Buscar

QUANTIDADE DE ÁGUA NO CORPO HUMANO E PROBLEMAS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

COLÉGIO FÁTIMA
MATEMÁTICA E QUÍMICA
QUANTIDADE DE ÁGUA NO CORPO HUMANO E PROBLEMAS DE SAÚDE
João Vítor Chaves
Turma 212
QUANTIDADE DE ÁGUA NO CORPO HUMANO E PROBLEMAS DE SAÚDE
Todos os seres vivos possuem água em seus corpos, mas há alguns que possuem essa substância em maior quantidade que outros. Nos seres humanos, a quantidade de água presente no organismo varia muito de pessoa para pessoa, e os fatores como idade, sexo e quantidade de gordura afetam diretamente esse valor.
Estima-se que a água em um adulto saudável do sexo masculino seja responsável por 60% de seu peso corporal. Já em mulheres, essa substância representa cerca de 50% a 55%. As mulheres, assim como pessoas obesas, possuem uma maior quantidade de tecido adiposo, o que reduz a quantidade de água no peso total.
Além da diferença de sexo e quantidade de gordura, a idade é um fator importante para determinar a quantidade de água no corpo. Crianças podem ter até 80% de seu peso constituído por água, enquanto pessoas idosas apresentam cerca de 40%. Percebe-se, portanto, que, com o avanço da idade, ocorre uma considerável redução dessa substância no organismo, além desses grupos serem mais vulneráveis à sua perda.
Toda a água presente no organismo está separada em dois compartimentos: o líquido intracelular e o extracelular. O líquido intracelular diz respeito à substância existente no interior de cada célula, enquanto o extracelular representa aquele que é encontrado fora das células. Estima-se que o líquido intracelular seja responsável por cerca de 40% do peso de uma pessoa, enquanto o extracelular represente 20%.
	ÓRGÃO	ÁGUA %
	Fígado	86
	Cérebro	85
	Pulmões	80
	Rins	80
	Coração	77
A água que compõe o organismo apresenta as mais variadas funções, sendo uma das mais importantes o favorecimento de um ambiente propício para a realização de reações químicas. Graças à sua capacidade de atuar como solvente, ela dissolve substâncias, como minerais, vitaminas e aminoácidos, deixando-as disponíveis para uso pela célula.
Esse valioso recurso também é responsável pelo transporte de oxigênio e nutrientes para todas as células do corpo, uma vez que é um dos principais componentes do plasma sanguíneo. Além do transporte de substâncias boas para as células, a água ajuda a eliminar substâncias resultantes dos processos metabólicos.
Podemos perceber, portanto, que a excreção também é uma das funções da água. A urina, por exemplo, é composta por cerca de 95% de água, sendo o restante formado por substâncias tóxicas e/ou que estão em excesso no organismo e que devem ser eliminadas. Além da excreção, a água participa de outros processos fisiológicos, como a digestão, absorção e respiração.
Devemos ingerir líquidos ao longo do dia, principalmente nos dias mais quentes, sempre um pouco por vez, para não ficar muitas horas sem se hidratar. No verão, por exemplo, quando perdemos muito líquido através do suor, devemos procurar ingerir a bebida de hora em hora, mesmo sem, necessariamente, sentirmos sede. A nutricionista Sara Bortoluz ensina como calcular a quantidade adequada de água para cada pessoa:
"Ter que beber água 8 vezes por dia é um mito. A quantidade de água que deve ser consumida no dia é individual. O cálculo feito é 35 ml de água multiplicado pelo peso corporal de cada um. Por exemplo: Uma pessoa de 45 kg deve tomar 1,5 litros de água por dia (o equivalente a 7 ou 8 copos) e uma pessoa de 80 kg deve tomar 2,8 litros de água por dia (aproximadamente 14 copos). Lembrando que a água não pode ser substituída por outros líquidos como chás, sucos, refrigerantes etc".
Existem casos em que esses valores variam, segundo a nutricionista Adriana Ávila: "No caso dos idosos esse valor varia de 20 a 30 ml por kg de peso de acordo com o grau de funcionamento dos rins. Essa quantidade poderá ser ampliada se a pessoa transpirar bastante ou tiver episódios de diarreia e/ou vômito, o que aumenta a perda de líquidos".
Por mais que seja tentador se fartar de água em meio a tanto calor, tomar líquidos em excesso todos os dias não só não adianta nada, como pode atrapalhar. Assim como ingerir quantidade de água abaixo do aconselhado é ruim, em demasia a hidratação pode causar um desequilíbrio eletrolítico (dos sais minerais) e causar efeito oposto - a desidratação - que traz uma série de incômodos que só pioram o mal-estar que sentimos com o calor do verão:
"A desidratação causa a sensação de fraqueza, cansaço, fadiga, a queda da pressão arterial, aumento de sede, elevação da frequência cardíaca, queda do desempenho, sensação de pernas pesadas, falta de fôlego, dores musculares e/ou falta de coordenação motora podendo provocar entorses", enumera a especialista.
:
Não é à toa que muita gente diz que água é vida. Essa é uma grande verdade, afinal, a água representa de 40% a 80% de todo o peso do nosso corpo. O ser humano consegue sobreviver sem água, no máximo, por quatro dias, em um período de clima quente. Se for em climas mais frios, esse tempo pode aumentar para sete dias, mas isso não acontece sem prejudicar significativamente as funções vitais do indivíduo.
Entenda o que acontece com o corpo humano quando não consumimos água:
A temperatura do corpo tende a aumentar
A transpiração e a eliminação dos líquidos por meio da urina são formas de o organismo eliminar impurezas e manter a temperatura ideal, de acordo com o clima externo. É por meio da hidratação constante que o corpo mantém a sua temperatura equilibrada.
As funções intestinais e renais ficam prejudicadas
Os líquidos são fundamentais para o bom funcionamento dos rins e dos intestinos. Pessoas que bebem pouca água, têm mais chances de ter constipações e até problemas renais graves. A falta de água também reduz o volume de sangue no organismo, o que pode afetar até o funcionamento do coração.
O corpo perde cerca de 2 litros de água
Sempre ouvimos a recomendação de que o ideal é beber cerca de dois litros de água por dia. Essa quantidade pode variar um pouco de pessoa para pessoa, mas essa conta não é aleatória. Dois litros é exatamente a quantidade de água que uma pessoa pode perder durante o dia, considerando as idas ao banheiro e também a transpiração natural. Por isso é tão importante fazer essa reposição e não ficar com preguiça de ir mais vezes ao banheiro.
A pessoa pode ter dores no corpo
A falta de água pode causar dores terríveis que podem levar o indivíduo a deixar de fazer as suas atividades normais e provocar muito mal estar em diversas áreas do corpo. Algumas das principais dores associadas ao problema são a dor de cabeça, a angina e as dores lombares. Por isso, quando começar a ter alguns desses sintomas, antes de verificar qualquer outra causa mais grave, observe se você esta consumindo as quantidades adequadas de água.
Tem o raciocínio prejudicado
Quando não tomamos água na quantidade adequada, as vistas e as funções cognitivas ficam seriamente prejudicadas. O cérebro, que tem cerca de 90% de seu volume composto por água, fica menos irrigado e prejudica atividades de concentração, leitura e raciocínio. Por isso, quando for fazer qualquer atividade que requeira uma atenção maior, lembre-se de encher sua garrafinha.
Corre mais riscos de ter uma série de doenças
Pressão alta, artrites, asma, colite, diabetes tipo II, colesterol e até alguns tipos de cânceres têm sua incidência relacionada com a má hidratação. É importante pensar que o ato de beber água é simples e está totalmente dentro do controle de qualquer indivíduo que consiga hidratar-se, sem depender de outras pessoas.
Por isso, esse hábito deve ser aprendido desde a infância para que o adulto consiga aproveitar de forma plena todos os benefícios que a água pode oferecer. Entre os idosos, esse hábito é ainda mais importante, pois esse público é ainda mais vulnerável a doenças e ficam mais suscetíveis à desidratação.
Convencido de que é preciso beber mais água ao longo do dia? Adote esse hábito e mantenha seu corpo saudável.
Bibliografia:
DOUGLAS, C. R. Tratado de fisiologia aplicada às ciências
da saúde. 6. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006. 
ERHNAM. Água fonte de vida, a importância da água no nosso organismo. Disponível em: http://www.erhnam.com/artigos/agua-fonte-vida. Acesso em 19 jun. 2014.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Mais conteúdos dessa disciplina