Buscar

Conforme afirma Hubbard (2010), é fundamental entender as barreiras à entrada de novas empresas para compreender a formação de oligopólios. Tais ba...

Conforme afirma Hubbard (2010), é fundamental entender as barreiras à entrada de novas empresas para compreender a formação de oligopólios. Tais barreiras se referem a qualquer fator que dificulte a entrada de novas empresas em um setor em que as empresas já estabelecidas obtêm lucros econômicos. Entre as principais barreiras de entrada estão a vantagem absoluta de custos, a diferenciação de produtos, a presença de economias de escala e a necessidade de capital inicial.


VIEIRA, Marieli, Economia Industrial. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2019. Reimpresso em 2021


Sobre o exposto, assinale a alternativa que denota corretamente as principais barreiras à entrada de novas empresas em um mercado:

Alternativas

Alternativa 1:

Diferenciação de produtos, demanda de inovação, alta tributação e existência de regulamentações governamentais.

Alternativa 2:

Concorrência perfeita, vantagem absoluta de custos, existência de economias de escala e alta rotatividade de mão de obra.

Alternativa 3:

Vantagem absoluta de custos, diferenciação de produtos, existência de economias de escala e necessidade de capital inicial.

Alternativa 4:

Vantagem comparativa de preços, diferenciação de produtos, existência de economias de escala e alta concentração de mercado.

Alternativa 5:

Vantagem absoluta de preços, diferenciação de produtos, existência de economias de escala e alta demanda de mão de obra especializada.