Buscar

(FUVEST-2008) O gráfico abaixo representa as porcentagens dos constituintes de uma folha de planta, coletada no interior de certa mata. a) A folha ...

(FUVEST-2008) O gráfico abaixo representa as porcentagens dos constituintes de uma folha de planta, coletada no interior de certa mata.
a) A folha é o principal local de produção de glicose em uma planta. Como se explica a baixa porcentagem de glicose na folha?
b) No caso de uma folha obtida de uma planta do cerrado, espera-se encontrar maior ou menor porcentagem de água e de tecidos vegetais? Justifique.

Essa pergunta também está no material:

biologia exercicios anatomia vegetal
9 pág.

Fisiologia Vegetal Universidade Estadual do CearáUniversidade Estadual do Ceará

Respostas

1 pessoa visualizou e tirou sua dúvida aqui
User badge image

Ed Verified user icon

a) A baixa porcentagem de glicose na folha se explica pelo fato de que a glicose é produzida na fotossíntese, que ocorre principalmente nas células das folhas, mas é consumida pelas células da planta para produzir energia. Além disso, a glicose é transportada para outras partes da planta, como raízes e frutos, para ser armazenada ou utilizada em processos metabólicos. b) No caso de uma folha obtida de uma planta do cerrado, espera-se encontrar uma maior porcentagem de água e uma menor porcentagem de tecidos vegetais em relação a uma folha obtida de uma planta de mata atlântica, por exemplo. Isso ocorre porque o cerrado é um ambiente mais seco e com solos menos férteis, o que pode levar as plantas a desenvolverem folhas com maior capacidade de retenção de água e menor quantidade de tecidos vegetais, como forma de adaptação às condições ambientais.

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image