Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ao longo da Unidade, verificamos que Segundo Chiavenato (2003, p. 258), “a burocracia é uma forma de organização humana que se baseia na racionalidade, isto é, na adequação dos meios aos objetivos pretendidos, a fim de garantir a máxima eficiência possível ao alcance destes objetivos”. Na teoria da burocracia é reforçada a autoridade. Segundo Etzioni (apud WEBER 1965, p.17), autoridade significa a probabilidade de que um comando ou ordem específica seja obedecido. Esta autoridade se distingue nos diferentes tipos de sociedade”. 
Considerando essas informações e os conteúdos estudados, escolha uma organização formal – pública ou privada. Analise o grau de burocracia essa organização possui, diga como ela poderia melhorar seus processos, utilizando uma ou várias abordagens estudadas, não esqueça de exemplificar!  exemplos, caro estudante, podem ser retirados de notícias de jornais, revistas ou artigos	científicos.
Referência: 
CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações. Revisada e atualizada. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003. 
Resposta:
Caixa Econômica Federal (Organização Pública Federal). 
Na Caixa Econômica Federal, o nível de burocracia é elevado, e falo isso de experiência própria, pois sou cliente desde meus 20 anos de idade, e toda esta burocracia é devido em parte, à atividade econômica da empresa, que presta serviços bancários onde envolvem transações de milhões diariamente. 
Sempre que precisamos dos serviços deste banco, esbarramos em problemas relacionados a contas pessoais e serviços na área de habitação. Existe sim a burocracia (procedimentos excessivos), mas na verdade, a agência afirma que essa burocracia visa proteger seus clientes de golpes, evitando grandes transtornos e danos muitas vezes irreparáveis. 
A notícia citada a seguir é um exemplo dessa burocracia. Os clientes reclamaram de problemas com a app Caixa. 
Sara Baptista Do UOL, São Paulo 03/03/2021 
https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2021/03/03/clientes-reclamam-de-problemas-no-aplicativo-da-caixa.htm
Os clientes da Caixa Econômica Federal reclamam que o aplicativo do banco está instável há pelo menos três dias. 
Muitas pessoas usam a mídia social para registrar suas reclamações, algumas destas reclamações podemos encontrar no próprio Twiter, onde é relatado que o problema ocorreu imediatamente após tentar o acesso ao aplicativo. Nesse caso, a mensagem "Ops! Não consigo reconhecer seu nome de usuário e senha. Verifique se está tudo bem e tente novamente."
Outros terão dificuldade em tentar fazer transações mesmo que já estejam conectados ao aplicativo. Para eles, a mensagem é: "Não podemos atender a sua solicitação no momento. Tente novamente mais tarde.
Ainda há algumas pessoas que não receberam mensagens, mas não conseguem acessar os aplicativos que estão sempre carregados, e aqueles que bloqueiam usuários, além de problemas com seus leitores biométricos, estas pessoas são obrigadas a refazer o cadastro. 
Apesar do relatório do UOL, a Caixa Econômica Federal ainda informou que o serviço está operando normalmente. O consultor do banco afirmou: “Os serviços de internet banking podem ser usados tanto para acesso a computadores quanto para acesso móvel.” Isso mostra claramente que, nos últimos 160 anos, o governo da Caixa Econômica Federal não conseguiu acompanhar o ritmo de desenvolvimento tecnológico. 
A pandemia veio para nos mostrar que a instituição ainda tem muito espaço para se desenvolver e pode acompanhar o alto nível de qualidade das instituições privadas, que têm investido fortemente em tecnologia para prestar um atendimento mais humano aos seus clientes neste momento de fragilidade emocional e de difícil acesso físico a estas instituições. 
Como podemos ver, o processo de melhoria em uma instituição como a Caixa Econômica Federal tem que ser constante e sempre caminhando lado a lado com seus clientes e parceiros, tentando acompanhar as necessidades de uma grande maioria que investe e ainda confia que podem ser incluídos neste processo onde a parceria Empresa/Cliente deveria ser o principal pilar, evitando assim em grande parte uma “Burrocracia”, onde quem perde sempre será o lado mais fraco. Mas é claro e necessário dizer que muitas destas burocracias, estão implementadas para que se torne cada vez mais difícil para piratas da rede roubarem nossas senhas e contas.