Logo Passei Direto
Buscar

A Teoria da Actio Libera in Causa (“ação livre na causa”) é utilizada por muitos autores para justificar a responsabilidade penal nos casos em que um agente, em um estado de inimputabilidade, causa um resultado punível, tendo se colocado naquele estado propositalmente (com a intenção de produzir o evento lesivo) ou sem essa intenção deliberada, mas tendo previsto a possibilidade do resultado ou, acaso não o tenha previsto, se, no caso concreto, havia a possibilidade e o dever de prevê-lo.

  • C
  • Certo
  • E
  • Errado


User badge image

Enviado por claudio julio ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

A afirmação está certa. A Teoria da Actio Libera in Causa realmente justifica a responsabilidade penal em casos onde o agente, mesmo em estado de inimputabilidade, causa um resultado punível, especialmente se ele se colocou nesse estado intencionalmente ou se, mesmo sem intenção, deveria ter previsto a possibilidade do resultado. Essa teoria é importante para a análise da culpabilidade e da responsabilidade penal.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

A alternativa correta é "C) Certo". A Teoria da Actio Libera in Causa é utilizada para justificar a responsabilidade penal nos casos em que um agente, em um estado de inimputabilidade, causa um resultado punível, tendo se colocado naquele estado propositalmente ou sem essa intenção deliberada, mas tendo previsto a possibilidade do resultado ou, acaso não o tenha previsto, se, no caso concreto, havia a possibilidade e o dever de prevê-lo.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
User badge image

Beatriz Aguiar

há 4 meses

Certo

Para alguns autores (ex. Schroder), no momento inicial do desdobramento causal (ato de embriaguez) já haveria o início da execução do delito; para outros, (ex. Juarez Tavares, Claus Roxin, Anibal Bruno), haveria uma espécie de autoria mediata, pois o agente se transforma em um instrumento inimputável e se vale desse instrumento para a prática do delito.


Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina