Buscar

ORGANIZAÇÃO DE UNIDADES I -

Prévia do material em texto

Sintaxe da Língua de Sinais (LBR101) SARA
1- Visando compreender melhor os estudos sintáticos, deparamos-nos com as possibilidades teóricas que se diferenciam entre si. Por exemplo, deparamos com a gramática tradicional, com a visão formalista e a visão funcional que explicam os fenômenos sintáticos. Com relação à gramática tradicional e à visão que ela tem dos fenômenos sintáticos, analise as sentenças a seguir:
I- As mudanças das línguas naturais não são acompanhadas pela gramática tradicional.
II- A gramática tradicional não consegue barrar as mudanças linguísticas.
III- A gramática tradicional estuda a sintaxe de maneira normativa e prescritiva, sem considerar a variação/mudança linguística.
IV- A gramática tradicional estuda a sintaxe das sentenças não organizadas em hierarquias, assumindo que os elementos que constituem a sentença podem ser ordenados segundo diferentes padrões que têm o mesmo valor gramatical.
Assinale a alternativa CORRETA:
A
Somente a sentença II está correta.
B
As sentenças II, III e IV estão corretas.
C
As sentenças I, III e IV estão corretas.
D
As sentenças I, II e III estão corretas.
2Leia as sentenças:
I- O gato caiu em pé.
II- Em pé, caiu o gato.
III- Em gato caiu o pé.
Tomando por base estas sentenças e analisando sua gramaticalidade e agramaticalidade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falas:
(     ) Competência é o nome que se dá para a capacidade de julgar a gramaticalidade ou agramaticalidade das sentenças em uma língua natural, seja a nossa língua materna ou em uma das línguas que aprendemos ao longo da vida.
(     ) Afirmamos que uma sentença é agramatical quando ela está malformada de acordo com os princípios universais ou parâmetros específicos de uma língua natural.
(     ) As sentenças I e II são bem formadas em português, já a sentença III não está bem formada, pois a ordem dos constituintes não está de acordo com a gramática da língua portuguesa.
(     ) Todas as sentenças estão bem formadas em português, pois apesar de apresentarem diferenças são de possível compreensão com um esforço do leitor.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - F - V - F.
B
F - V - F - F.
C
V - V - V - F.
D
F - V - V - V.
3Segundo Petter (2010, p. 11), "assim como não há sociedade sem linguagem, não há sociedade sem comunicação". A importância da linguagem é inegável. Daí se vê a necessidade de aprofundamento nos estudos da linguagem e de tudo o que eles contribuem para a sociedade. Com relação aos estudos da linguagem, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Os estudos da linguagem são recentes e datam do século XIX. Depois do surgimento da linguística, a linguagem se tornou um assunto de fácil compreensão.
(    ) A linguagem carrega consigo o poder de criar e recriar a realidade, por isso faz parte de vários mitos da criação.
(    ) Há registros do estudo da linguagem a partir do século IV a.C. e passou por três vertentes principais antes da definição da Linguística como ciência.
(    ) A linguagem tem sido estudada há muito tempo e por muitos teóricos, ela é um fenômeno bastante complexo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: PETTER, M. Linguagem, língua, linguística. In: FIORIN, J. L. Introdução à Linguística I: Objetos Teóricos. São Paulo: Contexto, 2010.
A
V - F - V - F.
B
F - V - V - V.
C
V - V - F - V.
D
F - F - V - V.
4No estudo da língua, a Teoria Gerativa (baseada nos estudos de Noam Chomsky) é uma percepção inatista da aquisição da linguagem, ou seja, vê a linguagem como um componente da mente humana, por isso, aproxima os estudos linguísticos dos estudos da Biologia. O método de investigação da Teoria Gerativa adota uma perspectiva para seus estudos. Qual é esta perspectiva?
A
Gramática tradicional.
B
Gramática descritiva.
C
Formalista.
D
Estruturalista.
5O principal objetivo da linguística é estudar as formas de pensar e produzir comunicação, seja ela escrita, falada ou sinalizada, sendo a sociedade o meio próprio para o aperfeiçoamento da língua e linguagem. Assim, a linguagem é vista como uma ciência que necessita de elementos da sociedade para realizar os estudos dos fenômenos aos quais se dedica. A respeito de alguns destes elementos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A não delimitação do objeto de estudos.
(    ) Observação atenta e acurada (exata).
(    ) Procurar uma base comum entre todos os princípios e padrões que organizam os fenômenos observados.
(    ) Elaboração somente de um modelo prático.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - V - V - F.
B
V - F - V - F.
C
F - F - V - V.
D
V - V - F - F.
6O livro "Linguística da  Língua de Sinais Brasileira", das autoras Quadros e Karnopp (2004), nos diz que "a linguística parte de pressupostos que determinam as investigações". Tendo em vista que as autoras pretendem observar as regras que norteiam as construções em todas as línguas, qual a teoria elas se baseiam? Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: QUADROS, Ronice Müller de; KARNOPP, Lodenir. Língua de sinais brasileira:estudos linguísticos. 1. ed. Porto Alegre: Artmed, 2004.
A
A compreensão das autoras se insere apenas na teoria de estudos genéricos.
B
A compreensão das autoras se insere na teoria denominada formalista.
C
A compreensão das autoras se insere na teoria do pensamento e da linguagem.
D
A compreensão das autoras se insere na teoria da geração gerativista.
7As línguas naturais são compostas de uma mistura intrincada de padrões e regras que apresentam um grau de criatividade e que possibilita elaborações livres dentro de certos padrões. Elas apresentam traços (características) que as caracterizam. Sobre as palavras que apresentam estes traços, analise as opções a seguir:
I- Arbitrariedade.
II- Suavidade.
III- Flexibilidade e versatilidade.
IV- Criatividade/produtividade.
Assinale a alternativa CORRETA:
A
As opções I, II e III estão corretas.
B
Somente a opção I está correta.
C
As opções II, III e IV estão corretas.
D
As opções I, III e IV estão corretas.
8Quadros e Karnopp (2004, p. 17) destacam que "as áreas da linguística que estudam os vários aspectos da linguagem humana são: a fonologia, a morfologia, a sintaxe, a semântica e a pragmática". A respeito destas áreas da linguística, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Morfologia.
II- Sintaxe.
III- Fonologia.
IV- Semântica.
V- Pragmática.
(    ) É a ciência que estuda os sons da língua do ponto de vista de sua função no sistema de comunicação linguística.
(    ) Priorizam o sentido das palavras e expressões tanto de forma separada quanto dentro das sentenças, como destas entre si.
(    ) Estuda as formas como as palavras se estruturam, em partes mínimas chamadas de sintagmas, como os sintagmas se organizam para montar as sentenças e como as sentenças simples se juntam para formar sentenças complexas.
(    ) Estuda como as palavras são formadas a partir da combinação dos morfemas e quais são as regras que regem as diferentes maneiras que estes morfemas podem ser combinados para a formação de palavras.
(    ) Envolve as relações entre a linguagem e o contexto. É uma área que inclui os estudos da dêixis, das pressuposições, dos atos de fala, das implicaturas e dos aspectos da estrutura conversacional.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: QUADROS, Ronice Müller de; KARNOPP, Lodenir. Língua de sinais brasileira: estudos linguísticos. Porto Alegre: Artmed, 2004.
A
II - V - III - IV - I.
B
IV - II - V - III - I.
C
V - IV - II - I - III.
D
III - IV - II - I - V.
9Os constituintes linguísticos fazem parte de características imposta às línguas naturais e também são encontrados na LS. De acordo com Perini (2001, p. 44), os constituintes são conjuntos de palavras que se agrupam em sequências cada vez maiores e que demonstram um certo grau de coesão entre eles. Sobre os constituintes linguísticos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) São sintagmas, elesse apresentam como uma sequência de palavras/sinais.
(    ) Eles se organizam em forma de categorias gramaticais relacionadas entre si.
(    ) Existe uma hierarquização que é feita a partir das palavras/sinais que têm o papel de núcleo.
(    ) É utilizado apenas nas sentenças da categoria gramatical dos verbos em Língua Portuguesa.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: PERINI, Alberto Mario. Gramática Descritiva do Português. São Paulo: Ática, 2005. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4196917/mod_folder/content/0/1%20Bibliografia%20Fundamental/PERINI_
GramaticaDescritivaDoPortugue%CC%82s.pdf?forcedownload=1. Acesso em: 3 maio 2021.
A
V - V - V - F.
B
V - V - F - F.
C
F - F - V - V.
D
F - V - F - V.
10Os parâmetros são aquelas características particularmente marcadas em cada língua. São padrões para formação de sintagma e sentenças que variam de acordo com as línguas. Quando estudamos sobre os parâmetros,  entendemos como cada língua marca o valor deles. Mioto (2009, p. 34) apresenta essa característica como "presente [+] ou ausente [-]". A respeito dessa marca de valor, analise as sentenças a seguir:
I- Sentenças em inglês ficam com o sujeito sublinhado, pois é obrigatório.
II- A característica do parâmetro não implica o acordo com a língua.
III- Temos o parâmetro do sujeito nulo apenas na língua portuguesa.
IV- A sentença em português é construída sem a necessidade da marcação do sujeito, pois em português não é obrigatório.
  
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: MIOTO, Carlos. Sintaxe do português. Florianópolis: LLV/CCE/UFSC, 2009. 126 p. Disponível em: https://edsonsbigstheories.files.wordpress.com/2012/03/mioto1.pdf. Acesso em: 3 maio 2021.
A
As sentenças II e III estão corretas.
B
As sentenças I e II estão corretas.
C
As sentenças III e IV estão corretas.
D
As sentenças I e IV estão corretas.