Buscar

AVALIAÇÃO 1º - Literatura - 05 04 2021 - atual

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Nome: 
	
	Docente: Virgínia Tomás Santana 
	Curso: Pedagogia
	Disciplina: Literatura Infantojuvenil 
	Período: Matutino
	Data: 
	
QUESTÃO 01 (250 pontos)
Regina Zilberman problematiza: “Como procede a literatura? Ela sintetiza, por meio dos recursos da ficção, uma realidade, que tem amplos pontos de contato com o que o leitor vive cotidianamente. Assim, por mais exacerbada que seja a fantasia do escritor ou mais distanciadas e diferentes as circunstâncias de espaço e tempo dentro das quais uma obra é concebida, o sintoma de sua sobrevivência é o fato de que ela continua a se comunicar com o destinatário atual, porque ainda fala de seu mundo, com suas dificuldades e soluções, ajudando-o, pois, a conhecê-lo melhor” (1993, p. 22). 
Tendo por base essa premissa e o que vimos sobre o conceito e natureza da literatura em geral e da literatura infantil em particular, é correto afirmar, sobre um bom texto de literatura infantojuvenil, que: 
a) se um texto é ruim ou bom, isso vai depender da identificação da criança com ele. A criança irá se identificar com as personagens infantis das histórias, vendo nos textos as qualidades e defeitos dessas personagens. A moral da história é imprescindível para a distinção entre um bom e um mau texto e sem ela a mensagem principal pode se perder;
b) os critérios que permitem o discernimento entre o bom e o mau texto para crianças não destoam daqueles que distinguem a qualidade de qualquer outra modalidade de criação literária. Seu aspecto inovador merece destaque, na medida em que é o ponto de partida para a revelação de uma visão original da realidade, atraindo seu beneficiário para o mundo com o qual convivia diariamente, mas que desconhecia; 
c) uma fábula, cujas personagens são animais, não permite a identificação com situações humanas cotidianas. Mas seu caráter moralizante faz com que ela seja adotada por todos os povos, adultos ou crianças, e serve como forma de difusão das ideias da classe dominante para as classes populares e para as crianças; 
d) a leitura de textos literários é importante na formação da criança, pois a ajuda a distinguir entre o certo e o errado por meio da vivência de outras personagens com as quais ela pode se identificar e querer imitar;
e) um texto de literatura infantojuvenil é bom quando é possível estudá-lo por meio da psicanálise, encontrando fatores do inconsciente dentro de histórias aparentemente desmembradas da realidade do leitor.
QUESTÃO 02 (250 pontos)
(VUNESP-2019) É prioritário estimular a leitura desde a infância, pois ao perceber o encanto do universo do livro e descobrir todas as portas que ele abre, o indivíduo dificilmente deixará de ser um leitor ao longo de toda a sua vida. Portanto, para conquistarmos a meta tão almejada de que o Brasil seja um país de leitores, não há outro caminho senão despertar nas crianças e adolescentes o gosto pela leitura. Significativa contribuição para isso foi o fato de o livro do ano de ficção do Prêmio Jabuti 2014, o mais importante do mercado editorial brasileiro, ter sido Breve História de um Pequeno Amor, de Marina Colasanti. Tal conquista para uma obra infantojuvenil chama a atenção de todos para esse segmento da literatura. Ao fazermos uma reflexão sobre a relevância da leitura para o público infantojuvenil, é pertinente lembrarmos o 25o aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança, celebrado dia 20 de novembro, em Nova York, pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Na ocasião, o comitê responsável pelo monitoramento desse programa ressaltou a importância da participação ativa das crianças nas discussões que afetem suas vidas. 
(Folha de São Paulo, 16.03.2015. Adaptado) 
 De acordo com o texto, a formação de um leitor está relacionada:
(A) à obrigatoriedade de leitura de obras de qualidade, principalmente na infância, para a criação do hábito de ler. 
(B) às experiências de leitura significativas que, em geral, acontecem quando se chega à idade adulta. 
(C) aos encantos que a literatura oferece, preferencialmente quando se trata de obras de autores premiados. 
(D) à autonomia que deve ser dada às crianças e aos adolescentes para que possam ler o que quiserem e como quiserem. 
(E) ao estímulo que a pessoa recebe desde a mais tenra idade, o que lhe possibilita vivenciar encantos e descobertas.
QUESTÃO 03 (250 pontos)
(UNIVERSOFAEL /2021) A literatura infanto-juvenil aborda três vertentes, pois nasceu de mãos dadas com a pedagogia e dela não conseguiu libertar-se totalmente até a atualidade, apesar de grandes avanços. Assinale a alternativa que corresponde a vertente pedagógica:
a) O objetivo central de uma obra literária é o trabalho do autor no desenvolvimento de um assunto com o intuito de ensinar alguma coisa. Existe a intenção de que a literatura não seja uma experiência vã, sem significados, e que, ao término da leitura de uma obra, algo seja acrescido ao leitor em sua bagagem intelectual e moral.
b) Representa um riquíssimo material que está ao alcance de todos e que tem uma importante contribuição a dar no processo de ensino-aprendizagem na educação infantil.
c) A experiência lúdica é fundamental para o desenvolvimento da criatividade, da interação com o meio e socialização da criança. Uma das atividades que se pode propor é a de brincar com a palavra de forma criativa, fazendo novas articulações, gerando possibilidades incomuns de emprego da língua, como a poesia e as canções infantis folclóricas.
d) Trata-se da vertente que, por estar relacionada à arte, à produção do belo, pode ser desenvolvida a partir de elementos da linguagem poética, como a rima, o ritmo, o uso de refrão, repetição e jogos de vocabulários 
QUESTÃO 04 (250 pontos)
Relacione a segunda coluna de acordo com a primeira:
(1)Fábula.
(2)Apólogo.
(3)Conto de fadas.
(4)Poesia.
(5)Lenda.
(__) Tem por objetivo transmitir certo ensinamento, caracterizando, portanto, um efeito pedagógico. Os protagonistas das histórias são animais personificados.
(__) Trata-se de uma narrativa curta, que tem como núcleo dramático uma só trama e que transparece sempre a atitude mais voltada para a realização interior das personagens, no plano existencial.
(__) Encerra uma lição de sabedoria. São os objetos ou elementos da natureza que assumem condição humana.
(__) É uma forma narrativa antiga, geralmente breve, baseada nos conhecimentos e ensinamentos tradicionais de um povo, sem necessariamente partir de um fundo verídico, superando o histórico e o verdadeiro.
(__) Trata-se de uma manifestação literária em forma de versos tradicionais (como o soneto) ou livres (sem padronização, ritmo ou rima), na qual as palavras podem ou não se ajustar com o ritmo ou som.
Marque a sequência correta:
Escolha uma:
a. 5, 4, 3, 2, 1.
b. 1, 3, 2, 4, 5. 
c. 1, 2, 3, 4, 5.
d. 1, 3, 2, 5, 4.

Mais conteúdos dessa disciplina