Buscar

Prévia do material em texto

-XILEMA-
O xilema é o tecido responsável pelo transporte de água e solutos a todas as partes vegetais, armazenamento de nutrientes e suporte mecânico. Juntamente com o floema forma o tecido vascular. No seu desenvolvimento completo o xilema secundário é comercialmente chamado de madeira. O xilema secundário é um tecido complexo, formados por vários tipos celulares organizados no sistema axial, ou vertical e no sistema radial, ou denominado de horizontal. O sistema axial tem sua origem nas iniciais fusiformes do câmbio. Já o sistema radial tem sua origem nas iniciais radiais do câmbio.
Nos elementos traqueais, a deposição de parede secundária sobre a primária pode variar em diferentes graus, o que defines padrões distintos. No desenvolvimento dos primeiros elementos traqueais de uma planta, a deposição de parede secundária ocorre na forma de anéis que não se conectam, formando o padrão anelar ou de forma helicoidal (Figura 7), essas duas formas são normalmente encontradas no protoxilema.
Os parênquimas, classificados em axial, associados ao crescimento vertical da planta e radial que participam no crescimento lateral da planta. Os dois tipos de parênquimas, possuem a função de armazenamento e translocação de água e solutos a curta distância.
As fibras são células de sustentação, responsáveis pela rigidez e flexibilidade da madeira, possuem forma alongada e extremidades afiladas, com maior dimensão no sentido do eixo longitudinal da planta. As fibras se dividem em dois tipos, as libriformes e fibrotraqueídes.
Anéis de crescimento Análise de cortes transversais de troncos, a olho nu ou com auxílio de lupa pode se observar camadas mais ou menos concêntricas ao redor da medula, denominadas de anéis de crescimento. Isso se deve a atividade do câmbio vascular no decorrer de cada ano e que são características úteis para datar a idade de uma árvore.
Cerne e alburno 
Regiões do xilema secundário que se mantém funcional, apresenta-se mais clara e é denominada de alburno. As células do alburno com o passar do tempo se tornam inativas para o transporte de água passando a constituir o cerne, ou lenho inativo.
Inclusões minerais do xilema secundário 
Cristais de oxalato de cálcio podem ser encontrados nas células do parênquima axial, nos raios, nas fibras. Esses cristais têm valor taxonômico e podem se apresentar na forma de ráfides, drusas, estiloides, cristais aciculares, cristais prismáticos e areia cristalina.
Estruturas secretoras 
Estruturas denominadas de células oleíferas e ou mucilaginosas, podem ser encontradas nos parênquimas radial e axial ou entre as fibras. Canais intercelulares axiais e canais intercelulares de origem traumática, são ductos tubulares circundados por células epiteliais que secretam resinas, goma, etc. Os Laticíferos e tubos taniníferos, podem se estender-se radialmente ou axialmente e penetrar em fibras.
Lenho 
A disposição regularmente em séries horizontais e paralela dos elementos celulares do xilema secundário é denominada de lenho estratificado. Os principais grupos vegetais que produzem xilema secundário ou madeira são as eudicotiledôneas lenhosas e as gimnospermas.

Mais conteúdos dessa disciplina