Buscar

DIREITO AMBIENTAL Proteção a flora e a biodiversidade

Prévia do material em texto

DIREITO AMBIENTAL
	
		
	 
	
	
	
	 
	 
	 
	 
	
	
	
	
	
		Aluno: IVONEI CORREIA DA SILVA
	Matr.: 202008278945
	Disc.: DIREITO AMBIENTA 
	2021.1 (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		Sobre a lei que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), assinale a opção correta:
	
	
	
	Zona de amortecimento é o entorno de uma unidade de conservação, onde as atividades humanas estão sujeitas a normas e restrições específicas, com o propósito de minimizar os impactos negativos sobre a unidade
	
	
	Recuperação é a restituição de um ecossistema ou de uma população silvestre degradada o mais próximo possível da sua condição original;
	
	
	Na Estação Ecológica podem ser permitidas alterações dos ecossistemas no caso de medidas que visem a restauração de ecossistemas modificados, mas não no caso de coleta de componentes dos ecossistemas com finalidades científicas
	
	
	zona de amortecimento não é unidade de conservação.
	
	
	Restauração é a restituição de um ecossistema ou de uma população silvestre degradada a uma condição não degradada, que pode ser diferente de sua condição original;
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		2.
		As principais represas do sistema Cantareira, Jaguari e Jacareí, em São Paulo, têm a menor taxa de cobertura florestal em suas bacias de captação. A represa do sistema Cantareira, tem apenas 21,5% com cobertura de matas. Essa é uma área de mananciais, que precisa de florestas para garantir a infiltração da água até os lençóis freáticos. Não há, porém, um programa de larga escala para restaurar parte da mata que foi derrubada -começando pelos 60% de áreas que, por lei, são de preservação permanente e foram devastadas. Um dos maiores danos ambientais do presente e que compromete o futuro do Planeta, indubitavelmente, é a destruição das florestas. Ao estudarmos sobre a proteção legal de nossas Florestas identificamos diversas diretrizes e, dentre elas, a Lei 12.651, de 25 de maio de 2012 que dispõe sobre:
	
	
	
	O Sistema Nacional de Unidades de Conservação - SNUC.
	
	
	Os Sistemas de fiscalização sobre as diversas atividades que envolvem organismos modificados geneticamente, no Código Florestal.
	
	
	A Gestão de Florestas Públicas, institui o Serviço Florestal Brasileiro - SFB que cria o Fundo Nacional de Desenvolvimento Florestal - FNDF.
	
	
	A Proteção da Vegetação Nativa, no Código Florestal.
	
	
	A Utilização e proteção da vegetação nativa do Bioma Mata Atlântica.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		3.
		XIV EXAME DE ORDEM UNIFICADO A definição dos espaços territoriais especialmente protegidos é fundamental para a manutenção dos processos ecológicos. Sobre o instituto da Reserva Legal, de acordo com o Novo Código Florestal (Lei n. 12.651/2012), assinale a afirmativa correta.
	
	
	
	Incide apenas sobre imóveis rurais, e sua área deve ser mantida sem prejuízo da aplicação das normas sobre as Áreas de Preservação Permanente.
	
	
	Pode ser instituído em área rural ou urbana, desde que necessário à reabilitação dos processos ecológicos.
	
	
	Foi restringida, de acordo com a Lei n. 12.651/2012, às propriedades abrangidas por Unidades de Conservação.
	
	
	Pode ser instituído apenas em área urbana, desde que necessário à reabilitação dos processos ecológicos.
	
	
	Incide apenas sobre imóveis públicos, consistindo em área protegida para a preservação da estabilidade geológica e da biodiversidade.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Criada em 2006, a ARIE do Sítio Curió, Fortaleza-CE, tem o objetivo de preservar a diversidade biológica e o meio ambiente especialmente em áreas da Região Metropolitana, ainda dotadas de valiosa biodiversidade de flora e fauna. Conforme as definições previstas na Lei 9.985/2000: I- diversidade biológica é a variabilidade de organismos vivos de todas as origens, compreendendo, dentre outros, os ecossistemas terrestres, marinhos e outros ecossistemas aquáticos e os complexos ecológicos de que fazem parte; compreendendo ainda a diversidade dentro de espécies, entre espécies e de ecossistemasIIextrativismo é o sistema de exploração baseado na coleta e extração, de modo sustentável, de recursos naturais renováveis III- plano de manejo: documento técnico mediante o qual, com fundamento nos objetivos gerais de uma unidade de conservação, se estabelece o seu zoneamento e as normas que devem presidir o uso da área e o manejo dos recursos naturais, inclusive a implantação das estruturas físicas necessárias à gestão da unidadeIV- zona de amortecimento: o entorno de uma unidade de conservação, onde as atividades humanas estão sujeitas a normas e restrições específicas, com o propósito de minimizar os impactos negativos sobre a unidade. Marque a alternativa CORRETA
	
	
	
	Apenas as alternativas III e IV estão corretas
	
	
	Apenas as alternativas I e IV estão corretas
	
	
	Todas as alternativas estão corretas
	
	
	As alternativas II e III estão corretas;
	
	
	As alternativas I, II e III estão corretas
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		5.
		A respeito da legislação para proteção de fauna e flora no Direito Ambiental brasileiro, verifique a situação a seguir:
Eduardo possui uma fazenda localizada em área do bioma Mata Atlântica. Quer fazer um loteamento próximo a área urbana e ao orientar os tratores para preparo da área, Eduardo determina que seja retirada uma faixa de restinga, que é nativa, mas não denominada de floresta. Eduardo determina que seja retirada essa faixa apenas de um terreno com declive, mas não do entorno de um curso natural de água, para não correr o risco de sofrer multas e penalizações.
A respeito da situação ilustrada e com base nos conteúdos abordados em aula, assinale a alternativa correta:
 
	
	
	
	Eduardo está correto, pois determinou que não se retirasse a vegetação nativa do entorno do curso d¿água e não será penalizado.
 
	
	
	Eduardo está errado, pois quando há área de declive e entorno de cursos d¿água, deve-se priorizar esse último quando for necessário suprimir vegetação natural, de acordo com o novo código florestal.
 
	
	
	Eduardo está errado, pois a restinga é vegetação nativa e retirá-la de áreas de declive é crime ambiental, por serem estas áreas de preservação permanente, em razão de seu papel de mitigar risco de enchentes e deslizamentos, de acordo com o novo código florestal.
	
	
	Eduardo está correto, pois a restinga, ainda que seja uma formação vegetal natural, não se caracteriza por árvores de grande porte, não sendo, portanto, floresta, o que implica não ser aplicado o novo código florestal.
 
	
	
	Eduardo está errado, pois o novo código florestal não se aplica quando a ação se der por empreendimentos particulares de loteamento urbano.
 
	
Explicação:
O aluno deve ter compreendido o contexto do direito ambiental abordado em aula para responder a questão e verificar o conteúdo online da aula 6, além de utilizar seus conhecimentos gerais, o que aponta o trecho do enunciado e o que aborda a disciplina a respeito da questão ambiental. 
· Vegetação natural não é só floresta e toda vegetação natural é contemplada pela legislação do novo código florestal.
· Áreas de interesse por mitigar risco de deslizamento e enchentes também são caracterizadas como APP pela legislação brasileira.
· A legislação estabelece que qualquer APP não pode ser desmatada, sem prioridade de um tipo sobre os demais.
· A legislação brasileira se aplica para qualquer finalidade do empreendimento particular.· Embora o aluno possa não dominar a fundo a legislação, as alternativas apresentadas podem ser eliminadas pela compreensão do todo da norma.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		São Unidades de Conservação de Uso Sustentável, todas as alternativas, exceto:
	
	
	
	Reservas Particulares do patrimônio Natural.
	
	
	Reservas de desenvolvimento sustentável.
	
	
	Reservas extrativistas.
	
	
	Monumentos Naturais.
	
	
	Áreas de proteção ambiental.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		7.
		(CESPE - 2011 - TRF 5ª Região - Juiz Federal) Acerca da engenharia genética e de sua relação com o ambiente, assinale a opção correta.
	
	
	
	A comercialização de células-tronco embrionárias obtidas de embriões humanos produzidos por fertilização in vitro e não utilizados no respectivo procedimento só é possível mediante a obtenção de certificado de qualidade em biossegurança, emitido pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança, atendidas as condições estabelecidas na legislação pertinente.
	
	
	Estão sujeitos a controle legal a construção, o cultivo, a produção, a manipulação, o transporte, a transferência, a importação, a exportação, o armazenamento, a pesquisa, a comercialização, o consumo, a liberação no ambiente e o descarte de OGM e seus derivados.
	
	
	Atividades e projetos que envolvam OGMs e seus derivados somente podem ser desenvolvidos por pessoas físicas ou entidades de direito público ou privado que se dediquem à pesquisa científica, ao desenvolvimento tecnológico e à produção industrial.
	
	
	Em qualquer hipótese, são vedadas a liberação, a destruição ou o descarte, no ambiente, de OGM ou seus derivados.
	
	
	A lei que estabelece normas de segurança e mecanismos de fiscalização de atividades que envolvam OGM e seus derivados prevê o estabelecimento de sanções administrativas, mas não criminais, contra as ações ou omissões que as violem.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		De acordo com a Lei 9.985/00 que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza - SNUC, entende-se por conservação da natureza:
	
	
	
	conjunto de métodos, procedimentos e políticas que visem a proteção a longo prazo das espécies, habitats e ecossistemas, além da manutenção dos processos ecológicos, prevenindo a simplificação dos sistemas naturais.
	
	
	a atmosfera, as águas interiores, superficiais e subterrâneas, os estuários, o mar territorial, o solo, o subsolo, os elementos da biosfera, a fauna e a flora.
	
	
	a fauna, flora, procedimentos e políticas que busquem a proteção e preservação ambiental.
	
	
	espaço territorial e seus recursos ambientais, incluindo as águas jurisdicionais, com características naturais relevantes, legalmente instituído pelo Poder Público, com objetivos de conservação e limites definidos, sob regime especial de administração, ao qual se aplicam garantias adequadas de proteção.
	
	
	o manejo do uso humano da natureza, compreendendo a preservação, a manutenção, a utilização sustentável, a restauração e a recuperação do ambiente natural, para que possa produzir o maior benefício, em bases sustentáveis, às atuais gerações, mantendo seu potencial de satisfazer as necessidades e aspirações das gerações futuras, e garantindo a sobrevivência dos seres vivos em geral.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito

Mais conteúdos dessa disciplina