Buscar

Prévia do material em texto

UNIP- UNIVERSIDADE PAULISTA
CURSOS SUPERIORES DE GRADUAÇÃO
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR
1° SEMESTRE
ARACRUZ ES, 2020
 UNIVERSIDADE PAULISTA
PCC- PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR
TATIANE MARQUES MORAES
TATIANE CARLESSO DOS REIS
FLAVIO MARTINS
KAROLINE LOPES CHAVES TRIVILIM
OCTAVIO HENRIQUE DA COSTA REZENDE
DOUGLAS CHAGAS DE CASTRO MERCIER
CLAÚDIA REIS MONÇÕES
LUIS FERNANDO
WILIAN GUILHERME
/
INTRODUÇÃO
RECREAÇÃO É UMA ATIVIDADE DE LAZER, SENDO O LAZER TEMPO DISCRICIONÁRIO. A NECESSIDADE DE FAZER ALGO PARA A RECREAÇÃO É UM ELEMENTO ESSENCIAL DA BILOGIA HUMANA E DA PSICOLOGIA. AS ATIVIDADES RECREATIVAS SÃO MUITAS VEZES FEITAS PARA A FELICIDADE, DIVERSÃO, PASSAR O TEMPO OU PRAZER E SÃO CONSIDERADAS DIVERTIMENTO.
GINÁSTICA GERAL ; É UM ESPORTE QUE ENVOLVE A PRÁTICA DE UMA SÉRIE DE MOVIMENTOS QUE REQUER FORÇA, FLEXIBILIDADEE COORDENÇÃO MOTORA. DESENVOLVEU-SE NA GRÉCIA ANTIGA, A PARTIR DOS EXERCICIOS FISICOS FEITOS PELOS SOLDADOS, INCLUINDO HABILIDADES PARA MONTAR E DESMONTAR UM CAVALO.
A PALAVRA GINÁSTICA É ORIGINÁRIA DO GREGO “ GYMNÁDZEIN”, QUE SIGNIFICA TREINAR E, EM SENTIDO LITERAL,EXERCIRTA-SE NU ( FORMA COMO OS GREGOS EXERCITAVAM-SE NO PERÍODO EM QUE A GINÁSTICA SE DESTACOU.
RITMO E DANÇA: A DANÇA É UMA FORMA DE EXPRESSÃO ARTÍTISCA QUE ESTÁ DIRETAMENTE LIGADA AO CONTEXTO SOCIAL, POLITICO E RELIGIOSO DO MEIO QUE ESTÁ INSERIDA.’’ ENTENDEMOS POR DANÇA UMA DAS LINGUAGENS ARTÍSTICAS NÃO VERBAIS, PATRIMÔNIO DE TODOS OS SERES HUMANOS, NA QUAL SE MANIFESTA A VISÃO SUBJETIVA SENSÍVEL, ESTÉTICA, EMOCIONAL DE SI MESMO, DA SOCIEDADE E DO MUNDO EM QUE ESTÃO INSERIDOS, ULTILIZADOS COMO FONTE E INSTRUMENTOS DE EXPRESSÃO E COMUNICAÇÃO SEU PRÓPRIO CORPO, SEGUNDO AS POSSIBILIDADES DESTE “.
ESTE TRABALHO TEM O OBJETIVO DE TRANSMITIR O CONHECIMENTO ESTUDADOS EM ANATOMIA, BIOLOGIA (CITOLOGIA) E AS DEMAIS DECIPLINAS DO SEMESTRE, EM ESPECIAL AS DICIPLINAS DE CUNHO PRÁTICO, RECREAÇÃO, RITMO, DANÇA E GINÁSTICA GERAL. 
NA MÁTERIA RECREAÇÃO A ATIVIDADE PROPOSTA FOI A BRINCADEIRA DA AMARELINHA, OS PARTICIPANTES FORAM UMA CRIANÇA DE 05 ANOS E OUTRA DE 07 ANOS.
NESSA BRINCADEIRA OBSERVAMOS A ESTIMULAÇÃO E A COMPARAÇÃO CONSTANTE EM CRIAR AS AÇÕES DOS JOGADORES. AS CRIANÇAS APRESENTARAM COMPARAÇÕES QUE PUDERAM ESTIMULAR ANOTAÇÕES GRÁFICAS DO DESEMPENHO DE CADA UM.
AS CRIANÇAS EXECUTARAM A BRINCADEIRA PERFEITAMENTE MANTENDO O EQUILIBRIO DO CORPO COM UMA PERNA SÓ, AS MESMAS TAMBÉM OBSERVARAM QUE O JOGO DA AMARELINHA APRENDE- SE NÚMEROS, MEDIDAS E ESPAÇO.
CIRCUITO DOS PÉS: QUATRO CRIANÇAS DE DIFERENTES IDADES REALIZARAM ESSA BRINCADEIRA, AS CRIANÇAS FIZERAM UM CIRCUITO ACAMPANHANDO SUAS PEGADAS, TRABALAHNDO ASSIM O EQUILIBRIO E A LATERALIDADE. COLOCAMOS AS FOLHAS IMPRESSAS NO CHÃO EM DIFERENTES DIREÇÕES, A INTENÇÃO FOI DIFICULTAR A BRINCADEIRA PRA OBSERVAR O DESEMPENHO DE CADA CRIANÇA, NESSE DESAFIO DO CIRCUITO DOS PÉS FORAM OBSERVADOS QUE CADA CRIANÇA SE POSICIONOU DIFERENTE UMA DA OUTRA, SENDO ASSIM NORMAL A POSTURA DE CADA UMA, SENDO UM DE 5 ANOS, 7 ANOS,12 ANOS E 8 ANOS. A CRIANÇA DE 5 ANOS TEVE MAIS DIFICULDADE EM PULAR E VIRAR AO MESMO TEMPO, PORÉM NÃO DESISTIU DA TAREFA E CONTINUOU COM OS DESAFIO POR QUATRO VEZES, NA QUINTA VEZ ELE CONSEGUIU MANTER O EQUILIBRIO E REALIZOU COM POSTURA E DEDICAÇÃO QUE É MUITO IMPORTANTE PARA A REALIZÇÃO DO CIRCUITO. NO FINAL DA BRINACADEIRA PERCEBEMOS TAMBÉM A CUMPLICIDADE DE CADA UM, FINALIZANDO ASSIM MUITO BEM O DESAFIO.
GINÁSTICA GERAL: A ATIVIDADE PROPOSTA FOI O ALONGAMENTO, A CRIANÇA EXECUTOU COM SUCESSO CADA MOVIMENTO, ELA SE POSICIONOU EM UM COLCHONETE E RAPIDAMENTE COLOCOU SEU CORPO NA FORMA QUE EM QUE FOI FALADO, A MESMA TEVE POSTURA CORRETA, FORÇA E HABILIDADES ESPETACULARES AO REALIZAR O DESAFIO.
RITIMO E DANÇA: A CRIANÇA DE 03 ANOS MOSTROU AGILIDADE E EQUILIBRIO AO FICAR DE PÉ EM CIMA DE UMA BOLA, MOSTRANDO-SE FORÇA E TOTAL CONTROLE DO SEU CORPO, ELA SE POSICIONOU CORRETAMENTE AO REALIZAR A BRINACDEIRA, MANTEVE CONSTANTIMENTE O EQUILIBRIO O TEMPO TODO. 
CONSIDERAÇÕES FINAIS
AO TERMINARMOS A PESQUISA DO NOSSO TRABALHO PODEMOS PERECEBER QUE A RECREAÇÃO E A ATIVIDADE LÚDICA SÃO DUAS TEORIAS QUE SE INTER-RELACIONAM ENTRE SI. POIS ONDE UMA SE DIVERTE A MENTE A OUTRA TRÁS UM BENEFICIO FÍSICO AO PRATICANTE. NO DECORRER DA PESQUISA AS DÚVIDAS E AS CERTEZAS FORAM SENDO ESCLARECIDAS DE ACORDO COM OS TÉORICOS ENCONTRADOS NOS SITES RELACIONADOS, QUE SE ENCONTRAM AO FINAL DE CADA PÁGINA (FONTE).
TALVEZ QUANDO FORMOS APLICAR AS ATIVIDADES COM AS CRIANÇAS, VENHAM DÚVIDAS PERTINENTES AO TEMA PROPOSTO. ONDE DE MANEIRA DO POSSÍVEL TENTAREMOS ESCARECER AS DÚVIDAS QUE SURGIREM.
CASO Você AO LER NOSSO TRABALHO FIQUE ALGUMA DUVIDA OU QUEIRA COLABORAR NELE, NÃO SE SINTA ACANHAD, POIS ESTAMOS ESPERANDO SUGESTÕES E CRÍTICAS, AS QUAIS TEMOS CERTEZA QUE SÓ IRÁ ACRESCENTAR EM NOSSA PESQUISA. 
Referências 
1 THOMAS S. YUKI.FUNDAMENTALS OF RECREATION, 2ND EDTION. [s.i.] HARPS E ROW,1970, LIBRARY OF CONGRESS 70- 88646 .P.1F
2 EDITORA UFNG/ GRUPO OTIUM: LAZER, BRASIIL E AMÉRICA LATINA. CONSULTADO EM 10 DE DEZEMBRO DE 2012
3 BROTO, E.O JOGOS COOPERATIVOS; SE O IMPORTANTE É COMPETIR, O FUNDAMENTAL É COOPERAR. SANTOS, SP; RENOVADA, 1997
4 TRABALHANDO COM RECREÇÃO / VINICIUS RICARDO CAVALLARI, VANI ZACHARIAS. ED. SÃO PAULO; ÍCONE 2008.

Mais conteúdos dessa disciplina