Buscar

Farmacobotânica - Solidago microglossa

Prévia do material em texto

Solidago microglossa DC.
•	Nome cientifica e nome popular:
Nome cientifico: Solidago microglossa DC.
Nome popular: Representados no Brasil, como: arnica, arnica-brasileira, arnicahorta, arnica-de-terreiro, arnica-brasil, arnica-silvestre, ervafederal, erva-lanceta, espiga-ouro, federal, flecha, lanceta, macela-miúda, marcelamiúda, rabo-de-foguete, rabo-de-rojão, sapé–macho (RUSSO; GARBARINO, 2008).
•	Filotaxia (tipo de folhas e nervuras)
É um arbusto perene, heliófilo, rizomatozo, geralmente com um único caule ereto que pode alcançar até 2 metros de altura. Suas flores são amarelas, pequenas, de cheiro agradável e formam uma inflorescência do tipo capítulo na extremidade do caule. Suas folhas são simples, de forma lanceolada medindo entre 0,5 cm de largura e 10 cm de comprimento, dispostas de maneira alternada ao longo do ramo. Os frutos são aquênios com até 0,5 cm de diâmetro. É encontrada naturalmente em regiões de campos rupestres ou cerrados de altitude, com solos rochosos e com pouca umidade.
 •	Classificação:
A solidago microglossa é angiosperma por que ela produz raiz, caule, folha, flor, semente e fruto. Considerando essas estruturas, perceba que, em relação às gimnospermas, as angiospermas apresentam duas "novidades": as flores e os frutos.
As flores têm pedicelos, invólucro campânula, brácteas firmes e glabras. O fruto é um aquênio de um mm de comprimento. Toda a planta exala aroma suave. Há também flores que não têm peças coloridas, não são perfumadas e nem produzem néctar.
Coloridas e perfumadas ou não, é das flores que as angiospermas produzem sementes e frutos. Coloridas e perfumadas ou não, é das flores que as angiospermas produzem sementes e frutos.
•	Ciclo Biológico
No Brasil, a proliferação desta planta é muito rápida e invasora, podendo até ser considerada como erva daninha. Sua proliferação inibe a germinação de sementes de outras plantas. Pode ser reproduzida por sementes ou por estaquia da parte apical do rizoma (caule). A sua floração ocorre nos meses de março e abril e a sua frutificação a partir de abril.
•	Propriedades medicinais: 
Amarga, antiespasmódica, anti-hemorrágica, antiinflamatória, anti-reumática, béquica, estomáquica, odontálgica, vulnerária.

Mais conteúdos dessa disciplina