Buscar

Surgimento da Biomedicina

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Profissão Biomédico
A profissão Biomédico, surge da exigência de indivíduos capacitados devido a uma necessidade social de acordo com a evolução da sociedade capitalista. Com a globalização o advento mais crescente de tecnologia para suprir uma demanda da sociedade e depois estes profissionais foram alterando suas características para suprir outras demandas.
A biomedicina completou mais de 50 anos com diversas mudanças, atualizações curriculares, e atualmente se fala em 32 habilitações possíveis, sempre com tendência dessas se ampliarem. Atualmente a profissão no diagnóstico, prevenção de doenças humanas e animais, porém a profissão não se iniciou nessa área, desde o surgimento do profissional sempre houve uma relação próxima com a medicina, biologia e farmácia.
Em 1950 na segunda reunião anual para o progresso da ciência, onde foi considerado o embrião para o surgimento do curso de Biomedicina, com Doutor Leal Prado, onde ele esboçou a necessidade de um novo profissional da saúde que deveria lecionar matérias básicas para os profissionais de formação na saúde, sendo estas medicina e odontologia e a realização de pesquisa básica de trabalho, pois havia muita dificuldade na contratação de docentes para os primeiros anos destes cursos. Com a ideia de se formar pesquisadores pincipalmente para as ciências básicas, onde profissionais que estavam se formando, mas não tinham interesse em desenvolver.
Em 1966 ficou estabelecido o curriculum bacharelado ciências biológicas modalidade médica, sendo o primeiro nome do curso de Biomedicina, foram definidas as atividades laboratoriais aplicadas a medicina coma a formação de profissionais com sólida base cientifica muito forte, porque a ideia era a formação de pesquisadores docentes, comportamento e espírito crítico capazes de operar equipamentos avançados de laboratório.
Em 1966 na Escola Paulista, surgiu o primeiro curso de biomedicina. Em 1975 surgiu o projeto de lei nº 1660, onde regulamentou a profissão de biomédico. A classe sofreu algumas restrições, mas basicamente não permitia que todo biomédico pudesse atuar com diagnóstico a não ser que tivesse cursando determinadas disciplinas.
Em 1979 na lei nº 6684, aletrado em 1983 na lei nº 7135, garantiram gradualmente os direitos dos profissionais biomédicos. Determinado na lei nº 6684/1979 o profissional biomédico pode realizar análises físico-químicos e microbiológicos para o saneamento e meio ambiente, realizar serviços de radiografia, mas não permitido a interpretação, hemoterapia e radiologia acompanhadas por médico habilitado, planejar e executar pesquisas cientificas.
A habilitação em análises clínicas ainda responde pela escolha da maioria dos profissionais, na qual as nossas referências históricas nos tornam cada vez mais respeitados no diagnóstico laboratorial. Em cidades com centros de pesquisas reconhecidos como a Fundação Osvaldo Cruz no Rio de Janeiro e o Instituto Butantã em São Paulo observamos que a especialidade de pesquisa/docência ainda é líder na escolha de atuação.

Mais conteúdos dessa disciplina