Buscar

Prévia do material em texto

Caso Clínico
HEPATOPATIAS
Metodologia SNAPPS
S
 W.S.P
Altura: 1,80m
Peso: 111 kg
Idade: 28 anos
Sexo: masculino
IMC: 34,25 kg/m²
Diagnosticado com Esteatose Hepática Grau I 
Apresentou alterações nos exames de rotina
Assintomático
	Exames Bioquímicos 		
	Glicose 	89,00	Ref.: 70 a 99mg/dl
	Hemoglobina glicada	4,9%	Ref.: 4 a 5,6%
	Colesterol Total	162,0 mg/dl	Ref.: < 190 mg/dl
	VCM	95,79 mg/dl	Ref.: até 93 mg/dl
	Triglicérides 	188 mg/dl	Ref.: < 150 mg
TGO/AST: 39,70 U/L Ref: Até 37 U/L
HDL 56,0 mg/dL Ref: 40 mg/dL
TGP/ALT: 61,6 U/L Ref: Até 42 U/L
Ácido úrico 7,66 mg/dL Ref: Até 7,2 mg/dL
N
	Avaliação Antropométrica	
	IMC: 34,25 kg/m²
	Obesidade grau I
Excesso de peso 
Elevado consumo de bebidas com alto teor alcóolico 
Elevado acúmulo de gordura dentro dos hepatócitos
Diminuição da absorção de vitamina B12 e B9 (possível causa da alteração do VCM)
Intervalos prolongados entre as refeições 
Maior propensão a escolha de alimentos mais calórico como forma compensatória 
A
Redução do peso, com dieta hipocalórica, evitando alimentos com elevadas taxas de calorias de acordo com dados disponíveis, deve ser, em princípio, de cinco a 10% do peso inicial.
A suplementação de antioxidantes como carotenóides, vitamina E e vitamina C podem ajudar na redução do estresse oxidativo, que quando elevado aumenta a progressão da doença no órgão.
TERAPIA
NUTRICIONAL
1º TERAPIA
2º TERAPIA
3º TERAPIA
Deve-se eliminar o consumo de bebidas alcoólicas, pois quando o consumo das mesmas é elevado os subprodutos formados a partir da degradação do etanol, acabam se concentrando no fígado formando toxinas para as células hepáticas, podendo levar a alterações nas funções do órgão ou até mesmo na falência do mesmo
P
 2
 1
 3
Mesmo não considerados alcoólatras por que está cada vez mais frequente casos de jovens com complicações hepáticas como a esteatose ? E até que ponto é considerado beber socialmente?
É recomendado a restrição do consumo de bebida alcoólicas em hepatopatas. Até que ponto a substituição de cerveja por cervejas não alcoólicas podem interferir no paciente? Pode desencadear um estímulo ao consumo de bebidas alcoólicas novamente?
Até que ponto as estratégias das políticas regulatórias do álcool procuram influenciar o comportamento do indivíduo para uma diminuição do consumo do mesmo conscientizando-os das séries de danos a saúde?
P
Com base nas alterações dos exames bioquímicos apresentados pelo paciente, fica evidenciado a relação da ingestão de bebidas alcoólicas com sua condição de esteatose hepática grau I. 
A esteatose hepática em estágios leves ou moderados podem ser estabilizadas ou até reduzidas caso o paciente siga todas as recomendações médicas necessárias. A ausência do tratamento pode ocasionar um quadro de cirrose. 
A conduta mais indicada está em priorizar a eliminação de consumo bebidas alcoólicas, visando estabilizar o quadro do paciente, pois quando o estágio já está avançado o transplante de fígado pode ser necessário.
S
A partir da análise do caso, dentre as possibilidade de terapias nutricionais, notou-se que uma dieta baseada na suplementação de antioxidantes pode trazer benefícios a condição do paciente, por isso tem-se a necessidade de um estudo mais aprofundado sobre o assunto, para que saibamos com mais propriedades a relação dos antioxidantes para essa redução do estresse oxidativo.

Mais conteúdos dessa disciplina