Buscar

Atividade N1 - FUNDAMENTOS DE ECONOMIA

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI
 
 
 
 
 
 
 
 
FUNDAMENTOS DE ECONOMIA
 
 
 
 
 
Nomes: João Victor Dorigon Valsani RA: 21116092
 Maria Cristina Souza RA: 21491386
Priscila Costa Dario RA: 20185442
 
São Paulo
 2021
Atividade N1
A escassez do petróleo mundial na década de 70 estimulou o desenvolvimento e pesquisas de um combustível alternativo de cana e de milho. A grande explosão de consumo ocorreu no Brasil devido à fertilidade do solo na produção de cana e o baixo custo do etanol com a ajuda e estímulos de isenção de impostos do governo federal.
O mercado passou a manipular a utilização do etanol com o petróleo, pois como o consumo do álcool é maior em relação a gasolina é necessário fazer uma relação dividindo o valor do álcool pelo valor da gasolina.
O mercado do etanol (distribuidoras e postos de combustível) se apega no preço da gasolina como referencial, pois sabem que podem aumentar a sua margem de ganho se balizando no preço da gasolina (uma commoditie que está cara, diante também da desvalorização do Real).
O mercado tem ciência de que o consumidor está “disposto” a pagar até 70% do preço da gasolina pelo etanol.
Portanto, os desdobramentos da crise ditarão o ritmo da produção das usinas no país. Se o preço da gasolina cair muito, usinas podem deixar de produzir o etanol hidratado (utilizado diretamente nas bombas dos postos) para priorizar o anidro (que é misturado à gasolina antes da venda). Ou, ainda, até mesmo elevar a produção de açúcar.
É válido ressaltar que, abril é o início da safra da cana-de-açúcar e o fato da duração da safra para o setor de etanol e açúcar ser menor que o período de abastecimento do mercado exige um bom planejamento e infraestrutura adequada para assegurar um estoque regulador que garanta a regularidade na oferta em consonância com o comportamento de mercado.
Logo é natural que nesse período se verifique uma flutuação nos preços, decorrente do custo de manutenção de estoques de passagem e da diminuição da oferta devido à não operação das usinas no centro-sul do Brasil. Os aumentos de preços, oferta apertada e/ou a escassez do produto não podem ser atribuídos, exclusivamente, à ocorrência da entressafra.
Os produtores de cana-de-açúcar podem optar em reduzir a produção do etanol hidratado por conta do tempo de duração da guerra do preço do Petróleo entre Arábia Saudita e Rússia, pois se a guerra durar um mês os impactos serão baixos, e perdurar por dois meses ou mais as consequências serão maiores, tendo em vista que haverá redução forte no preço da gasolina que forçará consequentemente a queda no preço do etanol.
Neste sentido, com a grande oferta de Etanol e a baixa procura causada pela queda do petróleo e o isolamento social por conta da pandemia do coronavírus, as usinas estão sendo obrigadas a baixarem seus preços para conseguirem vender seus estoques, essa foi a maior redução de preços dos últimos 3 anos, forçando uma baixa no preço de equilíbrio sendo bom para o consumidor e ruim para o setor.
No Brasil, conforme citado anteriormente observamos que ocorreu a queda no valor do petróleo e etanol durante o período de maio de 2020, devido a demanda ser baixa na ocasião, uma vez que muitas cidades passaram pela fase de restrição e muitas pessoas ficaram em casa, na época a oferta esteve maior do que a demanda, ocasionando desequilíbrio no mercado, consequentemente sobrou combustíveis nas refinarias e petroleiras abaixando o preço de venda para possível movimentação do estoque.
A redução no preço dos combustíveis abre espaço para a redução na inflação aumentando o crescimento econômico, contudo esse crescimento não ocorreu pelo fato de haver uma redução constante nos rendimentos da população, devido à redução de proventos ou desemprego involuntário.
Atualmente os preços dos combustíveis estão em alta, pois no caso de petróleo os seus preços são atrelados ao mercado internacional, ou seja, possui interferência na variação do dólar. E no caso do etanol, que possui maior produção no período de safra da cana-de-açúcar, o custo aumentou no início do ano, devido à maior produção de álcool em gel, além do açúcar que possui comercialização nacional e internacional. Visando a tendência no aumento dos combustíveis, o setor terá benefício maior em comparação com o consumidor, sendo contrário ao observado nas notícias que foram baseadas para discorrermos sobre o assunto.

Mais conteúdos dessa disciplina