Buscar

P I CANCER DE PROSTATA

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINOVAFAPI
CURSO DE BIOMEDICINA
Gabriel Aguiar Mendes, Marina de Araújo, Rodrigo Soares, Vinicius Luís Cantuário, Whelita Samara Silva de Sousa, Yuara Passos Negreiros.
COSNCIENTIZAÇÃO DO CANCÊR DE PRÓSTATA
TERESINA – PI
2020
Gabriel Aguiar Mendes, Marina de Araújo, Rodrigo Soares, Vinicius Luís Cantuário, Whelita Samara Silva de Sousa, Yuara Passos Negreiros.
CONSCIENTIZAÇÃO DO CANCÊR DE PRÓSTATA
Trabalho apresentado no curso de Biomedicina no Centro Universitário Uninovapi.
Orientador. Layana Rodrigues Chagas.
Coordenadora do grupo: Whelita Samara Silva de Sousa.
TERESINA – PI
2020
SUMÁRIO
Introdução............................................................................................................4
Justificativa..........................................................................................................5
Objetivos..............................................................................................................5
Metodologia.........................................................................................................6 
Impacto................................................................................................................6
Recursos........................................................................................................6 e 7
Cronograma.........................................................................................................7
Referências bibliográficas...............................................................................7 e 8
INTRODUÇÃO
	Câncer de próstata é um tumor que afeta a próstata, glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis. (BRAZIL,2013). A próstata se apresenta como a glândula do sistema reprodutor masculino que se encontra abaixo da bexiga, possuindo volume e aparência semelhante à uma castanha e é responsável por produzir o líquido seminal. Tem como função, o transporte dos espermatozoides, fornecendo-lhes mobilidade durante a ejaculação (GUYTON e HALL, 2006; TOFANI e VAZ, 2007). 
O câncer de próstata possui prognóstico variável: em alguns homens manifesta-se com alto grau de agressividade e letalidade, enquanto em outros cursa sem manifestações clínicas (BRITO; MORAIS, 2012). Entretanto, na maioria dos casos o CaP (câncer de próstata) apresenta progressão lenta, sendo necessários até quinze anos para que o tumor alcance 1cm3. Após esse período, o tumor tende a crescer mais rapidamente. (CAMPOS et al., 2011)
O diagnóstico e prevenção do câncer de próstata são feitos através do toque retal quando são analisadas as características gerais da próstata do homem, associado ao exame de PSA (Antígeno Prostático Específico) no sangue, em que serão verificados os níveis de glicoproteína originária da próstata, sendo um representante importante na identificação desse câncer. Se apresentar alteração, deverá ser realizada a biópsia para o diagnóstico do câncer de próstata (RIBEIRO et al., 2015).
No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos e considerando ambos os sexos, é o segundo tipo mais comum. A taxa de incidência é maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento. A estimativa de novos casos corresponde a um risco que se dá por 65.840 casos diagnosticados. (INCA, 2020)
A taxa de mortalidade foi de 15.576, equivalente a 13,3% de pessoas no ano de 2018, segundo o Instituto Nacional de Câncer. Esses números confirmam que o câncer de próstata é o mais frequente no Brasil, mas não tem mortalidade alta, quando comparado com outros tipos de câncer. (INCA, 2019) 
JUSTIFICATIVA
O Câncer de Próstata (CP) é a segunda doença mais frequente entre os homens no mundo, cuja incidência mundial no ano de 2012 foi de 1 milhão de casos. No Brasil, o câncer de próstata tem a mesma importância, com maiores índices nas regiões Sul e Sudeste, ficando atrás apenas de tumores não melanomas (BRASIL,2013).
O câncer de próstata é o mais frequente entre os homens, depois do câncer de pele. Embora seja uma doença comum, por medo ou por desconhecimento muitos homens preferem não conversar sobre esse assunto. (BRASIL,2013). O preconceito com exame de toque é a principal causa de morte por câncer de próstata. Por isso, é necessário reforçar os cuidados com a prevenção.
Tendo em vista tais fatos, essa doença requer maior conhecimento da população para a prevenção, aumentando assim a adesão de exames diagnósticos na população em risco e identificando os principais fatores associados à doença. Além disso, o fato de homens não quererem conversar sobre esse assunto, aumenta a importância sobre a conscientização da população masculina para os mesmos evitarem esse tipo de câncer. 
OBJETIVOS GERAL E ESPECÍFICO
Geral: conscientizar o público masculino sobre a necessidade do controle e prevenção do câncer de próstata. 
Específico:
· Apresentar medidas de prevenção sobre o câncer de próstata;
· Ressaltar a importância da conscientização desta neoplasia.
· Identificar se há conhecimento por parte dos homens sobre os fatores de risco.
METODOLOGIA
Trata-se de um estudo de revisão integrativa desenvolvido com a finalidade de reunir e sintetizar achados de estudos realizados, mediante diferentes metodologias, com o intuito de contribuir para o aprofundamento do conhecimento relativo ao tema investigado (Soares et al., 2014).
A pesquisa foi iniciada com a busca de artigos científicos, onde a mesma foi realizada no Google Acadêmico e Ministério da Saúde, disponibilizados em português, nos anos de 2009 em diante, cujos resultados privilegiassem aspectos relacionados ao câncer de próstata, seus dados epidemiológicos e a prevenção do mesmo. A coleta de dados foi realizada no período de abril e maio através da leitura dos artigos, retirando informações relevantes adicionando-as no texto com suas devidas referências. As palavras chaves utilizadas foram “câncer de próstata”, “prevenção” e “conscientização”.
É uma revisão bibliográfica, baseada nos dados retirados dos artigos científicos relacionados ao câncer de próstata. As informações contidas nos mesmos serão disponibilizadas por meio de um slide elaborado como forma de conscientização da população, onde estarão disponíveis dados epidemiológicos e sua prevenção. O seguinte trabalho tem como público alvo a população masculina, buscando conscientizar e controlar estes por meio de apresentações expostas. 
IMPACTO
	O câncer de próstata é uma neoplasia reconhecida como problema do homem de grande significância dentro da morbimortalidade masculina. Devido a isso, este trabalho espera apresentar resultados de conscientização e reconhecimento dessa doença destacando prevenções e sendo direcionada ao público masculino.
RECURSOS
	Esta pesquisa foi realizada de forma online, onde os materiais utilizados foram: computadores, celulares e internet sem fio (wifi). A pesquisa não obteve custos, pois como foi realizada totalmente online por meio de reuniões com o grupo, não houve gastos por nenhuma parte dos integrantes.
CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
	A coleta de dados foi realizada no período de abril e maio através da leitura dos artigos e sites do Ministério da Saúde, retirando informações relevantes adicionando-as no texto com suas devidas referências. 
	O processo de criação da literatura começou no período de maio, cerca de 2 semanas trabalhando em grupo online pela plataforma de comunicação Zoom. 
REFERÊNCIAS
1. AMORIM, V. M. S. L. et al. Fatores associados à realização dos exames de rastreamento para o câncer de próstata: um estudo de base populacional. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 27, n. 2, p. 347-356, 2011.
2. BRASIL. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Saúde Suplementar. Atlas Econômico financeiro da saúde suplementar. 2013, Rio de Janeiro. Disponível em: > https://saude.gov.br/saude-de-a-z/cancer-de-prostata < 
3. BRASIL.Ministério da Saúde. Instituto Nacional de Câncer. 2020, Rio de Janeiro. Disponível em: > https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-de-prostata <
4. BRASIL. Ministério da Saúde. Instituto Nacional de Câncer. 2019, Rio de Janeiro. Disponível em: > https://www.inca.gov.br/imprensa/medida-mais-eficaz-para-prevencao-de-cancer-no-homem-e-adocao-de-habitos-saudaveis <
5. BRITO, S. F. S.; MORAIS, Câncer de próstata: caracterização epidemiológica e riscos hereditários. Revista Eletrônica Acervo Saúde [online],v.4,n.1,p.247-257,2012.Disponível em:<http://acervosaud.dominiotemporario.com/doc/artigo_020.pdf>.
6. Gomes R, et al. A prevenção do câncer de próstata: uma revisão da literatura. Ciência & Saúde Coletiva. 2008; 13(1). Disponível em: > http://www.scielo.br/pdf/csc/v13n1/26.pdf. <
7. RIBEIRO, L. S.; LUBENOW, J. A. M.; SILVA, P. E.; CORREIA, A. A. Conhecimento de homens acerca da prevenção do câncer de próstata. Revista ciência da saúde Nova Esperança, v. 13, n. 2, p. 4-10, 2015.
8. Soares, C. B., Hoga, L. A., Peduzzi, M., Sangaleti, C., Yonekura ,T., & Silva, D. R. (2014). Integrative review: Concepts and methods used in Nursing. Revista da Escola de Enfermagem USP, 48(2), 335-345. doi:10.1590/S0080-6234201400002000020
9. Tonon T, Schoffen J. Câncer de próstata: uma revisão da literatura. Revista Saúde e Pesquias. 2009; 2(3). Disponível em: http://www.cesumar.br/pesquisa/periodicos/index.php/sa udpesq/article/viewFile/
3

Mais conteúdos dessa disciplina