Buscar

Análise Econômica Apol 1

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Análise Econômica
A Economia estuda como a sociedade administra os recursos escassos. Assim, o problema econômico fundamental se refere à escassez de recursos, mas existem outros aspectos econômicos estudados pela economia e definidos como princípios econômicos.
Fonte: TEBCHIARINI, F. R. Princípios de economia: micro e macro. Curitiba, Editora Intersaberes, 2012.
 
São considerados princípios econômicos, apenas as seguintes pressuposições:
Nota: 10.0
	
	A
	a) os trade-offs enfrentados pelas pessoas, a existência de custos ocultos, os incentivos a que as pessoas são influenciadas, a pressuposição de que os mercados são eficientes e a possibilidade de o governo melhorar o mercado em certas circunstâncias.
Você acertou!
A única alternativa correta é a letra a. Os princípios econômicos se referem a: trade-offs das pessoas e das empresas, custos ocultos ou custos de oportunidade, pessoas respondem a incentivos em relação aos preços dos bens, os mercados são, em geral, eficientes e a necessidade de atuação governamental em casos de externalidades ou poder de mercado em determinados setores que podem ser maléficos ao funcionamento dos mercados.
Nas demais alternativas, todas as informações estão completamente incorretas ou são absurdas do ponto de vista da teoria econômica, sem exceção. Pode-se citar, por exemplo, rendas ilimitadas, igualdade de preços em quaisquer situações, oferta de máquinas pelas famílias, os custos de produção são finitos e inexistentes, etc.
	
	B
	b) as pessoas possuem rendas ilimitadas, as pessoas são influenciadas apenas pelos governos, há a necessidade de um governo para produzir alimentos, os custos de oportunidade que é a definição de custo financeiro de produção de bens e as externalidades numéricas.
	
	C
	c) a existência de preços iguais em todos os mercados em quaisquer situações, a necessidade de concentração de renda para haver produção, os custos de produção são sempre finitos, o governo deve sempre definir os custos de oportunidade das pessoas e a oferta por máquinas das famílias.
	
	D
	d) a renda das famílias é sempre igualitária em todos os países em economias capitalistas, a produção deve ter custos infinitos, o mercado é sempre capaz de lidar com as externalidades negativas sem interferência do governo, a ilusão da existência de preços no mercado e a elasticidade do trade-off.
	
	E
	e) as inovações tecnológicas que diminuem a produtividade das empresas, os modelos econômicos que só analisam economias com recursos abundantes, as famílias que não participam das economias de mercado, o governo que sempre deve concentrar renda e os custos de produção são finitos e inexistentes.
Questão 2/10 - Análise Econômica
Com referência ao período de Governo Militar, estudado na Rota de aprendizagem da Aula 1, observe as sentenças abaixo:
I. O “Milagre Brasileiro” ocorrido entre 1968 a 1973, deu-se pelo crescimento exacerbado do PIB neste mesmo período.
II. A primeira Crise do Petróleo, em 1973, foi causada pelo aumento excessivo no preço do barril e pela dependência energética mundial.
III. O Proálcool (Programa Nacional do Álcool) foi criado em 1974 pelo governo do último Presidente militar, João Batista Figueiredo.
IV. A segunda Crise do Petróleo, em 1979, não ocorreu como pensado, sendo apenas um alarde por parte do oriente médio para valorização do mesmo.
Qual é a alternativa correta? 
Nota: 10.0
	
	A
	Apenas as alternativas I e II estão corretas.
Você acertou!
A partir de 1968 até 1973, o Brasil apresentou taxas de crescimento em seu PIB bem expressivas, trazendo a sensação de um “Milagre Econômico”. Um aumento excessivo no preço do barril de petróleo de US$ 2,59 em Outubro de 1973 para US$ 13,00 em média em 1974 (mais de 400% de aumento no preço), deu início à primeira crise mundial do petróleo. O Proálcool foi um programa implementado no governo Geisel em 1976, em busca de novas fontes de energia. A segunda crise do petróleo, em 1979, ocorreu pelo aumento do preço do petróleo pelo cartel da OPEP e pela redução da oferta do produto. Assim, temos como alternativas corretas I e II, opção a). ROTA 1
	
	B
	Apenas as alternativas III e IV estão corretas.
	
	C
	Apenas as alternativas I e IV estão corretas.
	
	D
	Apenas as alternativas II e III estão corretas.
	
	E
	Apenas a sentença IV está correta.
Questão 3/10 - Análise Econômica
A demanda é a quantidade de um bem ou um serviço que os consumidores desejam adquirir em um período determinado de tempo.
Fonte: TEBCHIARINI, F. R. Princípios de economia: micro e macro. Curitiba, Editora Intersaberes, 2012.
 
A partir do conceito de demanda, assinale as alternativas a seguir e, identifique os fatores que influenciam a demanda por parte dos consumidores e deslocam a curva de demanda:
 I. Fatores sazonais, como Dia das crianças e Dia das Mães.
II.Aumento dos salários reais.
III. Os lucros das empresas.
IV. As preferências dos consumidores.
 
São corretas as afirmativas:
Nota: 10.0
	
	A
	a) Afirmativas, I, II e III, apenas.
	
	B
	b) Afirmativas, II e III, apenas.
	
	C
	c) Afirmativas, I, II, III e IV, apenas.
	
	D
	d) Afirmativas, I, II e IV, apenas.
Você acertou!
As afirmativas I, II e IV são corretas por serem fatores que determinam a demanda, enquanto a afirmativa III se refere às empresas e, portanto, não afetam a demanda ou o deslocamento da curva de demanda.
Especificamente, a afirmativa I se refere aos fatores sazonais como datas festivas em que há aumento na demanda por determinados produtos. Como, por exemplo, o aumento de demanda por brinquedo nos períodos próximos ao dia das crianças ou por presentes femininos no mês de maio devido ao dia das mães.
A afirmativa II se refere ao aumento da renda real dos trabalhadores, ou seja, aumento da renda que desloca a curva de demanda para a direita. E, a afirmativa IV que é a base da teoria do Consumidor, as preferências. Cada consumidor tem uma preferência por determinados bens e pela quantidade de cada bem sendo, portanto, um fator que determina diretamente a demanda.
	
	E
	e) Todas as afirmativas.
Questão 4/10 - Análise Econômica
Com base na Teoria da Produção (teoria da firma), que foi estudado na Rota de aprendizagem da Aula 2, relacione as variáveis legendadas a seguir à frase que os representam e em seguida assinale a alternativa correta: 
PT - Produto Total
PMe - Produto Médio
PMg - Produto Marginal
 
(                    ) Considerando todo o efetivo de trabalhadores, cada um produz 5 unidades por dia.
(                    ) A cada novo funcionário contratado, percebemos um aumento significativo na produção.
(                    ) 30.000 refeições é o que minha indústria produz mensalmente com 300 funcionários.
(                    ) Dos vinte e cinco trabalhadores do setor de montagem, cada um produz 500 unidades por mês.
(                    ) Dadas as chuvas no último mês, só conseguimos produzir 330m2 de laje, 20 a menos que no mês passado.
Nota: 10.0
	
	A
	PT, PMe, PT, PMg, PMe.
	
	B
	PMe, PMe, PMg, PT, PMg.
	
	C
	PMe, PMg, PT, PMe, PT.
Você acertou!
O produto total (PT) é a quantidade que obtemos do produto final produzido. É a quantidade total produzida. O Produto médio (PMe) é a média produzida por cada fator avaliado (trabalhadores ou máquinas), resultado do total produzido pela quantidade de fatores. E o produto marginal (PMg) é a variação da quantidade produzida, resultado do aumento de um determinado fator produtivo. Assim, temos como alternativa correta a letra c). ROTA 2
	
	D
	PMg, PMe, PT, PMe, PT.
	
	E
	PMg, PT , PMe, PT, PMe,.
Questão 5/10 - Análise Econômica
Com relação às Estruturas de Mercado, analise as afirmativas das frases a seguir e assinale (V) para questões verdadeiras e (F) para questões falsas:
(      )  O mercado de um bem x que possui produtos de baixa elasticidade e dificuldade para o ingresso é o oligopólio.
(      )  Monopólio natural significa que as firmas são monopolistas devido a baixas economias de escala.
(      )  A existência de muitos vendedores e um só comprador é uma situação de monopólio.(      )  A estrutura de mercado onde as empresas são monopolistas é caracterizado com altos lucros, produtos inelásticos e domínio de mercado.
(      )  Fusão é uma prática ilícita que caracteriza o conluio entre vendedores.
Nota: 10.0
	
	A
	V, V, F, V, F
Você acertou!
Produtos com baixa elasticidade e dificuldade para o ingresso, são oligopólios; os monopólios naturais acontecem em regiões de baixa economia de escala; a existência de muitos vendedores e um só comprador, caracteriza-se uma situação de monopsônio; os monopólios puros, são caracterizados pelos altos lucros e domínio de mercado; fusão é a união de duas ou mais empresas, cartel é o conluio entre elas.
	
	B
	F, F, V, F, V.
	
	C
	F, V, V, V, F.
	
	D
	F, F, F, F, V.
	
	E
	V, V, V, V, V.
Questão 6/10 - Análise Econômica
Um dos modelos econômicos mais conhecidos na nossa economia brasileira contemporânea é o PSI, Processo de Substituição de Importações. 
Assim, assinale a alternativa correta que identifica os critérios desse modelo.
Nota: 10.0
	
	A
	Programa de incentivo ao aumento de mais de 100% da produção e exportação agrícola, principalmente o Café.
	
	B
	Política econômica de incentivo à produção em grande escala e incentivo às grandes indústrias.
Você acertou!
O modelo teórico de Getúlio Vargas (O Estado Novo, 1945) para alavancar o Brasil era de Substituição de Importações, ou seja, produzir para não importar. O programa inaugurou uma nova modalidade, diferente do modelo agroexportador tradicional. Tratava-se de uma política econômica de incentivo à produção em grande escala e incentivo às grandes indústrias. Assim, a alternativa correta é a b). Pág. 11 - rota 1
	
	C
	Processo de substituição de produção do café, excessiva após o Crash da Bolsa em 1929, em que provinha a estocagem maior por parte do governo, para auxílio ao exportador.
	
	D
	Política econômica que dava tratamento preferencial ao capital estrangeiro, financiando os gastos (públicos e privados) por empréstimos em banco público.
	
	E
	Política econômica não dava tratamento preferencial ao capital estrangeiro, financiando os gastos (públicos e privados) por empréstimos em banco privados.
Questão 7/10 - Análise Econômica
Considerando a lógica do mercado, influenciado pela teoria da demanda e teoria da oferta (coeteris paribus), estudados no material da Aula 2, relacione o conceito da Coluna 1 com sua causa apresentada na Coluna 2, assinalando a letra correspondente e em seguida assinale a alternativa correspondente:
 
	Coluna 1
 
1.(     ) Demanda.
2.(     ) Oferta.
3.(     ) Equilíbrio de Mercado.
4.(     ) Deslocamento da Curva de Oferta.
5.(     ) Deslocamento da Curva de Demanda.
	Coluna 2
 
(A)    Quanto menor o preço, menor a quantidade.
(B)    Quanto maior o preço, menor a quantidade.
(C)    Mudança no mercado de consumidores.
(D)    Aumento do número de concorrentes.
(E)    A quantidade demandada é igual a quantidade ofertada.
Nota: 10.0
	
	A
	A, B, E, C, D.
	
	B
	B, A, E, D, C.
Você acertou!
Os princípios de demanda e oferta compreendem a lógica de mercado, orientados pela causa e efeito dos mesmos. Assim, a alternativa correta é a letra B, com a sequência B, A, E, D, C. ROTA 2
	
	C
	C, D, E, B, A.
	
	D
	D, E, C, A, B.
	
	E
	A, B, C, D, E.
Questão 8/10 - Análise Econômica
Com relação ao “Plano de Metas”, visto na Rota de Aprendizagem da Aula 1, analise as afirmativas das frases a seguir e assinale (V) para questões verdadeiras e (F) para questões falsas:
 
(      )        O “Plano de Metas”, foi um ambicioso conjunto de objetivos setoriais, em prol da industrialização, intitulado “50 anos em 5”.
(      )        Uma das principais características era de prioridade à construção dos estágios no topo da pirâmide industrial. Indústria de base.
(      )        Valia-se pelas intenções de governos anteriores, ou seja, pela continuidade ao processo de substituição de importações. 
(      )        Era um plano voltado à metas de privatizações acima de tudo.
(      )        O Plano de Metas consistia na liberalização da economia e abertura dos mercados de importações.
Assinale a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	V, V, V, F, F.
Você acertou!
O Plano de Metas era um planejamento estatal (plano econômico que previa e objetivava o investimento econômico, social e de infraestrutura através de metas pré-estabelecidas) apresentado pelo governo Juscelino Kubitschek em 1956, ao qual ele o chamava de “50 anos em 5”. Era um esquema de política de desenvolvimento industrial, propondo um avanço vertical da economia, defendendo o nível de atividade econômica e elevando a taxa de crescimento. Suas características eram as seguintes: Ambicioso conjunto de objetivos setoriais, em prol da industrialização; prioridade à construção dos estágios no topo da pirâmide industrial; e, continuidade ao processo de substituição de importações.
Pág. 13 - ROTA 1
	
	B
	F, F, V, F, V.
	
	C
	F, V, V, V, F.
	
	D
	F, V, F, V, F.
	
	E
	V, V, V, V, V.
Questão 9/10 - Análise Econômica
Em muitos setores, os produtos são diferenciados entre si. Os consumidores enxergam a marca de cada empresa como algo distinto, diferenciando-se das outras marcas. A marca x de creme dental é considerada melhor que as marcas y, z e t para um grupo de consumidor, devido às características como aroma, consistência e reputação. Esta imagem da marca x melhor que a marca y para este grupo de consumidores se deve a relativa eficácia do creme dental x na prevenção de cáries e, portanto, alguns consumidores estariam dispostos a pagar mais por este produto.
Fonte: PINDYCK, R. S.; RUBINFELD, D. L. Microeconomia. São Paulo, Editora Prentice Hall, 5ª ed., 2002, 711 p. (adaptado, pg. 422)
 
O texto acima caracteriza um tipo específico de estrutura de mercado. De acordo com as características das estruturas dos diferentes mercados, o tipo citado no texto se refere a:
Nota: 10.0
	
	A
	Monopólio – porque a marca x é a única marca consumida pelos consumidores.
	
	B
	Concorrência perfeita – porque há poucas empresas de pasta de dente como a x, y, z e t, além de todas ofertarem produtos diferenciados.
	
	C
	Oligopólio – porque há diferenciação de produtos e há apenas uma única empresa no mercado de pasta de dente.
	
	D
	Concorrência monopolística – porque há várias empresas que vendem produtos diferenciados
Você acertou!
Apenas a afirmativa d está correta porque é a definição de concorrência monopolística.
As demais alternativas são incorretas. Em “a”, não existe apenas uma empresa no texto base e, portanto, não se caracteriza um monopólio. Em “b” a definição de concorrência perfeita é justamente o contrário do escrito nesta alternativa, pois há muitas empresas e produtos homogêneos.
Em “c”, a caracterização de um oligopólio é justamente o contrário do que foi escrito nesta alternativa, não é apenas uma empresa, esta definição é de um monopólio. E, por fim, a letra “e” está toda equivocada uma vez que no monopsônio há poucos compradores e, no caso do texto base, as empresas x, y, z e t são todas ofertantes de pasta de dente.
	
	E
	Monopsônio – porque há vários compradores de pasta de dente e, portanto, as empresas y, z e t apenas compram da empresa x.
Questão 10/10 - Análise Econômica
Dadas estruturas de concorrência, assinale a alternativa correta que caracteriza uma empresa oligopolista:
Nota: 10.0
	
	A
	Possuem baixos recursos disponíveis para pesquisa e desenvolvimento.
	
	B
	Embora possuam muitos vendedores, apenas poucos compradores participam do mercado.
	
	C
	São identificadas na nossa economia, por possuírem algum tipo de órgão independente regulador ou fiscalizador do mercado.
Você acertou!
Empresas oligopolistas são muito conhecidas no nosso mercado pela existência de um órgão regulador ou fiscalizador da atividade, como Anatel, Bacen, ANS, entre outros. Possuem muitos recursos para pesquisa e desenvolvimento, poucos vendedores e muitos compradores e não dominam o mercado, embora almejem isso ou até tentem com práticas ilícitas como o cartel.
	
	D
	Dominam o mercado em que atuam, controlandoprodução e preços.
	
	E
	Não possuem recursos para pesquisa e desenvolvimento.