Buscar

trabalho sobre Psicologia Social

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

O que é Psicologia Social?
A Psicologia Social é um dos muitos ramos da Psicologia; estuda como as pessoas se integram umas às outras, como se dá a interdependência entre elas. As pessoas pensam e sentem de determinado modo porque nada mais são do que seres sociais. 
Ela se encontra no limite entre a Psicologia e a Sociologia, por estudar o comportamento humano diante do contexto social do qual faz parte. O profissional não analisa somente o comportamento individual, mas também como esse sujeito atua diante da sociedade, como se buscasse também uma transformação coletiva, além da individua. 
Em que tipo de trabalho a Psicologia Social é necessária?
Na exclusão social
O trabalho pode ser feito em qualquer grupo vítima de exclusão social: 
· Presidiários de bom comportamento;
· Mães adolescentes de baixa renda social.
· Dependentes de drogas;
· Pessoas em situação de rua.
Nesses casos, é comum a terapia em grupo, em que os membros falam sobre seus problemas e recebem apoio e orientação. Um dos objetivos é fazer com que essas pessoas adquiram habilidades comportamentais de modo que sejam inseridas novamente na sociedade.
Nas lutas de classe
Lutas contra grupos historicamente oprimidos, como as mulheres e os negros, também fazem parte do objeto de estudo do psicólogo social. Na prática, ele pode atuar em pesquisas e em intervenções. Combate ao feminicídio e ao preconceito racial são alguns temas comuns.
No marketing
Campanhas de marketing também contam com a ajuda do psicólogo social. Ele estuda o comportamento do consumidor e assessora marcas e meios de comunicação a realizarem propagandas atrativas, de acordo com o perfil do público. 
Por exemplo, o profissional pode auxiliar em uma campanha do Governo, cujo foco seja a conscientização da importância de não estocar papel higiênico durante uma pandemia. Para isso, o profissional precisa ter conhecimento sobre a cultura e sua forma de pensar, de modo a encontrar bons argumentos e garantir que a mensagem seja dada sem reações emocionais desfavoráveis. 
Em empresas
Quando trabalha em empresas, o psicólogo social ajuda a parte gestora a instituir práticas de socialização aos novos colaboradores e a gerir conflitos. Outra possibilidade é cuidar do clima organizacional, evitando que determinadas posturas de grupos prejudiquem a motivação e a produtividade no ambiente de trabalho. Ou seja, ele também age antecipadamente e não somente após o surgimento de um problema.
Em grupos diversos
Outro papel do profissional é ajudar pessoas a lidarem melhor com os papéis sociais atribuídos a elas. Por exemplo, cada cultura tem certas expectativas sobre a função de uma mãe, de um pai, de um policial, de um professor etc. Tais expectativas geram em nós a obrigação de cumpri-las. O psicólogo social nos ajuda a entender isso e a encarar tudo de forma mais saudável. 
Quais são as vantagens de atuar na área?
O fato de contribuir para a criação de um mundo mais empático e a possibilidade de aumentar a qualidade de vida da sociedade são grandes motivadores para quem deseja atuar como psicólogo social. 
Como se tornar um psicólogo social?
Em tese, qualquer pessoa formada em Psicologia pode ser um psicólogo social, pois essa área é estudada durante a graduação.
Em muitos cursos de Psicologia, o aluno faz estágios práticos e, para definir como abordará o trabalho psicoterapêutico, escolhe a vertente da Psicologia que mais lhe interessa e acha eficaz — uma delas é a Psicologia Social.
É possível ainda fazer uma pós-graduação na área, para se especializar nela e assim adquirir maiores conhecimentos.
Salário Médio do Psicólogo Social
 
Vaga para Psicólogo social tirado do site: https://www.catho.com.br/profissoes/psicologo-social/
Psicólogo Social
De R$ 2.001,00 a R$ 3.000,00
1 vaga: Barueri - SP (1)Publicada em 03/03
 Elaborar e ministrar treinamentos comportamentais e realizar atendimentos aos jovens e familiares nas unidades; realizar visitas domiciliares; ministrar treinamentos, para jovens com idade acima de dezoito anos, com foco em participação em processos seletivos; realizar reuniões de pais e de fortalecimento de vínculo...
 Ensino Superior completo em Psicologia. Cursos específicos Analista de Treinamento e Desenvolvimento Especialização na área de treinamento e gestão de pessoas. Experiência em Psicologia, atendimento individual. Treinamento comportamental, baseado em competências e Marketing Pessoal.

Mais conteúdos dessa disciplina