Buscar

Introdução aos estudos Históricos 6 ano

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1º BIMESTRE
2021
	SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS
	
	ESCOLA ESTADUAL PRESIDENTE TANCREDO NEVES
	
	PLANO DE ESTUDO TUTORADO 01
	
	COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA - CORREÇÃO
	
	ANO ESCOLAR: 6º ANO
	
	NÚMERO DE AULAS CONTEMPLADAS POR ESTE PET:
	3ª SEMANA
	
	Atividades
Número 1 - Usando todas as informações que você acabou de ler, enumere as fontes classificando-as quanto ao tipo de fonte.
(1) – fonte oral (2) – fonte escrita (3) fonte material (4) fonte imaterial (5) fonte iconográfica.
( 2 ) Cartas, testamentos, obras de literatura, diários, registros de nascimentos, textos de jornais.. ( 1 ) Depoimentos, histórias transmitidas de geração em geração, ( 3 ) São todo tipo de objetos vestígios, ex: construções, instrumentos, utensílios e fósseis. ( 5 ) pinturas, gravuras, charges, desenhos, fotografias.. ( 4 ) sons, ideias, pensamentos, sonhos, músicas, festas, a cultura
 Número 2- 
“A diversidade dos [registros] históricos é quase infinita. Tudo o que o homem diz ou escreve, tudo o que constrói, tudo o que toca, pode e deve fornecer informações sobre eles.”
BLOCH, Marc. In: LE GOFF, Jacques. História e memória. Campinas: Editora da Unicamp, 1998, p. 104.
 O texto acima explica que praticamente tudo o que as pessoas fazem, dizem ou escrevem contém informações sobre elas e suas épocas, ajudando-nos a entender a sua história. Tudo isso interessa ao historiador, pois é com a interpretação desse material que ele escreve a História.
Agora é a sua vez! Sobre as fontes históricas, marque a alternativa incorreta: 
( ) São vestígios que permitem o historiador estudar e conhecer os fatos históricos. ( x ) As fontes orais (entrevistas, relatos etc.) não são válidas como fontes históricas; ( ) São registros deixados pelo homem ao longo da história da humanidade. ( ) Podemos classificar as fontes históricas em: orais, escritas, visuais e materiais.
 Número 3- Classifique as fontes históricas abaixo:
Carta de Pero Vaz de Caminha 
 Vovó contando histórias 
 De sua vida ao neto.
Fonte escrita 
 Fonte Oral
 
Estátua de buda Fotografia 
 
 
Fonte material Fonte visual ou iconográfica
	4ª SEMANA
	O que é história oral A história oral é uma metodologia de pesquisa que consiste em realizar entrevistas gravadas com pessoas que podem testemunhar sobre acontecimentos, conjunturas, instituições, modos de vida ou outros aspectos da história contemporânea. Começou a ser utilizada nos anos 1950, após a invenção do gravador, nos Estados Unidos, na Europa e no México, e desde então difundiu-se bastante. Ganhou também cada vez mais adeptos, ampliando-se o intercâmbio entre os que a praticam: historiadores, antropólogos, cientistas políticos, sociólogos, pedagogos, teóricos da literatura, psicólogos e outros. (...)
Atividades
Número 1- Que tecnologia impulsionou a história oral? Você sabe por quê?
A invenção do gravador – para servir como registro, realizar entrevistas gravadas com pessoas que podem testemunhar sobre acontecimentos, conjunturas, instituições, modos de vida
Número 2- Transcreva no espaço abaixo apenas a afirmativa correta em relação ao texto:
I. A história oral permite entender uma situação histórica sob o ponto de vista de pessoas que vivenciaram essa situação.
II. O conhecimento produzido pela metodologia de pesquisa da história oral não é confiável, pois os entrevistados podem mentir e o pesquisador nunca ficará sabendo.
A história oral permite entender uma situação histórica sob o ponto de vista de pessoas que vivenciaram essa situação.
Número 3- Leia o texto e responda faça a atividades a seguir:
Memória, tempo e fonte histórica. Colégio Pedro II – Campus Humaitá II – História – 6º ano/2020 Professora: Rosana Llopis 5 Hoje em dia há vários profissionais que se encarregam de preservar a memória das sociedades. Os museólogos, por exemplo, colaboram para preservar a chamada cultura material, conservando nos museus os mais variados objetos, como móveis, vestimentas, obras de arte, livros, peças de uso pessoal etc. Há também os que trabalham em arquivos, nos quais são guardados documentos de todo tipo e de várias épocas. Os historiadores trabalham, igualmente, com a preservação da memória da humanidade. Investigar e elaborar uma reflexão crítica sobre os testemunhos do passado e do presente: esse é o trabalho do historiador. Portanto, a história se diferencia da memória por ser uma reflexão sobre os registros preservados.
A memória compõe-se dos testemunhos preservados do passado de uma sociedade que permitem a reconstituição da sua história.
 A imagem abaixo representa uma forma de transmissão da memória.
As sociedades humanas sempre se preocuparam em relembrar e registrar os fatos importantes da vida de seu grupo para transmiti-los às gerações futuras. Você mesmo já deve ter presenciado situações em que seus pais, avós ou parentes contaram algum acontecimento importante do qual participaram. Você consegue se lembrar de alguma situação dessas? 
 
 
 Resposta pessoal
Avô contando para as crianças histórias de seu tempo.

Mais conteúdos dessa disciplina