leite materno. c) O enfermeiro obstétrico tem um papel fundamental no processo de aleitamento materno adotivo, pois é responsável por orientar a mãe sobre a técnica da relactação, esclarecer dúvidas e oferecer suporte emocional. É importante que o enfermeiro obstétrico demonstre confiança na mãe e na técnica utilizada, para que ela se sinta segura e confiante em amamentar seu bebê.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

lLAUDENICE PEREIRA LIO TEIXEIRA

ano passado

Padrão de resposta esperado

a) A técnica que permite estimular as mamas a produzirem leite em uma mulher que já esteve grávida, não dependendo se chegou a termo, teve parto prematuro, óbito fetal ou aborto e se amamentou ou não filhos anteriores, é a relactação adotiva. Os objetivos dessa técnica são: estimular a produção dos hormônios relacionados à amamentação (prolactina e ocitocina); treinar a criança adotiva a sugar na mama, que, com a técnica correta, realiza a estimulação hormonal, a produção de leite e evita traumas mamilares; e promover a nutrição e ingestão hídrica adequadas, até que o volume de leite produzido possa satisfazer as necessidades da criança.

b) A técnica utilizada consiste na utilização de uma sonda afixada no seio, ligada e/ou mergulhada em um recipiente com leite materno ou outro leite. À medida que o bebê suga, o líquido é liberado ao mesmo tempo em que a sucção estimula a hipófise na liberação de hormônios, como a prolactina e a ocitocina. A técnica consiste em fixar a sonda na mama com fita crepe ou esparadrapo hipoalergênico, devendo este permanecer por cima ou na lateral do mamilo; introduzir, de 2 a 3cm, a ponta da sonda lentamente entre o lábio superior e aréola, em cada sugada, aproveitando o relaxamento desse lábio, cuidando para que a ponta da sonda não ultrapasse a ponta do mamilo e nem fique localizada antes; observar o posicionamento da mãe e do bebê e se a pega da criança está correta; mergulhar a extremidade mais larga da sonda no leite, que deve ficar em um recipiente abaixo do nível da boca do bebê, para que o leite suba com a sucção. Se o recipiente ficar acima, o leite desce por gravidade, mesmo sem sucção. Se o bebê estiver ordenhando o leite do recipiente muito rápido, o calibre da sonda pode ser diminuído apertando-o com o dedo.

c) O enfermeiro precisa ter conhecimento científico e técnico em lactação e em habilidades de aconselhamento, o que consiste em dedicar tempo, empatia, desenvolver a confiança mútua. O profissional deve esclarecer os riscos e as possibilidades de resultados parcialmente satisfatórios; também não deve influenciar na decisão da mãe, pois somente ela poderá decidir se quer continuar o processo ou não. Além disso, o enfermeiro deve orientar o manejo do aleitamento correto e explicar o que deve ser feito em caso de dificuldades com as mamas ou com a criança.


Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina