Logo Passei Direto
Buscar

Contabilidade Corporativa

Colégio Objetivo
No que se refere às Sociedades por Ações, a Lei nº 6.404/76, em seu artigo 136, determina que: "É necessária a aprovação de acionistas que representem metade, no mínimo, das ações com direito a voto, se maior quorum não for exigido pelo estatuto da companhia cujas ações não estejam admitidas à negociação em bolsa ou no mercado de balcão" (BRASIL, 1976). Sobre quais deliberações que podem ser autorizadas, analise as sentenças a seguir: I- Redução do dividendo obrigatório; II- Fusão da companhia, ou sua incorporação em outra. III- Participação em grupo de sociedades (Art. 265). IV- Mudança do objeto da companhia. FONTE: BRASIL. Lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976. Dispõe sobre as Sociedades por Ações. Brasília, DF: Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, 15 dez. 1976. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l6404consol.htm. Acesso em: 24 fev. 2022. Assinale a alternativa CORRETA:

A Lei nº 6.404/76 exige a aprovação de acionistas que representem metade, no mínimo, das ações com direito a voto para deliberações como redução do dividendo obrigatório, fusão da companhia ou sua incorporação em outra, participação em grupo de sociedades e mudança do objeto da companhia.
A) Todas as sentenças estão corretas.
B) Somente a sentença III está correta.
C) As sentenças I, II e III estão corretas.
D) As sentenças I, III e IV estão corretas.
User badge image

Enviado por Estudando com Questões há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A resposta correta é a alternativa C) As sentenças I, II e III estão corretas. A Lei nº 6.404/76 exige a aprovação de acionistas que representem metade, no mínimo, das ações com direito a voto para deliberações como redução do dividendo obrigatório, fusão da companhia ou sua incorporação em outra, e participação em grupo de sociedades.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Question Icon

Em finanças corporativas, fusões e aquisições são transações nas quais a propriedade de empresas, outras organizações empresariais ou suas unidades operacionais são transferidas ou consolidadas com outras entidades. A fusão empresarial está prevista no artigo 228 da Lei nº 6.404/76. FONTE: BRASIL. Lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976. Dispõe sobre as Sociedades por Ações. Brasília, DF: Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, 15 dez. 1976. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l6404consol.htm. Acesso em: 25 jul 2022. Sobre a fusão, assinale a alternativa CORRETA:

Na fusão empresarial, as várias sociedades deixam de existir, e uma nova sociedade é criada e será a sucessora de suas personalidades jurídicas, assim como de seus direitos e obrigações.
A) Na fusão, as várias sociedades não deixam de existir, e uma nova sociedade é criada e será a sucessora de suas personalidades jurídicas, assim como de seus direitos e obrigações.
B) Na fusão, as várias sociedades deixam de existir, e uma nova sociedade é criada e será a sucessora de suas personalidades jurídicas, assim como de seus direitos e obrigações.
C) Na fusão, as várias sociedades deixam de existir, e uma nova sociedade é criada e será a sucessora de suas personalidades jurídicas, mas não de seus direitos e obrigações.
D) Na fusão, as várias sociedades não deixam de existir, e uma nova sociedade é criada e não será a sucessora de suas personalidades jurídicas, direitos e obrigações.

Mais conteúdos dessa disciplina