Buscar

Prévia do material em texto

SEGUNDA AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM
Direito Tributário - Crédito Tributário 
Nome: Rebecca Laíssa Silva Lourenço			data: 23.06.2020
Matrícula: 201710206
2
01. O ordenamento jurídico brasileiro comporta 05(cinco) espécies tributárias, dentre as quais é possível destacar os Impostos que podem ser instituídos pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios. 
Considerando o estudo realizado acerca dos Impostos, analise as assertivas abaixo: 
I – Imposto é o tributo cuja obrigação tem por fato gerador uma situação independente de qualquer atividade estatal específica, relativa ao contribuinte; 
II - Imposto é um tributo vinculado, de competência privativa e que incide sobre os signos de riqueza dos contribuintes; 
III – Os Impostos de competência da União, descritos no artigo 154 da CF são denominados impostos Ordinários. 
Está INCORRETO o que se afirma em 
a) Em todos os itens
b) nos itens I e II 
c) nos itens I e III 
d) nos itens II e III
ALTERNATIVA INCORRETA: LETRA D
02. Sobre os Impostos Federais analise as afirmativas a seguir 
I – nos termos da legislação tributária o IPI tem como contribuinte o industrial e a obrigação tributária nasce no momento da saída do produto do estabelecimento industrial ou do desembaraço aduaneiro. 
II – A receita obtida pela União por meio da arrecadação do IPI será repartida com os Estados, Distrito Federal e com os Municípios. 
III – O IPI é um Imposto que possui natureza extrafiscal, dado que funciona como um instrumento de controle da atividade econômica. 
Está CORRETO o que se afirma em 
A) Em todos os itens
B) nos itens I e II 
C) nos itens I e III 
D) nos itens II e III
ALTERNATIVA CORRETA: LETRA A 
03. Sobre o Imposto de Renda, marque a alternativa CORRETA 
A) O Fato gerador do IR é a aquisição da disponibilidade econômica ou jurídica de renda e de proventos de qualquer natureza.
B) Sobre a renda obtida por meio da prática de atos ilícitos não incide IR 
C) Não há responsabilidade do empregador relativamente a retenção do IR na fonte.
D) As entidades de educação e assistência social, sem fins lucrativos, não gozam de imunidade do IR. 
ALTERNATIVA CORRETA: LETRA A
04. Sobre o IR e o IPI analise as assertivas abaixo: 
I - Os Estados e o Distrito Federal são partes legítimas na ação de restituição de imposto de renda retido na fonte proposta por seus servidores
II – Entende-se por industrialização para fins de incidência do IPI qualquer operação que modifica a natureza ou a finalidade do produto; 
III – O IPI e o IR por serem tributos plurifásicos observam o princípio da não-cumulatividade.
Está CORRETO o que se afirma em 
A) Em todos os itens
B) nos itens I e II 
C) nos itens I e III 
D) nos itens II e III
ALTERNATIVA CORRETA: LETRA B
05. Sobre os Impostos de competência dos Estados e do Distrito Federal, analise as afirmativas a seguir
I. Imposto sobre transmissão causa mortis e doação - ITCMD relativamente a bens imóveis e respectivos direitos é competência do Estado da situação do bem ou do Distrito Federal; 
II. Compete ao Senado Federal fixar as alíquotas mínimas do ITCMD; 
III. Compete aos Estados e ao Distrito Federal instituir impostos sobre a propriedade de veículos automotores e ao Senado Federal fixar as alíquotas máximas, que poderão ser diferenciadas em função do tipo e utilização do veículo. 
Está CORRETO o que se afirma em 
a) Em nenhum item 
b) no item I 
c) no item II
d) no item III 
ALTERNATIVA CORRETA: LETRA B
06. Sobre os ICMS – imposto de competência dos Estados e do Distrito Federal, analise as afirmativas a seguir
I - operações relativas à circulação de mercadorias, inclusive o fornecimento de alimentação e bebidas em bares, restaurantes e estabelecimentos similares;
II - prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal, por qualquer via, de pessoas, bens, mercadorias ou valores;
III - prestações onerosas de serviços de comunicação, por qualquer meio, inclusive a geração, a emissão, a recepção, a transmissão, a retransmissão, a repetição e a ampliação de comunicação de qualquer natureza;
Está CORRETO o que se afirma em 
A) nos itens I e II 
B) nos itens II e III 
C) Em todos os itens
D) Em nenhum item
ALTERNATIVA CORRETA: LETRA C
07. Em garantia da execução fiscal, pelo valor da dívida, juros e multa de mora e encargos indicados na Certidão de Dívida Ativa, o executado poderá:
I - Efetuar depósito em dinheiro, à ordem do Juízo em estabelecimento oficial de crédito, que assegure atualização monetária;
II - Oferecer fiança bancária ou seguro garantia: 
III - nomear bens à penhora, de sua propriedade ou de terceiros, desde que aceitos pela Fazenda Pública.
Está INCORRETO o que se afirma em 
A) nos itens I e II 
B) nos itens II e III 
C) Em todos os itens
D) Em nenhum item
ALTERNATIVA INCORRETA: LETRA D
08. Sobre a ação de Embargos à Execução, analise as afirmativas a seguir: 
I. O prazo para o executado oferecer os embargos é de 05 (cinco) dias, contados do depósito, ou da juntada da prova da fiança bancária ou do seguro garantia ou da intimação da penhora.
II. Segundo entendimento doutrinário e jurisprudencial a ordem da penhora estabelecida na Lei 6.830/80 deve observada, sendo prioritária a penhora em dinheiro, podendo o juiz, nas demais hipóteses, alterar a ordem prevista no caput de acordo com as circunstâncias do caso concreto.
III. Na execução fiscal, far-se-á a intimação da penhora ao executado, mediante publicação, no órgão oficial, do ato de juntada do termo ou do auto de penhora
Está CORRETO o que se afirma em 
A) Em todos os itens
B) Em nenhum item 
C) nos itens I e II 
D) nos itens II e III
ALTERNATIVA CORRETA: LETRA A
09. Sobre o Crédito tributário analise as assertivas abaixo: 
I. A isenção, quando concedida em caráter geral será efetivada por despacho da autoridade administrativa, em requerimento com o qual o interessado faça prova do preenchimento das condições e do cumprimento dos requisitos previstos em lei ou contrato para sua concessão. 
II. A lei pode autorizar a autoridade administrativa a conceder, por despacho fundamentado, remissão total ou parcial do crédito tributário
III. A anistia abrange exclusivamente as infrações cometidas anteriormente à vigência da lei que a concede, não se aplicando aos atos qualificados em lei como crimes ou contravenções e aos que, mesmo sem essa qualificação, sejam praticados com dolo, fraude ou simulação pelo sujeito passivo ou por terceiro em benefício daquele, mas só poderá ser concedida em caráter geral. 
Está INCORRETO o que se afirma em 
A) no item I 
B) no item II 
C) no item III 
D) Em nenhum item
ALTERNATIVA INCORRETA: LETRA A
10. Sobre o pagamento do crédito tributário marque a alternativa CORRETA
A) Quando a legislação tributária não fixar o tempo do pagamento, o vencimento do crédito ocorre 10(dez) dias depois da data em que se considera o sujeito passivo notificado do lançamento.
B) O crédito não integralmente pago no vencimento é acrescido de juros de mora, seja qual for o motivo determinante da falta, sem prejuízo da imposição das penalidades cabíveis e da aplicação de quaisquer medidas de garantia previstas nesta Lei ou em lei tributária.
C) A legislação tributária não pode conceder desconto pela antecipação do pagamento do crédito tributário. 
D) A importância de crédito tributário não poderá ser consignada judicialmente pelo sujeito passivo, ainda que haja recusa de recebimento pela autoridade administrativa 
ALTERNATIVA CORRETA: LETRA B
11. Julgue os itens a seguir com (C) para os CORRETOS e (E) para os ERRADOS. Apresente a devida correção para os itens errados. A correção é indispensável para atribuição da pontuação do item errado. 
a) (E) De acordo com entendimento sumulado do STJ o deslocamento de mercadoria de um para outro estabelecimento do mesmo contribuinte constitui fato gerador do ICMS o simples
A alternativa está errada, pois de acordo com a Súmula 166 do STJ, não constitui fato gerador do ICMS o simples deslocamento de mercadoria de um para outro estabelecimento do mesmo contribuinte.
b) (C) Segundoa doutrina e a jurisprudência considera-se mercadoria todo bem ou coisa móvel, que tenha destinação comercial, cuja circulação se dá mediante a mudança de titularidade. 
c) (C) Não incidirá ICMS sobre as operações que destinem mercadorias para o exterior, nem sobre serviços prestados a destinatários no exterior; sobre operações que destinem a outros Estados petróleo, inclusive lubrificantes, combustíveis líquidos e gasosos dele derivados, e energia elétrica; sobre o ouro como instrumento cambial e nas prestações de serviço de comunicação nas modalidades de radiodifusão sonora e de sons e imagens de recepção livre e gratuita. 
d) (E) O Fato gerador do ICMS é a prestação efetiva, por empresa ou profissional autônomo, com ou sem estabelecimento fixo, de serviços constantes da Lista anexa à LC 116/2003.
A alternativa está errada, pois o fato gerador do ICMS é o momento da saída da mercadoria da empresa ou o início da prestação do serviço, o conceito da alternativa diz respeito ao ISS.
e) (C) Pelo princípio da progressividade, previsto no art. 156, §1º, I e II e art. 182, § 4º, II, CF, tem-se que as alíquotas do IPTU podem variar em razão do uso, da localidade e do valor do imóvel. 
f) (C) A Fazenda Pública pode substituir a certidão de dívida ativa (CDA) até a prolação da sentença de embargos, quando se tratar de correção de erro material ou formal, vedada a modificação do sujeito passivo da execução.
g) (C) CDA é título executivo judicial que goza de presunção de liquidez e certeza.
h) (C) Na ação de execução fiscal a citação do devedor será feita pelo correio e será considerada realizada na data da entrega da carta no endereço do executado. 
i) (E) O devedor citado em execução fiscal terá prazo de 10(dez) dias o pagar ou garantir o juízo, contados da data de entrega da carta ao devedor e não da juntada do AR aos autos; 
Alternativa errada, pois segundo o artigo 8º da Lei de Execução Fiscal – 6.830/80, o devedor será citado para, no prazo de 5 (cinco) dias, pagar a dívida com os juros e multa de mora e encargos indicados na Certidão de Dívida Ativa, ou garantir a execução.
j) (E) A penhora poderá recair sobre qualquer bem do devedor, ainda que sejam absolutamente impenhoráveis, pois o crédito tributário goza de garantias e privilégios especiais. 
Alternativa incorreta, pois de acordo com o artigo 10 da Lei 6.830/80, a penhora poderá recair em qualquer bem do executado, exceto os que a lei declare absolutamente impenhoráveis.
k) (C) Com o objetivo de obter a invalidação ou a desconstituição do título executivo - Certidão de Dívida Ativa (CDA) e do próprio crédito tributário o devedor poderá opor embargos à execução fiscal. 
l) (E) Na ação de embargos o devedor só poderá alegar matéria de ordem pública, não sendo possível requerer provas, apresentar documentos ou arrolar testemunhas. 
Alternativa está errada, pois nos embargos, o executado deverá alegar toda e qualquer matéria útil à sua defesa, requerer as provas que pretende produzir, apresentar documentos e rol de testemunhas (até três ou a critério do juiz)
m) (C) O crédito tributário somente poderá ser modificado, extinto, ou ter sua exigibilidade suspensa ou excluída nos casos legalmente previstos.
n) (C) São causas que extinguem o crédito tributário pelo pagamento a compensação, a remissão e a transação. 
o) (E) São modalidades de lançamento do crédito tributário a moratória, a homologação e o parcelamento.
A alternativa está errada, pois as modalidades de lançamento são: lançamento direto ou de ofício (artigo 149, CTN); lançamento por declaração (artigo 147, CTN); e lançamento por homologação (artigo 150, CTN).
p) (E) A expiração do prazo legal para o lançamento de um tributo, sem que a autoridade fazendária competente o tenha constituído é hipótese de prescrição. 
A alternativa está errada, pois neste caso seria hipótese de decadência e não de prescrição. A decadência consiste na perda do direito potestativo de lançamento do crédito tributário. (artigo 173 do CTN)
q) (E) Ocorrerá a exclusão do crédito tributário pela assinatura do termo de reconhecimento de dívida, e consequente parcelamento do débito, pelo contribuinte. 
A alternativa está errada, pois o parcelamento é causa de suspensão da exigibilidade do crédito tributário, conforme dispõe o artigo 151, VI do CTN.
r) (E) Segundo entendimento doutrinário a conversão do deposito em renda, a consignação em pagamento e a dação de bens imóveis em pagamento são causas de extinguem o crédito tributário em razão da segurança jurídica. 
A conversão do depósito em renda, a consignação em pagamento e a dação de bens imóveis são causas que extinguem o crédito tributário em razão do pagamento, não da segurança jurídica.
s) (C) A isenção e a anistia são causas de exclusão do crédito tributário, sendo a primeira hipótese de dispensa de crédito futuro e a segunda renúncia ao recebimento de penalidades pecuniárias. 
t) (C) Homologação é a modalidade de lançamento em que o contribuinte auxilia ostensivamente o Fisco, recolhendo o tributo, antes de qualquer providência da Administração, com base em montante que ele próprio mensura.