Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Desafio 2.1
Você é Gerente de Projeto de uma consultoria empresarial e um dos seus clientes possui a seguinte necessidade: melhorar o fluxo produtivo em uma das suas linhas de produção de brinquedos, pois este processo está com uma eficiência produtiva 45% menor em relação à média dos últimos 12 meses. E em sua equipe, você dispõe dos seguintes recursos: um Engenheiro de Produção, um Estagiário de Engenharia de Produção e um Estatístico. Você também dispõe de softwares para elaboração de layout, simuladores computacionais e de dados estatísticos. Em sua primeira reunião com a equipe, você apresentaria o problema. Como você elaboraria o fluxograma da resolução deste problema e quais seriam os recursos utilizados?
	Primeiro passo é identificar as atividades necessárias: mapeamento do processo atual (físico e informacional), leitura de documentos e dados e identificação das causas da baixa eficiência. Feito isso, deverá ser estabelecido o cronograma do projeto incluindo os recursos utilizados. O Engenheiro de Produção irá trabalhar no mapeamento, na leitura de dados e na identificação das causas; o Estagiário irá focar no mapeamento; o Estatístico irá analisar os documentos e dados; com o uso do software de dados estatísticos você irá gerir as atividades. Na sequência, deve-se, em conjunto com a equipe, estabelecer o processo futuro (propor melhorias).
· Elaboração do processo futuro - ideal, baseado, por exemplo, em layout, fluxos de materiais e de informações.
· Simular cenários no simulador computacional.
Depois, será necessário conduzir com a equipe a elaboração dos novos possíveis layouts, verificar as propostas e estabelecer os possíveis resultados a serem obtidos com os cenários e apresentar ao seu cliente, que poderá aceitar um dos cenários ou sugerir alterações. Com esse processo finalizado, será necessário elaborar o relatório final, que deverá ser entregue ao cliente oficializando a finalização do projeto.
Desafio 2.2
Ao matricular-se no curso de engenharia, você, imediatamente, deu início à corrida para seu desenvolvimento profissional. São muitos e variados os meios de você investir em sua carreira desde os primeiros tempos de estudo. Você poderá envolver-se em grupos de estudo, pesquisas, monitorias e trabalhos universitários, estágios profissionais, cursos complementares, entre outras atividades. Porém, você pode responder: é muito cedo, sei pouco ainda para iniciar um estágio, uma pesquisa, um grupo de estudo ou escolher cursos complementares. Ainda nem elaborei ou concluí meu plano de carreira. Como, então, vou identificar minhas áreas de interesse? Minha resposta para suas dúvidas: há como resolver isso! Proponho a você um caminho. Hoje, você deverá pesquisar eventos, congressos, feiras e revistas especializadas que tragam temas relacionados a sua área de formação. Enumere pelo menos três deles e descreva quais informações você considerou para selecioná-los e como acha que isso poderá contribuir para seu melhor entendimento do curso e direcionamento de seu desenvolvimento profissional. Foi dada a largada para seu planejamento de carreira!
	Há uma larga oferta anual de eventos técnicos com foco no mercado de engenharia e seus diversos segmentos. Cito aqui alguns deles:
1) FEICO N (Feira Internacional de Construção): É o maior evento de construção civil da
América Latina. Reúne mais de 2 mil marcas nacionais e internacionais com apresentação de lançamentos, produtos e novas tecnologias, além de promoção de seminários de grandes entidades e empresas que são referência, reunindo profissionais de renome nacional e internacional em apresentações técnicas, palestras, painéis de debates e estudos de casos. É de interesse para estudantes de engenharia civil e elétrica.
2) FIEEE (Feira Internacional da Indústria Eletroeletrônica): O maior e mais completo evento de elétrica, eletrônica, energia e automação da América Latina. Entre outras atrações, oferece seminários gratuitos na área de eletroeletrônica.
3) FEIMAFE (Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Sistemas Integrados de Manufatura): É a principal feira com foco em máquinas-ferramenta e controle de qualidade na América Latina. O evento reúne as principais empresas do setor. São mais de 1.400 marcas expondo seus produtos e serviços, garantindo a qualidade do evento
através da apresentação de tendências e novas tecnologias ao mercado. O evento gera uma grande interação entre empresas e profissionais que buscam desenvolver parcerias, conhecer novos produtos, tecnologias e atualização de conhecimento para aplicação direta em seus negócios. Isso permite tanto ao visitante quanto ao expositor a ampliação de sua rede de relacionamento e criação de ótimas oportunidades.
4) MEC SHOW (Feira da Metalmecânica, Energia e Automação): lançamentos,
inovações da indústria de bens de capital e capacitação profissional serão os temas em pauta da MEC SHOW. Realizada no Espírito Santo, um estado reconhecido nacionalmente como importante centro de desenvolvimento do setor metalmecânico, a feira reúne um público qualificado em busca do que há de mais moderno em novidades, networking e negócios com fornecedores e indústrias.

Mais conteúdos dessa disciplina