Logo Passei Direto
Buscar
Os vícios de linguagem precisam ser evitados, sobretudo no ambiente profissional. Considere as frases a seguir e identifique os vícios de linguagem que apresentam:

I. Eu vi que os alunos entraram para dentro da escola
II. Passou batom na boca dela
III. Tenho uma prova do professor de português, que me causa muito medo.
a) I - ambiguidade, II - cacofonia, III - prolixidade
b) I - prolixidade, II - ambiguidade, III - cacofonia
c) I - cacofonia, II - prolixidade, III - ambiguidade
User badge image

Enviado por Portuguesando há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 semanas

Vamos analisar cada uma das frases e os vícios de linguagem que podem estar presentes: I. "Eu vi que os alunos entraram para dentro da escola." - Aqui temos um vício de prolixidade, pois "entraram para dentro" é redundante. O correto seria apenas "entraram". II. "Passou batom na boca dela." - Esta frase pode ser considerada uma cacofonia, pois a sonoridade da expressão "na boca dela" pode causar uma leitura estranha ou confusa. III. "Tenho uma prova do professor de português, que me causa muito medo." - Esta frase apresenta ambiguidade, pois não está claro se o medo é em relação à prova ou ao professor. Agora, vamos verificar as alternativas: a) I - ambiguidade, II - cacofonia, III - prolixidade. (Incorreta) b) I - prolixidade, II - ambiguidade, III - cacofonia. (Incorreta) c) I - cacofonia, II - prolixidade, III - ambiguidade. (Incorreta) Nenhuma das alternativas está correta, pois a análise correta seria: I - prolixidade, II - cacofonia, III - ambiguidade. Portanto, você precisa criar uma nova pergunta, pois não há uma alternativa correta entre as opções apresentadas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A resposta correta é a alternativa c) I - cacofonia, II - prolixidade, III - ambiguidade. Na frase I, o vício de linguagem é a cacofonia, que ocorre quando há repetição de sons desagradáveis, como "entraram para dentro". Na frase II, o vício de linguagem é a prolixidade, que é o uso de palavras desnecessárias, podendo ser substituída por "passou batom nela". Na frase III, o vício de linguagem é a ambiguidade, pois a expressão "que me causa muito medo" pode se referir tanto à prova quanto ao professor.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina