Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Leia o texto a seguir:
"Um sambaqui com duas ossadas humanas e restos de uma fogueira foi encontrado junto às obras de duplicação da BR-470 em Ilhota. O espaço de pouco mais de 1 mil metros quadrados foi descoberto há um ano. Em maio, este precioso material foi cuidadosamente retirado do local pelos arqueólogos da Espaço Arqueologia, empresa autorizada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para estudar o agora Sambaqui Ilhota 2".
Considerando a situação de que determinado cidadão destruiu o material presente no sambaqui, a partir da análise da Política Nacional do Meio Ambiente, o sujeito cometeu crime ambiental? Justifique sua resposta.
FONTE: Disponível em: https://www.nsctotal.com.br/colunistas/pancho/ossadas-encontradas-em-ilhota-tem-mais-de-58-mil-anos. Acesso em: 26 set. 2018.
Resposta esperada
Sim. O patrimônio histórico também integra o meio ambiente, pois compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre a proteção ao patrimônio histórico, cultural, artístico, turístico e paisagístico; a responsabilidade por dano ao meio ambiente, ao consumidor, a bens e direitos de valor artístico, estético, histórico, turístico e paisagístico, ou seja, por meio destes incisos pode-se compreender que o conceito de meio ambiente é amplo e abrange não somente o meio natural (por exemplo, florestas) em si.
Minha resposta
Se o mesmo fizer tal ato, será responsabilizado, por dano ao patrimônio histórico nacional e degradação ao meio ambiente em um todo. estes crime tem pena de detenção, elaoração de projetos de reflorestamento com uso de má fé e construção de falsos relatórios negando a existência do mesmo sambaqui.
2A Agenda 21 é um programa de ação para se implementar o desenvolvimento sustentável. É um tipo de receituário abrangente para guiar a humanidade em direção a um desenvolvimento que seja, ao mesmo tempo socialmente justo e ambientalmente sustentável (BARBIERI, 2003). Uma das pautas (capítulos) da Agenda 21 trata-se do combate à pobreza, que visa à capacitação dos pobres para obtenção de meios de subsistência sustentáveis. Explique de que forma o combate à pobreza se encaixa no tripé do desenvolvimento sustentável.
FONTE: BARBIERI, José Carlos. Desenvolvimento e meio ambiente: as estratégias de mudanças da Agenda 21. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2003.
Resposta esperada
O combate à pobreza deve também ser priorizado ao se falar no tripé da sustentabilidade. Afinal, a espécie humana também faz parte do meio e, deste modo, apresenta o direito de usufruir de um meio ambiente ecologicamente equilibrado. O crescimento econômico a qualquer custo já provou gerar impactos negativos (degradação ambiental, degradação da saúde humana, promoção da desigualdade social). Portanto, deve-se pensar em desenvolvimento econômico, ou seja, a economia necessita modificar seu paradigma atual, a exemplo das cooperativas (economia colaborativa) por exemplo, onde todos contribuem e recebem o retorno de seus investimentos.
Minha resposta
Com uma analise critica da situação, a agenda 21, tem seu objetivo em promover a igualdade entre os povos que hoje vivem em total e vorabilidade em relação a sociedade mais constituída. O objetivo básico é construir politicas publicas acessíveis que venham facilitar o acesso as pessoas que precisam de recursos tais como acesso a agua potável,, energia, alimentos e saúde básica.
Aumentar

Mais conteúdos dessa disciplina