Buscar

Na sinapse química, há liberação do neurotransmissor, que se liga a receptores presentes na membrana do neurônio seguinte e pode realizar uma inibi...

Na sinapse química, há liberação do neurotransmissor, que se liga a receptores presentes na membrana do neurônio seguinte e pode realizar uma inibição ou estimulação deste neurônio. Em relação a sinapse química, é INCORRETO afirmar:

A estrutura básica de uma sinapse é constituída pelo neurônio pré-sináptico, neurônio pós-sináptico, fenda sináptica, botões terminais (bulbos sinápticos terminais) e receptores.
A transmissão dos sinais ocorre quando o impulso nervoso alcança o terminal sináptico do axônio do neurônio pré-ganglionar.
O potencial pós-sináptico que permite a despolarização do neurônio pós-ganglionar é denominado potencial pós-sináptico excitatório (PPSE). O potencial pós-sináptico suscita a hiperpolarização da membrana pós-sináptica e pode ser inibitório, sendo chamado de potencial pós-sináptico inibitório (PPSI).
O neurotransmissor é dispensado nos conexons e acessa o neurônio pré-ganglionar. Há sensibilização da membrana, o que promove o fluxo de íons pela membrana, gerando o potencial pré-sináptico no neurônio pré-ganglionar.
A fenda sináptica separa o terminal pré-sináptico do neurônio pré-sináptico do corpo celular do neurônio pós-sináptico.

Essa pergunta também está no material:

FISIOLOGIA DO SISTEMA REGULADOR
84 pág.

Fisiologia do Sistema Regulador Universidade PaulistaUniversidade Paulista

Respostas

109 pessoas visualizaram e tiraram suas dúvidas aqui
User badge image

Ed Verified user icon

A afirmativa incorreta em relação à sinapse química é: "O neurotransmissor é dispensado nos conexons e acessa o neurônio pré-ganglionar. Há sensibilização da membrana, o que promove o fluxo de íons pela membrana, gerando o potencial pré-sináptico no neurônio pré-ganglionar." Na verdade, o neurotransmissor é liberado no terminal pré-sináptico do neurônio pré-sináptico e atravessa a fenda sináptica para se ligar aos receptores presentes na membrana do neurônio pós-sináptico.

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina