Buscar

Prova Legislaçao e direito ambiental Discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Legislação e Direito Ambiental (EAB08)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:668660) ( peso.:4,00)
	Prova:
	34975446
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Os princípios do direito ambiental foram originados a partir de uma construção jurídica originada no direito internacional ambiental, a partir das conferências ambientais internacionais, a exemplo: a Conferência de Estocolmo (1972), a Cúpula da Terra ou Conferência do Rio (1992) e a Convenção Quadro das Nações Unidas Sobre as Mudanças do Clima (1992). Entre os princípios do direito ambiental, encontra-se o princípio comumente aplicado através de ações que evitem a ocorrência de danos ambientais. Cite qual o princípio ligado a estas ações desta ordem e descreva-o.
FONTE: PANTOJA, O. Os cinco mais importantes princípios do Direito Ambiental. Disponível em: https://www.aurum.com.br/blog/principios-do-direito-ambiental. Acesso em: 18 nov. 2019.
	Resposta Esperada:
Este princípio é chamado de princípio da Prevenção. Ele preconiza que existe a certeza científica do impacto ambiental de determinada atividade. A partir daí, deve-se executar as medidas necessárias para se evitar o dano ambiental.
	2.
	Paulo deseja realizar a retirada de algumas árvores de seu terreno. Para agilizar tal procedimento, ele efetua a supressão (retirada) da vegetação em um dia de feriado nacional, sem a autorização do órgão ambiental competente. Além disso, acaba por retirar indivíduos de uma espécie vegetal ameaçada de extinção. Tendo como base Lei de Crimes Ambientais (Lei n. 9.605, de 1998), a conduta de Paulo é considerada irregular? Justifique sua resposta.
FONTE: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/l9605.htm. Acesso em: 2 out. 2019.
	Resposta Esperada:
*Sim. *Devido ao fato de que Pedro realizou a retirada da vegetação sem autorização pelo órgão ambiental. *Além disso, ao efetuar o crime num dia de feriado, constitui um agravante do crime ambiental cometido. *Cortar árvores em floresta considerada de preservação permanente, sem permissão da autoridade competente, resulta na pena de detenção, de um a três anos; multa; ou ambas as penas cumulativamente. *Outro agravante refere-se à retirada de espécies ameaçadas de extinção, pois, nesse caso, a pena é aumentada de um sexto a um terço, caso o crime ocorra, dentre algumas situações, contra espécies raras ou ameaçadas de extinção, ainda que a ameaça ocorra somente no local da infração.
Parte inferior do formulário

Mais conteúdos dessa disciplina