Buscar

Avaliação história Comteporanea I

Prévia do material em texto

Disciplina:
	História Contemporânea
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX 
	Prova:
	
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Estudar o século XX é estar disposto a se deparar com um século de conflitos armados e não armados em escala mundial, em que países procuravam se projetar em nível mundial como nações e impérios hegemônicos. Para tanto, procuravam liquidar qualquer ameaça ou concorrência que colocasse em risco esta audaciosa ambição. Com relação ao que consistia e às intenções destes países em praticar a política imperialista, analise as afirmativas a seguir:
I- As políticas imperialistas também significavam exercer influência cultural e ideológica sobre as demais sociedades do mundo, numa relação de imposição dos valores dos países "potência".
II- Pode-se dizer que o que mais interessava nesta disputa era obter fontes de matéria-prima e ampliar os mercados consumidores aos países que estavam empreendendo a Revolução Industrial e a modernização no interior de suas sociedades.
III- Os países Alemanha, França e Inglaterra podem ser indicados como os principais fomentadores desta política e, desde as últimas décadas do século XIX, vinham reunindo desavenças e desentendimentos.
IV- A política imperialista era exercida especialmente pelos países da Ásia, da América e da África sobre os países da Europa e da Norte da América.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 c)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a afirmativa III está correta.
	2.
	Uma das características fundamentais do fascismo está em sua desconfiança e intolerância com o outro, com aquele que difere. A violência como resposta à ameaça que se presume na diferença consiste em um traço básico do fascismo. Desta maneira, a alteridade individual e social apresenta-se como o objeto central do fascismo e trata de perseguir e exterminar fisicamente aqueles que são rotulados como diferentes. Quanto à negação da individualidade e das diferenças presentes no fascismo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O fascismo tem horror a condutas morais pensadas como contrárias à "alma nacional".
(    ) O fascismo visa à submissão de todos os indivíduos a um pensamento e conduta únicos.
(    ) O corporativismo fascista visava mitigar as diferenças e criar uma igualdade entre todos.
(    ) A diversidade étnica é vista como uma ameaça ao fascismo, que combate a pluralidade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	F - F - V - F.
	 d)
	F - V - F - V.
	3.
	A Primeira Guerra Mundial envolveu não só as grandes nações europeias, mas também as populações dos impérios coloniais dessas nações. O entendimento desse conflito só é possível quando volta-se o olhar para as disputas neocolonialistas que estavam se dando no período. Nesse sentido, o processo histórico que levou à Primeira Grande Guerra teve início com a industrialização e com a expansão do modo de produção capitalista. Quanto às causas que concorreram para a deflagração da Primeira Guerra Mundial, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O nacionalismo agiu como um fator que retardou o início do conflito.
	 b)
	O "revanchismo francês" teve um caráter exclusivamente ideológico.
	 c)
	O "pan-eslavismo" tinha um caráter pacifista e foi um dos componentes que retardou o início do conflito.
	 d)
	A disputa por matérias-primas e mercados está na raiz do conflito.
	4.
	A cada momento, os historiadores são lembrados de que a História pode se repetir se faltarem elementos para a compreensão do passado e sua correta interpretação. Hoje assistimos a movimentos extremistas de caráter fascista ou neonazista crescerem em diversas partes do mundo. É necessário, portanto, que o historiador possa esclarecer o que foi o fascismo e quais suas expressões. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O fascismo é um movimento que defendia tanto a individualidade como as diferenças étnicas e ideológicas.
	 b)
	O antissemitismo foi uma caraterística exclusiva do nazismo alemão.
	 c)
	O fascismo se destaca pelo seu racionalismo e negação de lideranças carismáticas.
	 d)
	No fascismo, o indivíduo é submetido de maneira total ao Estado.
	5.
	Mesmo depois de deposto o regime czarista, a Revolução Russa teve que enfrentar séria oposição. Somente ao final de uma guerra civil, na qual os revolucionários combateram tropas armadas por outros países, foi que a revolução se consolidou. Durante esse período, o governo revolucionário institui uma política econômica conhecida por "comunismo de guerra" que é substituída pela Nova Política Econômica (NEP). Quanto à economia russa durante a Guerra Civil e ao fim desta, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Com a NEP, as pequenas fábricas foram confiscadas dos antigos donos.
	 b)
	Durante a Guerra Civil, o trabalho compulsório nas fábricas foi adotado.
	 c)
	Com a NEP, os excedentes agrícolas passaram a ser confiscados pelo governo.
	 d)
	Durante a Guerra Civil, a economia priorizava as transações financeiras.
	6.
	A Primeira Guerra Mundial está muito ligada à dinâmica própria de unificação e expansão da Alemanha. Unificada em 1871, a Alemanha formou um bloco político e militar, tendo em vista barrar a expansão da Rússia em direção ao mediterrâneo, bem como a ação imperialista da França e da Inglaterra. A Segunda Guerra Mundial também está implicada diretamente com esse país europeu, tendo sido as sanções impostas à Alemanha uma de suas principais causas. Com relação à Alemanha e sua relação com as duas grandes guerras mundiais, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O bloqueio marítimo e a entrada dos EUA enfraqueceram a Alemanha, que acabou sendo responsabilizada pelo conflito.
	 b)
	O fato de a Alemanha ter conseguido preservar seus territórios coloniais ao fim da guerra favoreceu seu rearmamento.
	 c)
	A Alemanha investiu em uma marinha de guerra e se aliou à Inglaterra para defender seus interesse comerciais contra os EUA.
	 d)
	As ações imperialistas alemãs explicam-se em razão do lento desenvolvimento do capitalismo naquele país.
	7.
	Devemos buscar as causas da Primeira Guerra Mundial nas disputas imperialistas que estavam acontecendo naquele tempo. Nessa fase do capitalismo, as nações industrializadas procuravam inserir-se na dinâmica de trocas de matérias-primas e bens em nível internacional. O desenvolvimento capitalista dependia do domínio de zonas fornecedoras de matérias-primas e de um comércio internacional forte. Foram fatores relativos às características dessa fase do capitalismo, denominada imperialista, que deram as bases para a eclosão da Primeira Grande Guerra. Quanto a estes fatores, analise as afirmativas a seguir:
I- Nesse tempo, a produção manufatureira dependia de matérias-primas importadas.
II- Havia necessidade de assegurar mercados consumidores para os bens europeus.
III- A luta por territórios no período levou a uma corrida armamentista na Europa.
IV- O livre comércio e a ausência de regulação alfandegária são típicos dessa etapa.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 b)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	8.
	Com a morte de Lenin, duas visões se contrapunham com relação ao destino do Socialismo na Rússia: uma, defendida por Trotsky, pregava a revolução permanente, com a expansão da Revolução Russa por todo o continente europeu; a outra, vitoriosa, defendida por Stálin, visava à consolidação do socialismo na Rússia. A retórica de Stálin girava em torno de promessas de autossuficiência e prosperidade e visava garantir a construção do socialismo no berço da revolução. Com relação ao período stalinista, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Stálin, em 1924, como secretário-geraldo PC, abre o país para influência externa.
	 b)
	Stálin deu continuidade à NEP, incentivando a pequena propriedade no campo.
	 c)
	Stálin implementou os planos quinquenais, que visavam consolidar a agricultura.
	 d)
	Stálin instalou um regime totalitário e burocrático voltado para o desenvolvimento nacional.
	9.
	Essa revolução instaurou um novo regime econômico e uma de suas causas foi a existência de uma classe de proprietários parasitária aliada a uma monarquia hereditária. O regime que essa revolução derrubou tinha como sustentáculo ideológico uma religião oficial de Estado. O século passado foi profundamente marcado pelas consequências dessa revolução e ela instaurou um conflito que envolveu a totalidade do planeta. A que estamos nos referindo?
	 a)
	Revolução Francesa.
	 b)
	Revolução Russa.
	 c)
	Revolução Cubana.
	 d)
	Revolução Americana.
	10.
	A Primeira Guerra Mundial envolveu não só as grandes nações europeias, mas também as populações dos impérios coloniais dessas nações igualmente. O entendimento desse conflito só é possível quando voltamos nosso olhar para as disputas neocolonialistas que estavam se dando no período. Nesse sentido, o processo histórico que levou à Primeira Grande Guerra teve início com a industrialização e com a expansão do modo de produção capitalista. Quanto às causas que concorreram para a deflagração da Primeira Guerra Mundial, analise as afirmativas a seguir:
I- A disputa por matérias-primas e mercados está na raiz do conflito.
II- O "pan-eslavismo" tinha um caráter pacifista e foi um dos componentes que retardaram o início do conflito.
III- O "revanchismo francês" teve um caráter exclusivamente ideológico.
IV- O nacionalismo agiu na construção do sentimento de ódio ao inimigo estrangeiro contribuindo com início do conflito.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a afirmativa III está correta.
	 d)
	As afirmativas I e II estão corretas.
Parte inferior do formulário

Mais conteúdos dessa disciplina