Buscar

ATIVADADE DE PSICOLOGIA - ODONTOLOGIA terceiro semestre

Prévia do material em texto

ATIVADADE DE PSICOLOGIA - ODONTOLOGIA
RESPONDA AS SEGUINTES QUESTÕES:
QUESTÃO 1. ESTUDO DA PERCEPÇÃO TEM COMO PRINCIPAL OBJETIVO ESTUDAR:
A) A DETECÇÃO DE ESTÍMULOS
B) O DESENVOLVIMENTO DE ILUSÕES
C) A INTERPRETAÇÃO DE ESTÍMULOS
D) A DISCRIMINAÇÃO DE ESTÍMULOS
E) A GENERALIZAÇÃO DE ESTÍMULOS
2. CONSIDERE A AFIRMATIVA ABAIXO E IDENTIFIQUE SE A MESMA É FALSA OU VERDADEIRA. JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA.
“ A SENSAÇÃO GERALMENTE SE REFERE AO PROCESSO DE DETECTAR E TRADUZIR A INFORMAÇÃO SENSORIAL BRUTA, ENQUANTO A PERCEPÇÃO SE REFERE AO PROCESSO DE SELECIONAR, ORGANIZAR E INTERPRETAR OS DADOS SENSORIAIS, TRANSFORMANDO-OS EM REPRESENTAÇÕES MENTAIS ÚTEIS DO MUNDO. ”
verdadeira. apesar de estarem interligaadas a sensação e a percepção são coisas distintas, pois a sensação é basicamente uma reação fisiológica, onde os estímulos chegam ao neurõnio e provocam a reação, já a percepção é o julgamento dado pela pessoa com base nas informações dadas pelas sensações, é a interpretação e a organizaçaõ dessa informação recebida e é influenciada tanto pela parte fisiológica quanto a parte psicológica e pode sser alterada de acordo com aspectos culturais e sociais.
3. DISCORRA SOBRE O PROCESSAMENTO SENSORIAL.
O processamento sensorial refere-se à nossa capacidade de captar informações através dos nossos sentidos (tato, movimento, olfato, paladar, visão e audição), organizar e interpretar essas informações e dar uma resposta significativa. Para a maioria das pessoas, esse processo é automático. Nós ouvimos alguém falando conosco, nossos cérebros recebem essa informação e a reconhecem como uma voz falando em um tom normal, e nós respondemos apropriadamente.
4. COMPARE O LIMIAR ABSOLUTO DO LIMIAR DIFERENCIAL.
Limiar absoluto: a intensidade mínima de energia para um estímulo ser detectado e provocar uma sensação. Quanto maior o limiar absoluto, menor a sensibilidade. Valores próximos ao limiar absoluto ora são percebidos e ora não.
Limiar diferencial (ou Diferença Apenas Perceptível): é o quanto dois estímulos precisam se diferir entre si para que sejam discriminados e provoquem sensações diferentes em 50% das tentativas. Utiliza-se um estímulo padrão e outras variáveis a serem comparadas em termos de maior ou menor, mais ou menos intenso.
5. O QUE É ADAPTAÇÃO SENSORIAL. DÊ EXEMPLOS 
É a redução de nossa sensibilidade para estímulos que não se modificam.
A adaptação ocorre após uma exposição constante a um estímulo, nossas células nervosas passam a disparar com menos frequência. Esse declínio evidente da sensibilidade a estímulos sensoriais deve-se à incapacidade dos receptores dos nervos sensoriais de disparar mensagens para o cérebro indefinitivamente. Uma vez que essas células receptoras são mais responsivas a mudanças na estimulação, a estimulação constante não é eficaz na produção de uma reação sustentada.Um exemplo disso é quando vestimos uma roupa confortável, quando passa um tempo voce nem percebe mais que está vestido e a pupila que se dilata de acordo com a luminosidade.

Mais conteúdos dessa disciplina