Buscar

MODULO 1 CONTABILIDADE RURAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1. 
Ao reconhecer um ativo biológico deve-se estar certo e seguro de que ele representa fidedignamente o elemento que se deseja representar nas demonstrações financeiras. No entanto, alguns cuidados e certa prudência são necessários ao avaliar as condições de transformação biológica de cada ativo, a fim de assegurar o reconhecimento e registro livre de distorções. No caso de uma propriedade que trabalhe com o sistema silvipastoril, ou seja, criação de gado consorciado ao cultivo de florestas, em área de terra arrendada, as fêmeas são 25 e os machos são 30. Do total das fêmeas, 15 estão prenhes em fase final. A área de florestas é composta por 70 hectares, nos quais há 50 hectares de árvores de pinus em fase adulta (aproximadamente 75.000 árvores) e 20 hectares de árvores em fase de plantio de mudas (30.000 mudas de árvores).
Assinale a alternativa que corresponda aos ativos biológicos que podem ser reconhecidos pela propriedade e já poderão compor o registro patrimonial da empresa:
Resposta correta
D. 
25 vacas, 30 touros, 75.000 árvores adultas
Os ativos biológicos que poderão ser reconhecidos e imediatamente registrados nas demonstrações financeiras correspondem àqueles que atendem ao que preconiza a NBC TG 00 e a NBC TG 29, ou seja, que a empresa controle o ativo como resultado de eventos passados e for provável que benefícios econômicos futuros associados com o ativo fluirão para a entidade, além disso, se o valor justo ou o custo do ativo puder ser mensurado confiavelmente. No caso de referência, a área de terra é arrendada, portanto não pode ser considerada como ativo biológico de posse da entidade, mas os benefícios econômicos gerados pelos frutos colhidos da terra. Dessa forma, serão reconhecidas e contabilizadas as árvores adultas e os animais adultos (vacas e touros). Os bezerros ainda não nasceram, portanto não são reconhecidos ainda e as mudas de árvore ainda não têm valor justo que possa ser mensurado confiavelmente.
2. 
Um dos quesitos a ser atendido a fim de caracterizar e facilitar o reconhecimento e a mensuração de um ativo biológico está relacionado a sua capacidade de gerar benefícios econômicos futuros. Inclusive, uma das definições de ativo trazida pela norma NBC TG 00 reporta à necessidade de que, para reconhecer um ativo como tal, não basta que ele seja de propriedade da entidade, mas que ele tenha capacidade de gerar benefícios futuros.
Nesse sentido, podemos associar tais benefícios à capacidade que um ativo tem de:​​​​​​​
Você acertou!
A. 
remunerar o capital investido, de modo a utilizá-lo potencialmente como unidade geradora de fluxo de caixa líquido positivo durante sua vida útil.
A capacidade de geração de benefícios futuros de um ativo está relacionada ao potencial de geração de fluxos de caixa líquidos futuros, ao longo de sua vida útil, fazendo o melhor uso dos recursos investidos, atingindo a eficácia desejada. O lucro e o retorno aos acionistas não é um critério válido, segundo a norma, para que um ativo seja reconhecido, mensurado e registrado nas demonstrações financeiras, sequer a possibilidade que o ativo ofereça  em ampliar a capacidade produtiva da empresa. O que importa, segundo a norma, é a potencial expectativa de geração de receitas maiores do que despesas ao longo da vida útil desses ativos.
3. 
Tendo como referência o conceito de valor justo trazido pela NBC TG 46, ou seja, “o preço que seria recebido pela venda de um ativo ou que seria pago pela transferência de um passivo em uma transação não forçada entre participantes do mercado na data de mensuração”, a norma oferece à entidade a possibilidade de evitar distorções em seu resultado final, tanto aquelas que lhe prejudicam como aquelas que afetariam a opinião de terceiros a respeito do desempenho real de seus negócios. Hoje em dia, o mercado das commodities é regido pela Bolsa de Chicago, que estipula diariamente o preço dos grãos negociados que abastecem diariamente a Ásia e a Europa. Nesse caso, há ativos biológicos com mercado ativo, ou seja, há preço de referência e características padronizadas, o que permite uma aproximação da realidade. Já no caso de produtos que não têm mercado ativo, a subjetividade desafiará constantemente os gestores a fazerem as melhores escolhas.
No caso de um usineiro que resolve utilizar o bagaço da cana-de-açúcar para fabricar ração para vacas leiteiras, o bagaço da cana é um:
Resposta correta
B. 
um produto agrícola que foi transformado e, por isso, não pode ser mensurado a valor justo.
Nesse caso, a cana-de-açúcar é o produto que teria mercado ativo, portanto poderia ser reconhecida como ativo biológico. No entanto, a cana foi transformada e dela foi originado o bagaço, que por sua vez não tem mercado ativo e também não oferece nenhuma confiabilidade para que seu valor seja mensurado a valor justo, devendo ser avaliado, nesse caso, pelo custo.
4. 
Considerando a NBC TG 29 que trata de ativos biológicos e produtos agrícolas, analise as afirmativas.
I. Ativo biológico é um animal ou uma planta vivos.
II. Transformação química compreende o processo de crescimento, degeneração, produção e procriação que causa mudanças qualitativa e quantitativa no ativo biológico.
III. Produção agrícola é o produto colhido de ativo biológico da entidade.
IV. Colheita é a extração do produto de ativo biológico ou a cessação da vida desse ativo biológico.
Assinale as alternativas e indique a resposta correta:
Você acertou!
A. 
I, III e IV estão corretas.
Atividade agrícola é o gerenciamento da transformação biológica e da colheita de ativos biológicos para venda ou para conversão em produtos agrícolas ou em ativos biológicos adicionais, pela entidade.
Produção agrícola é o produto colhido de ativo biológico da entidade.
Ativo biológico é um animal ou uma planta vivos.
Transformação biológica compreende o processo de crescimento, degeneração, produção e procriação que causa mudanças qualitativa e quantitativa no ativo biológico.
Colheita é a extração do produto de ativo biológico ou a cessação da vida desse ativo biológico.
5. 
No que se refere à NBC TG 29 (R2) - Ativo biológico e produto agrícola, item 43, “a entidade é encorajada a fornecer uma descrição da quantidade de cada grupo de ativos biológicos, distinguindo entre consumíveis e de produção ou entre maduros e imaturos, conforme apropriado”.
Com base nessa informação e considerando a NBC TG 29 (R2) – Ativo biológico e produto agrícola, são exemplos de ativos biológicos para a produção:​​​​​​​​​​​​​​
Você acertou!
C. 
rebanhos de animais para produção de leite.
Ativos biológicos consumíveis são aqueles passíveis de serem colhidos como produto agrícola ou vendidos como ativos biológicos. Exemplos de ativos biológicos consumíveis são os rebanhos de animais mantidos para a produção de carne, rebanhos mantidos para a venda, produção de peixe, plantações de milho e trigo, produto de planta portadora e árvores para produção de madeira. Ativos biológicos para produção são os demais tipos, como rebanhos de animais para produção de leite e árvores frutíferas das quais é colhido o fruto. Ativos biológicos de produção (plantas portadoras) não são produtos agrícolas, mas são mantidos para produzir.