Buscar

Prévia do material em texto

Projeto 
DiArt
Quinta Cultural
Música, Dança, Teatro, Aprendizagem e Desenvolvimento
Uruará – PA
2020
Título: DiArt - QUINTA- CULTURAL: Música, Dança, Teatro, Aprendizagem e Desenvolvimento.
Entidade Responsável: SEMED 
Entidade Parceira: AFACAV
Efetivação do Projeto: Escolas Da Rede Púbica Municipal De Uruará
Autora do projeto: Erilene Metzger de Sousa
Público alvo: será trabalhado com os alunos do 1o ao 9o ano das escolas da rede municipal encontram na zona urbana de Uruará.
Duração: durante todo o ano de 2019
Justificativa:
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação n. 9.394/96 inclui a arte como disciplina obrigatória na educação básica. “O ensino da arte constituirá componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos” (art. 26, § 2o) (BRASIL, 1997, p. 25).
O projeto DiArt - QUINTA- CULTURAL; Música, Dança, Teatro, aprendizagem e desenvolvimento, foi constituído a partir de três eixos centrais. Entretanto participarão juntamente Redação e Língua Portuguesa.
Atividades de Dança foram planejadas pela disciplina de Artes, e terá como principais metas o domínio do corpo, desenvolvimento e aprimoramento de possibilidades de movimentação, descoberta de novos espaços, novas formas, superação de limites, enfrentamento de novos desafios quantos aos aspectos motores, sociais, afetivos e cognitivos, responsabilidade, criatividade e cooperação. O teatro foi desenvolvido como estratégia para o ensino de conteúdo específicos de Redação, mostrando-se motivador para os alunos e possibilitando a troca de ideias, a participação, a crítica e a criação. A Música foi desenvolvida como estratégia para o ensino de conteúdo específicos de Língua Portuguesa, com a construção de parodias e como inspiração para produção de poemas e poesias, assim a criação dos alunos. Os processos vivenciados e os resultados indicam-nos a necessidade de que vivências com a música, a dança e com o teatro sejam oferecidas em escolas, como estratégias para favorecer o desenvolvimento cognitivo, inclusive de conteúdo específicos, afetivo e social de alunos.
Portanto o presente projeto visa promover a integração entre alunos do ensino Fundamental das diversas escolas da Rede Pública Municipal de Uruará; Além de estabelecer metodologias diferenciada e pratica para construção dos conhecimentos específicos artes visuais, dança, música e teatro, integralizando esse conhecimento de forma interdisciplinar com a Redação e Língua Portuguesa. E, através do mesmo incentivar a produção escrita e a leitura oral, de forma livre e criativa, pois a mesma ainda é uma das maiores dificuldades encontradas no processo ensino aprendizagem dentro das escolas.
Com esse projeto diferenciado queremos encerrar valorizando a poesia, 
 cultura e a diversidade da Musica Dança no Brasil. Além de reproduzir um musical tradicional, para conquistar não só o público infantil, mas as famílias pertencentes a comunidade escolar.
Objetivo geral:
Proporcionar aos educando do ensino fundamental a experiência de trabalho em grupo, promovendo vivências na criação de Parodias, poesias, jograis, coreografias, apresentação teatrais e Musicais.
Objetivo Especifico:
Propiciar aos alunos conhecimento de vários ritmos e tipos de dança e música. 
Propiciar a construção da interpretação oral, gestual e facial, utilizados na dramaturgia.
 Aprender a escutar, ler, compreender, interpretar, declamar e produzir poemas, poesias, jograis e parodias; 
Estimular os alunos a criar coreografias. 
Favorecer o desenvolvimento da criatividade, sensibilidade e imaginação
Facilitar aos alunos meios para produzirem um musical, confeccionando cenários e indumentárias.
Promover a integralização professor/aluno, aluno/conhecimento, aluno/aluno e aluno/comunidade
Promover o a integralização da comunidade nas atividades educativas da escola, valorizando mais as atividades desenvolvidas pela comunidade educativa. Além de promover arte e Cultura social gratuita.
Metodologia:
Recursos: 
Referencial 
ARRUDA, Jaqueline/ Roseli VENTRELLA. Projeto educação para o séc. XXI. São Paulo: Moderna, 2002.
AMARAL, Aracy A. Arte para quê?A preocupação social na arte brasileira. 3. ed. São Paulo: Studio Nobel,2003

Mais conteúdos dessa disciplina