Buscar

Prévia do material em texto

FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ
HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA / PROFESSOR: FABIANO PEREIRA
MATRICULA: 20190406947-9 / NOITE
ALUNA: EDILEUSA CANDIDO RODRIGUES
· Defina os seguintes tópicos: Fecundação, Clivagem, Mórula, Blastócito, Zigoto, Nidação e HCG. 
Fecundação: Durante o ato sexual, trezentos milhões de espermatozoides entram dentro da vagina. Após esse fato, milhões deles pulam para fora ou morrem no canal (Ambiente ácido) da vagina. Em seguida, alguns espermatozoides conseguem sobreviver com a proteção de alguns fluidos que os cercam. Assim, eles passam para o colo do útero onde uma abertura se abre por alguns dias, no período de ovulação da mulher. Assim, eles atravessam pelo muco cervical onde conseguem chegar no útero. Já dentro do útero, o espermatozoide continua sua viagem em direção ao ovulo que é o seu propósito. 
Algumas de nossas células imunológicas podem ser identificadas como invasões no nosso organismo, e acabam destruindo milhares de espermatozoides, e a outra metade que não é destruída por nossas células de defesas, continuam sua corrida para a tumba que contém o ovulo. Agora apenas alguns sobrevivem dentro da tumba.... Durante essa parte da viagem, algumas substancias do sistema reprodutor causa mudanças numa membrana que envolve a cabeça do espermatozoide. Como resultado disso, o espermatozoide se torna imperativo, nadando com mais intensidade e rapidez, quando ele finalmente alcança o ovulo dos 300 milhões. 
Nesse meio tempo dentro do óvulo, o material masculino se espalha, criando o pró núcleo masculino, que são os vinte e três cromossomos, e o material genético feminino, despertado pelo pró núcleo, termina a segunda etapa da sua divisão (que também possui vinte e três cromossomos). Enquanto os pró núcleos se formam, os mesmos vão se juntando, sendo que nesse momento os dois pares de cromossomos se encontram e se unem, completando o processo de fertilização. 
Clivagem: É o desenvolvimento de um organismo multicelular. Através de uma série de divisões mitóticas, onde o grande volume de citoplasma do embrião, é dividido em numerosas e pequenas células nucleadas, chamadas de blastômeros. O zigoto é dividido incialmente ao meio, depois em quatro oitavos, assim por diante. Essa divisão sem crescimento do volume citoplasmático ocorre pela ausência das fases G1 e G2 da interface. 
Existem dois tipos de processos de clivagem. A Clivagem total e a Clivagem Parcial, que possuem subtipos de clivagem entre elas, sendo a radical, espiral, rotacional e superficial. O tipo de clivagem está diretamente ligado a distribuição de vitelo no ovo. Sendo alguns tipos o isolécito, centrocito e telolécito. 
Mórula: A mórula é o primeiro estágio da embriogênese de alguns tipos de zigotos. É a célula resultante da união do gameta feminino e masculino, processo que ocorre logo após a fertilização. 
Blastócito: O Blastócito é a etapa do desenvolvimento embrionário que ocorre logo após a fecundação. O zigoto sofre sucessivas divisões mitóticas, formando um aglomerado de células (Mórula). Por sua vez, esta forma a estrutura de blastócito que se caracteriza pela formação de uma caixa liquida (Blastócito) entre os blastômeros. 
Zigoto: É a célula diploide resultante da união dos núcleos de duas células mutualmente compatíveis. É o produto da reprodução sexuada. No caso especifico do ser humano, um zigoto possui vinte e três pares de cromossomos. O zigoto é a primeira célula do novo ser humano, passando por divisões celulares logo depois (mitose). 
Nidação: A nidação é um pequeno fluxo de sangue que ocorre fora do período menstrual da mulher. É um processo de implantação do ovulo fecundado na parede do endométrio, sendo um dos estágios do início da gravidez, podendo resultar em sangramento fora do período menstrual. 
HCG: A gonadotrofina coriônica humana (HCG) é uma glicoproteína hormonal produzida pelas células trofoblásticas sinciciais nos líquidos maternos. No início da gravidez, as concentrações de HCG no soro e na urina da mulher aumentam rapidamente, sendo um bom marcador para testes de gravidez. Esse hormônio é responsável por provocar os sintomas de enjoo e vomito, conhecidos e sofridos nos primeiros meses de gestação.

Mais conteúdos dessa disciplina