Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ETINIA E RAÇA: Desafio
Aluna: Ibelgman Gomes Barbosa de Castro. Unidade de estudo 4.
Neste desafio, propomos a redação de um texto que reflita acerca da relação raça versus igualdade. Para tal, considere os seguintes pontos:
- a questão da construção biológica e social da raça;
- quais os possíveis efeitos que uma construção fechada pode ocasionar em relação ao tema do preconceito.
Biologicamente, o racismo não existe! Racismo é produzido pela sociedade e por onde ele passa, sai espalhando desigualdade entre raças e etnias. O racismo não é meramente um olhar diferente de uma pessoa sobre a outra. O racismo é cruel, é desumano e egocêntrico. A nossa sociedade já vem impregnada desse mal desde a sua colonização cruel e exploratória. 
A nossa história começou com pessoas desconsiderando outras pessoas como tal, simplesmente por julgá-las inferior ao seu caótico e soberbo grau de visão de humanidade, portanto, não podemos aceitar como natural ou inerente do ser humano, o racismo, sendo este uma construção social e não biológica. Ninguém nasce racista, preconceituosa. Se torna!
Quando entendemos que não nascemos racistas, que somos iguais, que somos seres igualmente dotados de pensamentos, sentimentos, desejos, dores, etc., o preconceito por si só se dissipa. Ao olhar dessa forma, podemos tomar caminhos diferentes, acolhendo e respeitando uns aos outros, cada um na sua singularidade e diferenças.