Buscar

AP2 Clínica em Cardio

Prévia do material em texto

AP2 Clínica em Cardio
Nome: Emanuela Rocha dos Santos
Matrícula: 2017010270
1-) No que se refere à VNI (Ventilação Não Invasiva), assinale a alternativa correta:
a) É recomendada nos casos de edema agudo de pulmão com instabilidade hemodinâmica.
b) A agitação não interfere na administração da técnica.
c) A obstrução de vias aéreas superiores é considerada uma indicação.
d) A incapacidade de proteger as vias aéreas é considerada uma contraindicação.
e) Não é indicada no edema agudo de pulmão.
2.      Considere um paciente de 56 anos, tabagista há 38 anos, hospitalizado com diagnóstico de exacerbação da doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).
Analise as afirmativas abaixo quanto às condições clínicas do caso apresentado e as condutas fisioterapêuticas tomadas.
1- A incapacidade de prender a respiração e os fracos testes de função pulmonar realizados três meses anteriores a sua internação, demonstraram a sua pífia reserva respiratória e justificam a frequência de exacerbações agudas da DPOC do paciente.
2- A radiografia de tórax evidencia um diafragma achatado, e essa posição biomecânica ruim compromete a sua contração e contribui para o padrão respiratório paradoxal, observado na admissão do paciente.
3- O BiPAP foi utilizado durante e após o treinamento funcional, sendo que o mesmo possui evidências para uso nos dois momentos. O recurso facilitou o treinamento dos músculos inspiratórios, antes limitado pela dispneia e fadiga.
4- A condição da DPOC observada nos testes de função pulmonar realizados três meses anteriores a sua internação apresenta uma DPOC branda, já que a sua razão VEF1/CVF é de 38%.
5- Na avaliação fisioterapêutica, a gasometria com progressivas reduções na PaO2 e no pH e o aumento progressivo na PaCO2 ilustram a melhora da condição do paciente.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
a) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
b) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 5.
c) São corretas apenas as afirmativas 1, 4 e 5.
d) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
e) São corretas apenas as afirmativas 3, 4 e 5.
3.      Um paciente com 75 anos de idade, diabético e hipertenso, foi atendido como vítima de acidente carro x carro. Como consequência do acidente, sofreu fraturas na diáfise do fêmur e tíbia à esquerda, com extensa exposição de partes moles, fraturas nas costelas II a VI e traumatismo cranioencefálico. Foi atendido com rapidez pelo Corpo de Bombeiros e levado ao hospital, onde, após a fixação das fraturas, está sendo mantido sedado, sob ventilação mecânica por TOT. Acerca desse caso clínico, assinale a alternativa correta em relação à adequada assistência fisioterapêutica em terapia intensiva.
a) Durante o primeiro atendimento ao paciente, é fundamental a respectiva monitorização e realização da avaliação clínica geral, o que inclui goniometria, testes especiais, avaliação da sensibilidade e provas de função muscular.
b) A manutenção da FR deverá ser maior do que 20 irpm, para garantir uma oxigenação adequada ao paciente.
c) As variáveis que não são controladas pelo ventilador podem variar de acordo com as forças passivas e ativas aplicadas pelo paciente, independentemente do modo ventilatório.
d) Para evitar a instabilidade hemodinâmica, deve-se manter a PEEP sempre no limite máximo.
e) Em relação aos ajustes iniciais do equipamento, o volume corrente deverá ser sempre 20% do peso do paciente.
4.      Sobre Taquipneia e Dispneia, assinale a alternativa INCORRETA.
a) Taquipneia é definida pelo aumento da frequência respiratória, enquanto dispneia é caracterizada por um ruído adventício descontínuo e musical.
b) A dispneia deve ser classificada de acordo com a sua relação com as atividades da vida diária (subir ladeira, subir escada, tomar banho, trocar de roupa, colocar sapato, relações sexuais, entre outras).
c) Deve-se verificar a intensidade da dispneia ao longo do tempo, no mesmo paciente, avaliando-se a resposta ao tratamento estabelecido.
d) A dispneia aguda ou de instalação em curto espaço de tempo pode indicar crise de asma, embolia pulmonar ou pneumotórax.
e) A dispneia crônica ou com piora progressiva é característica da DPOC, de tumores centrais do trato respiratório, estenose traqueal, doenças do interstício pulmonar e fibrose pleural, além da insuficiência cardíaca.
5.      Julgue os itens seguintes, com relação à fisiologia do sistema respiratório. A diferença entre a pressão alveolar e a pressão pleural é denominada pressão transpulmonar, que constitui uma medida das forças elásticas pulmonares.
Certo ( x )
Errado (   )
6.      Leia o fragmento a seguir e assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.
“O edema pulmonar é o acúmulo ____________ de líquido no pulmão, essa condição patológica pode ser causada por uma ou mais anormalidades fisiológicas, mas o resultado consiste invariavelmente em uma ____________ transferência de gases. À medida que o líquido de edema se acumula, primeiro no interstício e em seguida nos alvéolos, a difusão dos gases, particularmente do oxigênio, diminui. O endotélio ____________ é muito mais permeável à água e aos solutos que o epitélio ____________, portanto, o líquido do edema acumula-se no interstício antes de se acumular nos alvéolos.”
a) intravascular / maior / capilar / alveolar
b) extravascular / menor / capilar / alveolar
c) extravascular / maior / alveolar / capilar
d) intravascular / menor / alveolar / capilar
7.      Doença respiratória caracterizada por apresentar episódios de crises com oclusão parcial ou completa do lúmen da via aérea, devido a um espasmo da musculatura brônquica, associado à inflamação da mucosa e produção aumentada de muco viscoso. O enunciado refere-se à
a) bronquite crônica;
b) enfisema pulmonar;
c) asma brônquica;
d) bronquiectasia;
8.      Após ação traumática sobre o tórax, decorrente de acidente automobilístico, o paciente foi encaminhado a Unidade de Pronto Atendimento com significativa dispneia e tosse seca. Ao exame clínico apresentou murmúrio vesicular diminuído em hemitórax esquerdo e timpanismo à percussão. A radiografia de tórax apresentou bordo lateral do pulmão esquerdo próximo à parede torácica, parênquima pulmonar esquerdo contraído e desvio do mediastino para o lado contralateral. Acerca do provável diagnóstico, assinale a alternativa correta.
a) Fibrotórax;
b) Tórax Instável;
c) Hemotórax;
d) Pneumotórax;

Mais conteúdos dessa disciplina