Buscar

pronto para postar

Prévia do material em texto

Centro Universitário Leonardo da Vinci
	
	
	
	
	
	
	
DEISI EILERT LEMOS E MORGANA BERTOLLO
PEDAGOGIA FLC1491
GLAÉ MACHADO
PROJETO DE ESTÁGIO: MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
MONTENEGRO- SÃO SEBASTIÃO DO CAÍ- RS
2021/1
SUMÁRIO	Comment by Jessiel: Atualizar o número das páginas de acordo com a estrutura do trabalho finalizado.
PARTE I: PESQUISA	3
1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA	3
1.2 OBJETIVOS	3
1.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DA PESQUISA	4
PARTE II: PROCEDIMENTOS DE ESTÁGIO	6
2.1 METODOLOGIA	6
2.2 CRONOGRAMA	7
REFERÊNCIAS	8
APÊNDICES	9
1 PARTE I: PESQUISA
1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA 
Área de concentração: Metodologias do Ensino.
Programa de Extensão: Metodologias e estratégias de ensino e de aprendizagem.
Projeto de Extensão: Práticas pedagógicas na educação básica em tempos de ensino à distância. 
Produto Virtual: Trilha Pedagógica
Tema: Musicalização na Educação Infantil.
 Em tempos de pandemia, percebemos que as pessoas não estão se cuidando o suficiente, mas a pandemia além de risco à saúde física, está causando diversos impactos negativos, principalmente à saúde mental e afetando todas as idades. Nesse momento de dificuldade em nosso país as crianças estão precisando ainda mais de atenção, pois estão em desenvolvimento cognitivo, físico e mental necessitando de algo que neste momento ainda não é possível que é a socialização com professores, alunos, amigos, familiares, etc...
 Mas nós como futuros professores não podemos perder o ânimo nem a esperança, de nos dedicarmos em fazer o nosso melhor pelo futuro da educação infantil, por esse motivo estamos trabalhando e buscando respostas para um momento de muitas perdas nas famílias, então esse trabalho se faz voltado a música, por ser algo que alegra e ensina ao mesmo tempo, desenvolve habilidades, socializa e constrói pensamentos na música e no lúdico. Então percebemos esta riqueza de atividade que nos traz a musicalização na educação infantil. Como diz Milleco (2002, p.11): “Cantando criamos ordenações no espaço/tempo, projetando-nos combinando notas, expressamos o que sentimos e o que sabemos sobre o sentimento humano”. A Educação Infantil é o primeiro contato que a criança tem com a escola através deste meio que se inicia o desenvolvimento cognitivo, entretanto ela não está acostumada com a rotina que será desenvolvida e o melhor estimulo é através da música. A música deve ser utilizada como ferramenta de trabalho, trazendo conceitos favoráveis para o dia-a-dia do aluno há vários estudos que comprovam que o ensino-aprendizagem da criança através desta metodologia influencia na socialização com outras crianças. 
1..2 OBJETIVO
· Compreender a musicalização na educação infantil.
· Ampliar o repertório musical.
· Apresentar hábitos de Higiene Bucal.
· Demonstrar diferentes situações, onde a criança consiga se identificar, valorizando a diversidade.
· Elaborar materiais para proporcionar o contato e a experiência com a linguagem musical.
1.2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
 A aprendizagem na educação infantil precisa estar ligada primeiramente a socialização da criança com o ambiente escolar isso é a criança precisa sentir-se bem e precisa se sentir aceita e até querida pela professora e pelos coleguinhas.
 Para a criança aprender diversas palavras e sentidos das palavras, usamos a música que é algo que está acontecendo em seu ambiente cotidiano em geral.
 Porém vamos falar um pouco da música. A palavra música, vem do grego mousikê e está dizendo arte das musas, sendo um símbolo a mitologia grega, porém a sua origem não é evidente nos fatos. Muitos estudiosos pensam que a música já existia na Pré História e que se apresentava em um caráter religioso, se apresentava de forma ritualista em agradecimento aos Deuses Gregos.
 Kishimoto, (1993, p, 7) afirma: “Cada tempo histórico possui uma hierarquia de valor que oferece uma organicidade e essa heterogeneidade. São esses valores que orientam a elaboração de um banco de imagens culturais que se refletem nas concepções de criança e seu brincar”.
A música no Brasil se formou pela miscigenação das raças e formas, esta diversidade de formas e ritmos que temos e isso se faz muito interessante, para podermos trabalhar diversas culturas da música com a educação infantil.
Ao longo dos anos a música tem se mantido presente em nossas vidas e isso não é por um acaso, realmente a música acalma, desenvolve e dá prazer. O lúdico e a música estão em eventos nas escolas, fazendo a alegria da criançada.
A criança precisa se sentir querida e respeitada por todos, a musicalização pode fazer uma criança se soltar nas suas emoções de começar um aprendizado adequado pra idade em que está.
Para o Referência Curricular Nacional para a Educação Infantil. (1998, p, 28)
“A brincadeira, favorece a autoestima das crianças, auxiliando-as a superar progressivamente suas aquisições de forma mais criativa. Brincar contribui assim para a interiorização de determinados modelos de adulto, no âmbito de grupos sociais diversos. Essas significações atribuídas ao brincar transformam em um espaço singular de constituição infantil. Nas brincadeiras as crianças transformam os conhecimentos que já possuíam anteriormente em conceitos gerais com os quais brincam. Por exemplo para assumir um determinado papel numa brincadeira, a criança deve conhecer algumas das suas características”.
É importante sabermos que a música e o lúdico estão muito juntos e que a criança forma seu processo de desenvolvimento mental no campo social, cognitivo, psicomotor, socioafetivo, criativo e linguístico, todos estes campos criam a inteligência e precisam ser trabalhados na criança.	Comment by Glae: A fundamentação teórica está muito magra, precisa aprofundar mais o assunto!Pelo menos 3 a 5 páginasConceito de musicalizaçãoContribuições para desenvolvimento infantilComo usar a musicalização na escolaPesquisas mostrando sua eficácia comprovada no desenvolvimento infantil
 A palavra música, do grego mousikê, que quer dizer "arte das musas", é uma referência à mitologia grega e sua origem não é clara. Muitos acreditam que a música já existia na pré-história e se apresentava com um caráter religioso, ritualístico em agradecimento aos deuses ou como forma de pedidos pela proteção, boa caça, entre outros. Se pensarmos que a dança aparece em pinturas rudimentares da pré-história não é difícil acreditar que a música também fazia parte dessas organizações. 
 Nessa época podemos imaginar que muitos sons produzidos provinham, principalmente, dos movimentos corporais e sons da natureza e, assim a música começou a ser aprimorada utilizando-se de objetos dos mais diversos. Ainda para refletirmos sobre o assunto e reforçar a teoria sobre a música na pré-história basta lembrar-se da existência de tribos indígenas que mantêm total isolamento das sociedades organizadas e vivem ainda de forma rudimentar (paradas em um período da pré-história) e que possuem rituais envolvendo a música, utilizando a percussão corporal, a voz e objetos primários, básicos desenvolvidos para esse fim (CANDÉ, 2001 pg 38).
 Muitos historiadores apontam a música na antiguidade impregnada de sentido ritualístico e como instrumento mais utilizado a voz, pois por meio dela se dava a comunicação e nessa época o sentido da música era esse, comunicar-se com os deuses e com o povo. Na Grécia, a música funcionava como uma forma de estarem mais próximos das divindades, um caminho para a perfeição. Nessa época, a música era incorporada à dança e ao teatro, formando uma totalidade, e ao som da lira eram recitados poemas. As tragédias gregas encenadas eram inteiramente cantadas acompanhadas da lira, da cítara e de instrumentos de sopro denominados aulos. 
 Um destaque importante na antiguidade foi Pitágoras, um grande filósofo grego que descobriu as notas e os intervalos musicais. Já em Roma amúsica foi influenciada pela música grega, pelos etruscos e pela música ocidental. Os romanos utilizavam a música na guerra para sinalizar ações dos soldados e tropas e também para cantar hinos as vitórias conquistadas, também possuía um papel fundamental na religião e em rituais sagrados, assim como no Egito, onde os egípcios acreditavam na "origem divina" da música, que estava relacionada a culto aos 12 deuses. Geralmente os instrumentos eram tocados por mulheres (chamadas sacerdotisas).
 Os chineses, além de usarem a música em eventos religiosos e civis tiveram uma percepção mais apurada da música e de como esse refletia sobre o povo chegando a usar a música como "identidade" ou forma de "personalizar" momentos históricos e seus imperadores (FINLEY, 1998, 25). 
 A música do Brasil se formou a partir da mistura de elementos europeus, africanos e indígenas, trazidos respectivamente por colonizadores portugueses, escravos e os padres jesuítas que a usava em cultos religiosos e para atrair atenção à fé cristã. Os nativos que aqui já habitavam também tinham suas práticas musicais, fato que ajudou a estabelecer uma enorme variedade de estilos musicais, que se solidificaram com o decorrer da história. Em terras brasileiras, as primeiras manifestações musicais, que recebem registros históricos, são as dos padres jesuítas, que, naquele momento, queriam mais fiéis para sua igreja do que promover educação ou manifestações artísticas por meio de sua música. França mostra esse contexto histórico em sua obra A Música no Brasil (FRANÇA 1953, p.7):
O coral Gregoriano mágico instrumento de conversão de que se utilizou o jesuíta José de Anchieta, aquela magnífica figura de evangelizador. E com ele os jesuítas Aspicuelta Navarro e Manuel de Nóbrega. Este dizia que: „com a música e a harmonia, atrevo-me a atrair para mim todos os indígenas da América ‟. A ligação dos índios com os jesuítas ficou mais estreita por meio da música que os padres usavam para catequizá-los. Logo após sua chegada, os jesuítas construíram aldeamentos que chamavam Missões ou Reduções, esses locais serviam para levarem sua fé aos índios e para se manter com certa tranquilidade no Brasil Colonial. Davidoff (1994, p.42) caracterizou estruturas as Reduções jesuítas:
“O armazém geral, a casa de hóspedes e a casa das moças eram mais pobres e os alojamentos indígenas consistiam de longos edifícios de pau-a-pique ou adobe, abertos para uma varanda coberta".
 Entender o papel da música na Educação Infantil e possibilitar ao educando a vivência dessa prática constitui o primeiro passo para a construção do fazer musical, no ambiente escolar, permitindo que o canto deixe de ser uma ação mecânica, sem uma intencionalidade definida. Dessa maneira, as escolas devem proporcionar situações em que a criança possa ampliar seu potencial criativo, favorecendo o desenvolvimento do seu gosto estético e aumentando sua visão de mundo.
 Quando a criança ouve uma música, aprende uma canção, brinca de roda, participa de brincadeiras rítmicas ou de jogos de mãos recebe estímulos que a despertam para o gosto musical, introduzindo no seu processo de formação um elemento fundamental do próprio ser humano. A expressão e a criação mediante o conhecimento da música acompanham o ser humano ao longo de sua vida
PARTE II: PROCEDIMENTOS DE ESTÁGIO	6
2.1 METODOLOGIA:
 A instituição escolhida foi a Escola Municipal Conceição, uma escola do interior, do Município de São Sebastião do Caí.	Comment by Glae: Falar da escola, caracterizar esse espaço com mais detalhes
 Devido a situação que estamos vivenciando, referente ao Covid-19, o estágio foi totalmente virtual. Este estágio foi realizado através de pesquisas bibliográficas, como também por meios de redes sociais e telefone. Consegui diretamente as informações de pesquisa com a Diretora Jaqueline Nascimento, enviei para ela por WhatsApp e ela me reenviou com as respostas necessárias, etc. A professora titular da turma vai trabalhar a música na Educação Infantil cada dia da semana, durante a rodinha da conversa será apresentado aos alunos uma música infantil, para que eles cantem e mostrem qual o conhecimento que já possuem sobre o assunto da música, após serão organizados em grupos para desenvolverem a atividade proposta, pintar, desenhar, colar, colorir, ou montar personagens relacionados a música.
2.2 CRONOGRAMA:
	ETAPA
	AÇÃO A SER REALIZADA
	DATA PARA POSTAGEM (Flex) ou ENTREGA (Semipresencial)
	Etapa 1
	Escrita do Projeto de Estágio.
Postar/Entregar o Projeto de Estágio.
	15/04/2021
	Etapa 2
	Observação virtual e preenchimento do Roteiro de Observação
(O modelo está disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem da disciplina de Estágio).
Postar/Entregar o Roteiro de Observação Virtual.
	29/04/2021
	Etapa 3
	Escrita do Paper de Estágio e elaboração do projeto de extensão de acordo com o Programa de Extensão escolhido.
Postagem do produto virtual.
	13/05/2021
	Etapa 4
	Realização da Socialização de Estágio.
	25/06/2021
REFERÊNCIAS:	Comment by Glae: Ver normas da ABNT
KISHIMOTO,T.M. Jogos tradicionais infantis; o jogo , a criança e a educação. Petrópolis: Vozes, 2002.
MILLECO,A.L. É preciso cantar.p. 83, Rio de Janeiro. Editora Enelivros. Publicação janeiro de 2000.
BRASIL. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, v. 3. Conhecimento de Mundo. MEC/SEF, 1998.
WEIGEL, Anna Maria Gonçalves. Brincando de Música. Porto Alegre, Kuarup, 1998.
APÊNDICES
APÊNDICES
	PLANO DE AULA
PLANO DE PERÍODO DE PANDEMIA
	Nome da escola
	Escola Municipal Conceição.
	Diretor(a)
	Jaqueline Nascimento.
	Turma
	Pré 2 da Educação Infantil.
	
	- Digite aqui
-
-
	Disciplinas/Campo de Experiência
	Música e Tema transversais - Saúde
	
	Digite aqui
	Tema
	Higiene Bucal.
	
	Digite aqui
	Objetivos/Habilidades
	*Valorizar o hábito da escovação diária, para manter um sorriso saudável, (EI03CG04).
*Reconhecer a importância dos cuidados com os dentes para uma boa higiene bucal. (EI03CG04)
*Identificar os diferentes hábitos de higiene bucal. (EI03CG04)
	
	Digite aqui
	Recursos/Materiais
	Avental, EVA, papel e cartolina.
	
	Desenvolvimento/Procedimentos Metodológicos
	
	Comment by Glae: Descrever passo a passo, cada momento da aulaMomento 1: organizar os alunos em circulo...Momento 2 contar a história..Momento 3: confeccionar ...Qual o momento da música?
1º- Recepção dos alunos em sala de aula.
2º- Contar a história do Jacaré com dor de dente.
3º- Confeccionar o jacaré no papel pardo com os alunos. 
*Nome do Livro: Jacaré com Dor de Dente.
*Autor: Walcyr Carrasco
Resumo: História DENTE: Joca era um jacaré que se achava muito esperto. Mas, desconfio que Joca não era tão esperto assim. Certo dia, Joca acordou com uma terrível dor de dente.
	Comment by Glae: Desnecessário, só colocar o nome do livro e do autor e o resumo da história.Os dados vão lá nas referências 
	Avaliação
	Observar a atenção e interesse das crianças em relação a higiene bucal, assim como sua participação na escovação dos dentes.
	Referências
	
https://www.moderna.com.br/autoresexclusivos/walcyr-carrasco/biblioteca/o-jacare-com-dor-de-dente.htm
APÊNDICES
	PLANO DE AULA
PLANO DE PERÍODO DE PANDEMIA
	Nome da escola
	Escola Municipal Conceição.	Comment by Jessiel: Se possível, inserir o nome do(a) diretor(a)
	Diretor(a)
	Jaqueline Nascimento.
	Turma
	Pré 2 da Educação Infantil
	
	Digite aqui	Comment by Jessiel: Inserir a turma que os Planos são destinadosExemplo: 1º ano do Ensino FundamentalOU2º ano do Ensino Médio	Comment by Jessiel: Estágios realizados no Ensino Fundamental e Ensino Médio inserir a(s) disciplina(s) que serão abordadas.Estágios de/com Educação Infantil inserir o Campo de Experiência(consultar BNCC) que o plano está relacionado.
	Disciplinas/Campo de Experiência
	Matemática e Música.
	
	Digite aqui	Comment by Jessiel: Inserir o tema que será abordado na aula.
	Tema
	Higiene Bucal.
	
	- Digite aqui	Comment by Jessiel: Inserir as habilidades/ competências a serem alcançados pelo estudante ao final das regências.
-
-
	Objetivos/Habilidades
	*Conhecer os diferentes produtos usados no combate das cáries. (EI03CG04)
* Conscientizar-se da importância de ir ao dentista, para avaliar a saúde bucal. (EI03CG05)
	
	Digite aqui	Comment by Jessiel: Inserir os materiais/recursos necessários que serão utilizados paraalcançar os objetivos propostos. Exemplo: jornal, livro didático, mapas, quadro de giz, computador, vídeo, DVD, CD, internet, etc.
	Recursos/Materiais
	Avental, EVA, papel e cartolina.	Comment by Jessiel: Inserir os materiais/recursos necessários que serão utilizados paraalcançar os objetivos propostos. Exemplo: jornal, livro didático, mapas, quadro de giz, computador, vídeo, DVD, CD, internet, etc.
	
	Desenvolvimento/Procedimentos Metodológicos
	1º Colocar a música do Mundo Bita- “Escovação dos Dentes”, para recepcionar as crianças na chegada da sala de aula.
2º Confecção do Mascote Joca com a turma, cada um vai confeccionar o seu e levar para casa.
3º Ensinar a escovar os dentes. 
	Avaliação
	Será satisfatória se a maioria dos alunos, reconhecerem e valorizarem os cuidados com a higiene bucal.
	Referências
	
Criarensinar.blogspot.com/2014/05/jacaré-com-dor-de-dente.html?m=1.
Anexos	Comment by Jessiel: Inserir de exercícios, textos, entre outros utilizados na aula (caso houver)
APÊNDICES
	PLANO DE AULA
PLANO DE PERÍODO DE PANDEMIA
	Nome da escola
	Escola Municipal Conceição.
	
	
	 Turma
	Pré 2 da Educação Infantil.
	
	Disciplinas/Campo de Experiência
	Musicalização.
	
	Tema
	Aquarela.
	
	Objetivos/Habilidades
	Despertar a imaginação e a criatividade explorando as cores. (EI03CG02)
Estimular a coordenação motora, o ritmo e o equilíbrio. (EI03CG02)
	
	Recursos/Materiais
	Folha A4, papel crepom amarelo e palitos de fósforo. 
	
	Desenvolvimento/Procedimentos Metodológicos
	1ºColocar a música para as crianças irem identificando a música aquarela e cantar com eles.
2º Confeccionar um sol com a cor amarela, e em seguida recortar papel amarelo em quadrados pequenos e colar dentro do sol.
3º Confeccionar um castelo de palito de fósforo, podendo levar para casa.
	Avaliação
	Observar os alunos despertar sua imaginação e criatividade e reconhecer as cores, etc...
	Referências
	Youtube.com/watch?v=1G1ZU56tsdo.
APÊNDICES
	PLANO DE AULA
PLANO DE PERÍODO DE PANDEMIA
	Nome da escola
	Escola Municipal Conceição
	Diretor(a)
	Jaqueline Nascimento.
	Turma
	Pré 2 da Educação Infantil.
	.
	Disciplinas/Campo de Experiência
	Musicalização.
	
	Tema
	Animais.
	
	Objetivos/Habilidades
	Conhecer o modo de vida dos animais. (EI03TS03).
	
	Recursos/Materiais
	*Tinta tempera guache e a casca de um ovo.
	]
	Desenvolvimento/Procedimentos Metodológicos
	1º Colocar a música para os alunos escutarem na chegada em sala de aula. 
2º Cantar a música com todos eles.
3º Entrega de um xerox com a imagem da Galinha Magricela, para eles pintarem com tinta tempera guache.
4º Cada aluno deverá trazer de casa uma casca de ovo para pintar com tinta tempera e colar ao lado da pintura da Galinha Magricela.
	Avaliação
	Observar a atenção e interesse para o desenvolvimento da atividade.
	Referências
	
Youtube.com/results?sp=mAEB&search-query=a+galinha+magricela.
APÊNDICES
	PLANO DE AULA
PLANO DE PERÍODO DE PANDEMIA
	Nome da escola
	Escola Municipal Conceição 
	Diretor(a)
	Jaqueline Nascimento 
	Turma
	Pré 2 da Educação Infantil
	
	Disciplinas/Campo de Experiência
	Musicalização.
	
	Tema
	Animais e cores.
	
	Objetivos/Habilidades
	*Identificar o Habitat dos animais.
*Explorar a imaginação utilizando vários recursos para trabalhar a história. (EI03TS03). (EI03ET05)
	
	Recursos/Materiais
	Papel pardo para realização de um cartaz, lápis de cor.
	
	Desenvolvimento/Procedimentos Metodológicos
	1º Organizar todos os alunos em um círculo para a contação da história Viviana Rainha do Pijama.
2º Confeccionar um pijama e colorir para fazer a colagem no cartaz que ficará exposto na sala de aula, cada pijama com seu nome.
3º Cada aluno poderá realizar o seu animal preferido da história em uma folha A4 e colar em seu caderno, podendo dar um nome a ele.
	Avaliação
	Observar o interesse das crianças sobre a história contada e a realização das propostas desenvolvidas.
	Referências
https://pt.slideshare.net/ssuser858330/viviana-a-rainha-do-pijama
 
_1156253328.bin