Logo Passei Direto
Buscar

Linguística

Colégio Objetivo
“Desenvolveu-se também intensamente a abordagem ______________ à medida que os ________________ ganharam terreno. Sob as influências dos ensinamentos de _____________, a gramática era vista como ‘auxiliar da lógica’” (CAMARA JR., Joaquim Mattoso. História da linguística. 7 ed. Petrópolis: Vozes, 2011. p. 31). Dentre as alternativas abaixo, qual melhor preenche as lacunas sobre as influências gramaticais nos estudos linguísticos da Idade Média?


a) Lógica / Escolásticos / Platão
b) Filosófica / Escolásticos / Aristóteles
c) Lógica / Gramáticos / Protágoras
d) Filosófica / Estoicos / Platão
e) Etimológica / Gramáticos / Aristóteles
User badge image

Enviado por Estudando com Questões há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta para preencher as lacunas sobre as influências gramaticais nos estudos linguísticos da Idade Média é a letra B) Filosófica / Escolásticos / Aristóteles.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Question Icon

Sobre o contato europeu com o sânscrito, é incorreto o que se afirma em:

Estudiosos europeus tiveram contato com o sânscrito e com a cultura indiana e puderam perceber que essa língua possui graus de parentesco com o latim, o grego, o germânico e o persa.
Considera-se o contato com o sânscrito um grande marco para os estudos linguísticos, principalmente no campo das pesquisas de cunho histórico comparativista.
Por se tratar de uma língua antiga, a sua importância para os estudos linguísticos advém dos hinos védicos, que são considerados até mais antigos do que os primeiros textos gregos.
O sânscrito permitiu inaugurar uma escola linguística europeia a partir dos estudos sobre a Gramática de Panini no século V a.C.
Graças ao sânscrito, os estudos comparativos entre uma língua e outra teve início na Europa.
a) Estudiosos europeus tiveram contato com o sânscrito e com a cultura indiana e puderam perceber que essa língua possui graus de parentesco com o latim, o grego, o germânico e o persa.
b) Considera-se o contato com o sânscrito um grande marco para os estudos linguísticos, principalmente no campo das pesquisas de cunho histórico comparativista.
c) Por se tratar de uma língua antiga, a sua importância para os estudos linguísticos advém dos hinos védicos, que são considerados até mais antigos do que os primeiros textos gregos.
d) O sânscrito permitiu inaugurar uma escola linguística europeia a partir dos estudos sobre a Gramática de Panini no século V a.C.
e) Graças ao sânscrito, os estudos comparativos entre uma língua e outra teve início na Europa.

Question Icon

Considere as seguintes afirmativas sobre os estudos da linguagem na Grécia Antiga:

I. Havia a preocupação em explicar a relação entre o conceito e a palavra utilizada para designá-lo. Uma questão importante era: havia alguma relação entre a palavra e seu significado?

II. Ocorreu um embate entre Naturalistas e Convencionalistas, que discutiam se o processo da língua era algo “normal” ou obedecia a determinadas “convenções” estabelecidas pela sociedade.

III. Platão e Aristóteles são dois pensadores que exemplificam os estudos paralinguísticos, tratando da linguagem a partir de uma análise filosófica.

IV. Não houve discussões sobre os processos de funcionamento das línguas.

I. Havia a preocupação em explicar a relação entre o conceito e a palavra utilizada para designá-lo. Uma questão importante era: havia alguma relação entre a palavra e seu significado?
II. Ocorreu um embate entre Naturalistas e Convencionalistas, que discutiam se o processo da língua era algo “normal” ou obedecia a determinadas “convenções” estabelecidas pela sociedade.
III. Platão e Aristóteles são dois pensadores que exemplificam os estudos paralinguísticos, tratando da linguagem a partir de uma análise filosófica.
IV. Não houve discussões sobre os processos de funcionamento das línguas.
a) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
b) Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
c) Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
d) Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.
e) Todas as afirmativas estão corretas.

Question Icon

Assinale a alternativa que corresponde corretamente à Gramática de Port-Royal.


X A Gramática de Port-Royal foi publicada em 1660, por Claude Lancelot e Antoine Arnauld. Eles criaram uma gramática geral (conhecido como universalismo de Port Royal) e se ocuparam da exposição de uma teoria geral de gramática através de línguas como latim e o francês. Sua premissa é a de que diferentes idiomas são casos particulares de um único sistema lógico e universal.
A Gramática de Port-Royal foi publicada em 1660, por Claude Lancelot e Antoine Arnauld. Eles criaram uma gramática geral (conhecido como gerativismo de Port Royal) e se ocuparam da exposição de uma teoria geral de gramática. Sua premissa é a de que diferentes idiomas são casos gerais de um único sistema lógico e universal.
A Gramática de Port-Royal foi publicada em 1660, por Claude Lancelot e Antoine Arnauld. Eles criaram uma gramática particular (conhecido como particularismo de Port Royal) e se ocuparam da exposição de uma teoria particular de gramática. Sua premissa é a de que diferentes idiomas são casos particulares de um único sistema lógico e universal.
A Gramática de Port-Royal foi publicada em 1660, por Claude Lancelot e Antoine Arnauld. Eles criaram uma gramática geral (conhecido como universalismo de Port Royal) e se ocuparam da exposição de uma teoria geral de gramática. Sua premissa é a de que diferentes idiomas são casos gerais de um único sistema lógico e universal.

Question Icon

A importância da linguagem

Na abertura da sua obra Política, Aristóteles afirma que somente o homem é um “animal político”, isto é, social e cívico, porque somente ele é dotado de linguagem. Os outros animais, escreve Aristóteles, possuem voz (phone) e com ela exprimem dor e prazer, mas o homem possui a palavra (logos) e, com ela, exprime o bom e o mau, o justo e o injusto. Exprimir e possuir em comum esses valores é o que torna possível a vida social e política e, dela, somente os homens são capazes.
Segue a mesma linha o raciocínio de Rousseau no primeiro capítulo do Ensaio sobre a origem das línguas:
A palavra distingue os homens dos animais; a linguagem distingue as nações entre si. Não se sabe de onde é um homem antes que ele tenha falado.
Escrevendo sobre a teoria da linguagem, o linguista Hjelmslev afirma que “a linguagem é inseparável do homem, segue-o em todos os seus atos”, sendo “o instrumento graças ao qual o homem modela seu pensamento, seus sentimentos, suas emoções, seus esforços, sua vontade e seus atos, o instrumento graças ao qual ele influencia e é influenciado, a base mais profunda da sociedade humana.”
Prosseguindo em sua apreciação sobre a importância da linguagem, Rousseau considera que a linguagem nasce de uma profunda necessidade de comunicação:
Desde que um homem foi reconhecido por outro como um ser sensível, pensante e semelhante a si próprio, o desejo e a necessidade de comunicar-lhe seus sentimentos e pensamentos fizeram-no buscar meios para isso.
Gestos e vozes, na busca da expressão e da comunicação, fizeram surgir a linguagem.
Por seu turno, Hjelmslev


Mais conteúdos dessa disciplina