Buscar

PROVA FINAL Estratégias de Leitura

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Estratégias de Leitura 
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) 
	
	
	1.
	A avaliação é um processo contínuo e complexo, que visa fazer com que o educador trace seus objetivos de acordo com o que pretende alcançar. Para avaliar o processo de leitura, é necessário levar em consideração a coerência que o leitor compreende o que está sendo lido, o grau de integração e a inferência realizada sobre a leitura. Com base no exposto, disserte sobre quatro aspectos que devem ser observados nas avaliações de leitura. ( * Máximo 4000 caracteres )
	
	
	2.
	Ler é mergulhar em um universo de significados. A leitura envolve, além do indivíduo que a pratica, também os diversos significados que podem ser construídos a partir dela. O leitor e a leitura criam, portanto, uma espécie de interação, na qual o diálogo com o texto se faz necessário para que haja a construção de sentido. Muitas vezes, o autor do texto trabalha com as palavras de tal forma que elas passam a ter significados para além da objetividade. Um dos recursos que podem ser utilizados, neste caso, é a palavra no seu sentido literal ou no seu sentido figurado. A partir do exposto, explique a diferença entre sentido literal e sentido figurado da palavra e exemplifique. ( * Máximo 4000 caracteres )
	
	
Respostas:
1. Atitudes emocionais : neste aspecto é necessário observar se há uma conexão entre o leitor e o texto, um envolvimento afetivo do aluno com a leitura, pois isto induz a uma grande aprendizagem.
Manejo de fontes escritas :avaliar a capacidade do aluno em buscar e conseguir informações por meio da leitura.
Adequação da leitura à intenção leitora : capacidade de focar a atenção ao que é fundamental no texto ignorando o que não tem relevância. Retirando do texto a informação essencial e necessária.
Construção Mental da Informação: apurar o de quanto o aluno consegue entender do conteúdo em que leu. Se ele utiliza de forma concreta o seu conhecimento antecipado para compreender as informações que não estão claras. Se reúne as informações em um esquema mental lógico e compreensível e se retém a longo prazo na memória o que foi lido.
--------------------------------------------------------------------------------------------------
2. Sentido Literal: é o significado verdadeiro, próprio das expressões e enunciados. Tem o valor denotativo, pois pode ser compreendido sem a ajuda do contexto frásico. É utilizado em textos com o objetivo principal de informar, orientar e argumentar, transmitindo uma informação clara e objetiva.
Exemplo: Minha mãe faz um pão doce delicioso.
 O bicho atacou o menino.
Sentido Figurado: é quando palavras ou expressões adquirem situações particulares no seu uso e dependem do contexto frásico para serem entendidas passando a ter um valor conotativo, porque a palavra passa a ter um sentido simbólico, ampliado ou alterado no seu uso, permitindo uma idéia além do seu sentido usual, sua principal função é aumentar a expressividade e provocar sentimentos em quem esta lendo. É muito utilizado em textos de músicas, poesias, poemas e informes publicitários etc...
Exemplo: Meu pai era um pão quando novo.
 Se ele não se explicar o bicho vai pegar.
Sentido figurado é o que as palavras ou expressões adquirem em situações particulares de uso. A palavra tem valor conotativo quando seu significado é ampliado ou alterado no contexto em que é empregada, sugerindo idéias que vão além de seu sentido mais usual.
Outra característica importante do processador contextual é que ele contribui muito para o processamento ortográfico de leitores proficientes, aumentando a velocidade e auxiliando sua interpretação, ou seja, quando um leitor domina o assunto de um determinado texto, o processador ortográfico será muito mais rápido. Mesmo na leitura de palavras mais irregulares, as pistas fornecidas pelo processador contextual são muito úteis, pois nos dão assistência na decodificação.

Mais conteúdos dessa disciplina