Buscar

Prévia do material em texto

SURREALISMO
HELIOMAR BARROS - 201608037711
MARINETE OVIDIO - 20160156084
THAUINI RAMOS - 201603407991
O QUE FOI O SURREALISMO?
O Surrealismo foi um importante movimento artístico, de vanguarda surgido no pós-guerra com o Manifesto Surrealista de André Breton em 1924. Considera-se a arte do inconsciente, do sentimento e da subjetividade. Artistas de diferentes nacionalidades passaram a produzir, principalmente na França, uma arte que rompia com a lógica e trabalhava a partir do inconsciente humano.
Os estudos de Sigmund Freud sobre sonhos e inconsciente em 1900, deram base para as criações surrealistas, já que as obras exploravam fatos e imagens ocultas na mente dos artistas.
Assim, as artes plásticas e a literatura eram vistas como um meio de expressar a fusão dos sonhos e da realidade em um tipo de realidade absoluta, uma SURREALIDADE.
CARACTERÍSTICAS
Livre associação e automatismo psíquico: a proposta é exprimir o funcionamento da mente em sua totalidade, o que inclui a desracionalização da produção artística, sem preocupar-se com a moralidade, verossimilhança ou recepção estética;
Escrita automática e experimental, desenhos às cegas, busca por procedimentos de composição artística que escapem do controle racional;
Análise dos sonhos e experimentação de diversos estados de consciência, como a produção artística entre o sonho e a vigília ou sob efeito de álcool e alucinógenos;
Liberdade e espontaneidade criativas e valorização do processo imaginativo;
Valorização do acaso e do inesperado;
Composições em grupos, como escrita a quatro (ou mais) mãos e quadros pintados no escuro por diversos artistas, para que não pudessem ver o que os outros estavam desenhando;
Intervenções de estranhamento: representação de objetos aparentemente sem relação entre si e em lugares aos quais não pertencem;
Técnicas de colagem: poesias feitas com palavras recortadas de jornais e revistas, misturadas a imagens e ideias do inconsciente.
PRINCIPAIS ARTISTAS E OBRAS DO SURREALISMO
Em 1925, o pintor alemão Max Ernst (1891-1976) - antes dadaísta - inventou a técnica frottage, palavra que em francês significa "friccionar".
 Nesse método, o artista fricciona o lápis (ou outro material) em um papel sobre uma superfície texturizada. Assim, imagens surgiam e eram usadas como apareciam, ou serviam como base para um novo desenho.
O pintor espanhol Joan Miró (1893-1983), em sua obra "Carnaval do Arlequim“ (1924-25), cruzou a fronteira entre a observação do "modelo externo" e símbolos que fluíam do subconsciente Embora baseado em desenhos feitos em estado de alucinação, sua composição é altamente organizada através da intervenção do controle consciente. Um artista que sofreu certa influência de Miró foi o norte-americano Jackson Pollock (1912-56).
Nascido na Espanha, o pintor Salvador Dalí(1904-1989) tornou-se um membro oficial do grupo surrealista e deu a ele um novo ímpeto com seu método de atividade paranoica. Ele certamente é o artista mais lembrado quando se fala de surrealismo. Dalí interessava-se por condições mentais anormais e, em particular, por alucinações. Suas estranhas imagens eram retratadas de modo que se assemelhavam à fotografia em cores.
SALVADOR DALÍ
JOAN MIRÓ
MAX ERNST
A Persistência da Memória (1931), Salvador Dalí.
Harlequin’s Carnival (1924-1925), Juan Miró
A Roda da Luz (1925), obra de Max Ernst utilizando a técnica frottage