Buscar

Prévia do material em texto

ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA 
Atividade 1 – Referente às aulas 1, 2, 3 e 4
Disciplina: Climatologia
Profa. MSc. Danielle Cristine Pedruzzi
AULA 1: O SISTEMA CLIMA
1- Qual a diferença de meteorologia e de climatologia? Quais são as vertentes de cada uma delas?
Meteorologia: É a ciência que estuda o tempo, onde também estuda ás alterações físicas, químicas e dinâmicas da atmosfera.
Climatologia: É o estudo relacionado as condições estáticas da atmosfera, com base em dados meteorológicos iqual ou superior á 30 anos. 
2- Para estudo do clima pode-se analisar séries de dados meteorológicos, para tal devem ser consideradas as escalas temporais e espaciais, explique cada uma delas. 
Escalas espaciais: estão relacionadas com as mudanças climáticas de acordo com a localização e características de um determinado local. E são divididas em macroclima, mesoclima e microclima. 
Macroclima: determina o clima pertencente a um local de grande escala. Exemplo: oceanos, continentes. 
Mesoclima: é definida como o estudo do clima de uma determinada região, com características distintas, como as florestas e vales. 
Microclima: clima de um local pré-definido de pequena proporção, como por exemplo, uma rua.
Escalas temporais: a sucessão ecológica, a colonização sucessiva e contínua de um local por certas espécies, estudos a longo prazo. Divididas em: Escala geográfica, análise dos fenômenos desde a formação do planeta Terra, antes do surgimento da vida humana, é a escala que permite entender o desenvolvimento das esferas (litosfera, biosfera, hidrosfera e atmosfera). Escala histórica, analisada a partir dos primeiros apontamentos meteorológicos registrados pelo homem. Escala contemporânea, efetiva a análise do clima atualmente, podendo ser realizada a partir de dados meteorológicos de estações e locais diferentes. 
3- Explique as interações entre a atmosfera, hidrosfera, biosfera e litosfera e responda como essas relações podem alterar o clima de um local. 
atmosfera e biosfera: nestas ocorrem atividades antrópicas que contribuem para a alteração da atmosfera. 
Atmosfera e hidrosfera: O vapor da água condensa e precipita.
 Atmosfera e litosfera: vulcões liberam potenciais poluentes na atmosfera.
 hidrosfera e a litosfera: A água contribui para alteração física e química de rochas promovendo a sua dissolução e fragmentação. Hidrosfera e biosfera: Os seres vivos utilizam a hidrosfera para suas funções vitais.
Essas alterações podem alterar o clima pois liberam poluentes, aquecimento, e uma das alterações que ocorrem na atmosfera ocasionam o Efeito Estufa. O qual aquece o planeta Terra, pois devido a presença de gases efeito estufa, parte dos raios solares ficam retidos na atmosfera, mantendo o planeta aquecido.
AULA 2: FATORES E ELEMENTOS DO CLIMA
1- Defina o Tempo e o Clima e cite exemplos. 
Clima: é um conjunto ou sucessão dos tipos de tempo e seus elementos. Esses tempos são observados ao longo das estações do ano em um determinado local, durante um período de 30 anos. 
Tempo: corresponde ao estado atmosférico em um determinado local de forma momentânea. Assim, o tempo está propenso a diversas variações. Exemplo: Ao amanhecer pode estar frio, no período da tarde, pode estar quente, ocorrendo uma mudança de temperatura em um curto espaço de tempo. . Os elementos do tempo são: vento, umidade, chuva e temperatura. 
2- Qual a diferença entre os fatores e os elementos do clima?
 Podemos afirmar que os fatores climáticos são as condições que interferem diretamente nos elementos climáticos. Estes são, por exemplo, latitude, altitude, continentalidade, massas de ar, vegetação, correntes marítimas e até o relevo. Em contrapartida, os elementos climáticos são as grandezas atmosféricas, essas grandezas podem facilmente ser mensuradas. Podemos citar as seguintes: radiação, temperatura, pressão e umidade.
3- Cite e explique os principais elementos climáticos. 
Elementos Climáticos 
Pressão atmosférica: é o peso ou força exercidos pelo ar sobre a superfície, pois, o ar possui massa e, consequentemente, peso. A pressão atmosférica costuma ser medida em milibares (mb).
Umidade: é a quantidade de água em sua forma gasosa presente na atmosfera. Temos, assim a umidade absoluta (quantidade total de água na atmosfera) e a umidade relativa do ar (quantidade de água na atmosfera em relação ao total necessário para haver chuva)
4- Cite e explique os principais fatores climáticos. 
AULA 3: MASSAS DE AR E FRENTES
1- Como podemos definir as massas de ar? Como elas são formadas? 
2- Quais são os tipos de massas de ar? Cite as possíveis classificações de acordo com a localização geográfica e com as propriedades termodinâmicas?
3- Explique o que são as frentes e qual a definição de frente quente, fria, oclusa e estacionária. 
AULA 4: PRESSÃO E MOVIMENTOS ATMOSFÉRICOS
1- O que é pressão atmosférica? Explique a relação entre pressão, densidade, temperatura e altitude. 
2- O que são cartas isobáricas? Explique como são feitas as cartas isobáricas e o que são isóbaras. 
3- Cite e defina os instrumentos de medida de pressão atmosférica. 
4- Explique as células de circulação atmosféricas: Hadley, Ferrel e Polar.
5- Sobre os ventos responda:
a) Qual a diferença entre brisas marítimas, brisa vale montanha e moções?
b) Quais são os instrumentos que podem ser utilizados para medir o vento?
c) O que é a escala Beaufort?