Buscar

Prévia do material em texto

TAREFA ATOL DAS ROCAS
Ceziana Alves costa de Araujo
1-O que é um atol?
São recifes biológicos de formato circular ou semicircular, situados longe da costa no oceano. Cercados em geral por águas de baixa produtividade biológica pode ser considerados verdadeiros oásis oceânicos.
2. Caracterize o Atol das Rocas (area, distancia da costa, diversidade, etc.)
 
Único atol existente no oceano atlântico sul, situado a 266km a nordeste de Natal (RN), sendo a primeira unidade de conservação marinha criada no brasil em 1979, o recife forma um anel com 3,5km de cumprimento e 2,5km de largura, os organismos formadores do atol as algas calcarias incrustantes são as principais formadoras do atol formando seu arcabouço o primário, no arcabouço secundário existem os moluscos, gastrópodes, vermitideos petaloconchus varians e drematomas irregulares, além de vermes poliquetos e conchas de outros moluscos, os corais stellata, F. gravida, M. hispida, agaricia agaricites, e porites sp, formam 10% da formação calcárea.
3. Qual a importancia de manter o Atol das Rocas como UC de proteção integral?
O ato, das rocas precisa ser mantido como unidade de conservação porque entre outras coisas continuará sendo preservado conservando a sua diversidade, e ainda como unidade de conservação o atol também contará com a alocação adequada de recursos para que as UC como o atol das rocas sejam geridas de forma eficaz e atendam aos seus objetivos.

Mais conteúdos dessa disciplina