Buscar

Lista de exercícios 3 microbiologia de alimentos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Lista de exercícios 3
Aluna: Sinthia Amorim
01. Uma deterioração microbiana ocorre principalmente por quais condições?
As principais condições para a deterioração microbiana são: alta atividade de água, pH próximo da neutralidade e riqueza de nutrientes nitrogenados e sais minerais.
02. Cite as principais alterações decorrentes de uma deterioração no alimento por bactérias e fungos?
Alteração de sabor e odor, alteração da cor, rancidez, alteração de viscosidade, produção de gás (espuma) e produção de limo.
03. Qual o principal tipo microbiano promove deterioração em alimentos, como leites, derivados e produtos cárneos? Explique o porquê e cite dois tipos de deterioração com os respectivos gêneros microbianos envolvidos? 
Bactérias são o principal tipo microbiano deteriorador desses alimentos. Tanto o leite como a carne são ótimos meios de cultura pelas características intrínsecas dos mesmos, tais como, alta atividade de água, pH próximo da neutralidade e riqueza de nutrientes nitrogenados e sais minerais presentes dos dois alimentos. 
Exemplos: Alterações na cor em carnes e da viscosidade no leite é causada por Lactobacillus.
04. Qual o principal tipo microbiano promove deterioração em alimentos, como cereais e produtos farináceos? Explique o porquê e cite dois tipos de deterioração com os respectivos gêneros microbianos envolvidos? 
Somente o gênero Bacillus promove deterioração de alimentos com baixo teor de alga como os cereais. Já essa condição beneficia o crescimento de bolores nesse meio. 
05. Quais os microrganismos preocupantes em deterioração para alimentos enlatados e refrigerados, explique?
Para os alimentos enlatados os microrganismos preocupantes são: bactérias termofílicas ou termófilas cujo a temperatura ótima de crescimento superior a 45°C; normalmente 55°C ou mais, ou bactérias termodúricas que sobrevivem a altas temperaturas, ou seja, tolera a processos de pasteurização mal realizados. 
Já para os alimentos refrigerados a preocupação são com as bactérias termodúricas assim como nos enlatados e também as bactérias psicrotrófilas que são microrganismos que crescem em temperaturas de refrigeração comercial.