Buscar

História da Sociologia - Avaliação II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	História da Sociologia (SOC01)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual FLEX ( Cod.:651377) ( peso.:1,50)
	Prova:
	23942235
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Desenvolvendo a Teoria do Agir Comunicativo, as ações do sujeito social foram classificadas por Jürgen Habermas sob quatro categorias: ações comunicativas, normativas, dramatúrgicas e teleológicas. Utilizando como base estas categorias, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As ações comunicativas ocorrem quando os sujeitos buscam se comunicar, sem que haja interferência de um terceiro sujeito na comunicação pretendida.
(    ) As ações normativas ocorrem quando o sujeito sobrepõe aos seus desejos individuais as normas do grupo social, agindo conforme os valores compartilhados.
(    ) As ações dramatúrgicas ocorrem quando o sujeito é falso em suas atitudes, buscando realizar um teatro e utilizar o outro da forma que melhor lhe convém.
(    ) As ações teleológicas buscam auxiliar o sujeito a cumprir uma estratégia que o leve a atingir um determinado fim, utilizando outros sujeitos como meios.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	V - V - V - F.
	2.
	O desenvolvimento do conceito de Indústria Cultural é creditado aos teóricos da Escola de Frankfurt, especialmente, Max Horkheimer e Theodor Adorno. Na reflexão desses autores, a noção de Indústria Cultural trazia consigo uma crítica ao mundo moderno e ao capitalismo. A respeito da noção de Indústria Cultural em Horkheimer e Adorno, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Para Horkheimer e Adorno, os produtos gerados pela Indústria Cultural estavam direcionados às grandes massas de espectadores, cujo objetivo era desenvolver o senso crítico da população em geral.
	 b)
	O conceito de indústria cultural se refere ao conjunto de indústrias que comercializam produtos culturais e artísticos, cujo princípio era tornar a própria cultura um tipo de mercadoria capitalista com a finalidade de gerar lucros.
	 c)
	Através do conceito de Indústria Cultural, Horkheimer e Adorno pretendiam demonstrar que o capitalismo estava se humanizando, permitindo maior tempo livre para que os trabalhadores consumissem produtos culturais.
	 d)
	Para Horkheimer e Adorno, a Indústria Cultural se apresentava como uma solução para a crise do capitalismo, estimulando novos mercados, acessando novos consumidores e estimulando o senso crítico das pessoas.
	3.
	Jürgen Habermas é considerado herdeiro intelectual da Escola de Frankfurt, e construiu a Teoria do Agir Comunicativo. A Escola de Frankfurt desenvolveu um pensamento crítico acerca da sociedade alemã, bem como análises dos grupos sociais como um todo. A Teoria do Agir Comunicativo indica a classificação social em dois mundos: mundo da vida e mundo sistêmico. Acerca desta teoria, analise as sentenças a seguir:
I- O mundo da vida é formado pelas famílias e esferas de acesso público.
II- O mundo sistêmico é formado pelas empresas e órgãos do Estado.
III- O mundo sistêmico é formado pelos sistemas culturais da sociedade.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença III está correta.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	4.
	Pierre Bourdieu teve uma vida muito ativa na produção de conhecimentos relacionados, não apenas ao campo da sociologia, mas sua obra é interdisciplinar, pois produziu obras no campo da Filosofia, Antropologia, entre outras. Alguns elementos de seus pensamentos marcaram profundamente os estudos posteriores e suas obras se tornaram referência para importantes pesquisas no Brasil. Sobre o pensamento e de Bourdieu, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O pensamento de Bourdieu expressa de maneira inegável sua defesa pela fenomenologia de Bertrand Russel.
(    ) O conceito de habitus, estabelecido por Bourdieu, é uma tentativa de solucionar a contradição entre subjetivismo e objetivismo.
(    ) Bourdieu rejeita o reducionismo estruturalista, pois este negava as práticas dos agentes e afirmava o determinismo das estruturas.
(    ) O principal conceito desenvolvido por Bourdieu foi o de superestrutura, adotada posteriormente por Norbert Elias.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	F - F - V - F.
	 d)
	F - V - V - F.
	5.
	A Sociologia teve origem na Europa, aparecendo no final do século XIX em países como França e Alemanha. Todavia, no início do século XX, a Sociologia foi difundida para outros países, como é o caso dos Estados Unidos (EUA), quando foi introduzida nas universidades americanas. Um nome de destaque da sociologia norte-americana da primeira metade do século XX foi Talcott Parsons, responsável por uma extensa produção sociológica. Dentre os interesses de Parsons, encontramos a teoria dos Sistemas Sociais. Acerca da reflexão de Parsons sobre os Sistemas Sociais, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A Teoria dos Sistemas de Parsons trazia consigo uma contundente crítica ao mundo moderno e ao capitalismo, tendo inspiração marxista.
	 b)
	Para Parsons, a sociologia deveria indagar-se teórica e metodologicamente sobre o sentido das ações sociais dos indivíduos.
	 c)
	A Teoria dos Sistemas Sociais era interessada em investigar e corrigir as patologias sociais, verificando se estas tinham origem na mente do indivíduo.
	 d)
	A Teoria dos Sistemas de Parsons estava estruturada em torno de três elementos: personalidade, cultura e sociedade.
	6.
	Os sociólogos de uma escola sociológica norte-americana, criada no fim do século XIX, de certo modo atuavam como se fossem "médicos sociais". Por que motivo podemos afirmar sua existência como "médicos sociais"?
	 a)
	Porque seu objeto de pesquisa (os problemas sociais) era considerado como uma doença social, ou patologia.
	 b)
	Eram médicos por terem o departamento de sociologia junto ao de medicina.
	 c)
	Pois, ao terminarem o doutoramento, faziam questão de serem chamados de doutor.
	 d)
	Para ter maior caráter científico, preferiam ser chamados de médicos sociais.
	7.
	A escola sociológica de Chicago perdeu gradativamente seu brilho em decorrência dos avanços ocorridos nas pesquisas da Universidade de Colúmbia, que direcionou seus estudos para novos temas que eram de interesse da sociedade norte-americana naquele momento. A principal temática de estudos da Universidade de Colúmbia consistia em:
	 a)
	Compreender os movimentos feministas que estavam ganhando força em decorrência das obras de Simone de Beauvoir.
	 b)
	Analisar o problema relacionado ao aumento da criminalidade nas grandes metrópolis, como era o caso de Nova York e Los Angeles.
	 c)
	Estudar os temas relacionados à industrialização e ao desaparecimento das pequenas comunidades tradicionais, que eram questões que preocupavam a sociedade norte-americana.
	 d)
	Avaliar o impacto das leis antirracismo que estavam sendo votadas pelos políticos norte-americanos.
	8.
	A escola sociológica de Chicago é uma das mais famosas porque ali se desenvolveram as primeiras pesquisas no campo da sociologia, e a formação de pesquisadores interessados em discutir as questões sociais ligadas à sociedade americana. Essas pesquisas se concentraram basicamente no estudo dos fenômenos sociais encontrados nas áreas urbanas e isso culminou com o surgimento da sociologia urban. Sobre a sociologia norte-americana, é correto afirmar que ela é profundamente:
	 a)
	Dominada por sociólogos marxistas que pregavam a revolução socialista em solo americano, desprezando os ideias constitucionais.
	 b)
	Marcada pela perspectiva empirista responsável por definir um caráter pragmático aos trabalhos americanos.
	 c)
	Voltada para os problemas que ocorriam nos países socialistas e sua preocupaçãoprincipal era com a União Soviética.
	 d)
	Influenciada pelo positivismo de Comte ao ponto de todos os trabalhos produzidos no campo da sociologia carregar os ideais positivistas.
	9.
	A escola de Chicago foi muito importante para o desenvolvimento das pesquisas sociológicas. Uma das áreas de grande relevância foi a sociologia urbana, estudando os fenômenos urbanos e de urbanização. Para tal empreendimento, foi predominante um determinado tipo de pesquisa. Qual foi essa pesquisa característica da escola de Chicago?
	 a)
	Pesquisa bibliográfica.
	 b)
	Pesquisa qualitativa.
	 c)
	Pesquisa quantitativa.
	 d)
	Pesquisa empírica.
	10.
	A França é uma das melhores amigas das ciências humanas, com atenção especial à sociologia e antropologia. O desenvolvimento da sociologia na França foi marcado por estudos multidisciplinares, ou seja, que consideram todos os campos do saber, evitando barreiras disciplinares em suas realizações. Sobre a sociologia francesa, temos dois nomes de singular importância e influência. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o sociólogo que trabalhará com o conceito de civilização:
	 a)
	Emile Durkheim.
	 b)
	Norbert Elias.
	 c)
	Claude Fischler.
	 d)
	Pierre Bourdieu.
Prova finalizada com 9 acertos e 1 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Mais conteúdos dessa disciplina